fbpx

Você notou que a robótica está presente cada vez mais no nosso dia a dia? Seja na montagem de carros 🚗 ou na obtenção de diagnósticos e realização de cirurgias médicas, por exemplo, as máquinas já desempenham várias funções na sociedade. 😮

Ao olharmos para a realidade, podemos perceber que tanto elas quanto seres humanos devem trabalhar lado a lado, em favor da qualidade de vida de todos.

Ao longo das décadas, esse tipo de tecnologia ganhou destaque no mercado de trabalho, sendo essencial conhecê-lo e estar preparado para o futuro que nos aguarda. Por isso, este post vai ajudar a entender o que é robótica e o quão importante ela é nos dias de hoje. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 👇

O que é robótica?

A robótica é uma ciência cujo objetivo é desenvolver e aprimorar tecnologias presentes em computadores, sistemas, softwares e robôs com a utilização de circuitos integrados que coordenam partes automáticas e mecânicas. 🔧

O conceito surgiu em meados do século XX, porém tornou-se popular somente em 1950 com o lançamento do livro “Eu, Robô”, do autor de ficção científica Isaac Asimov — a obra afomentou várias discussões sobre a relação entre homens e máquinas!

A partir da Primeira Revolução Industrial, equipamentos e robôs foram desenvolvidos para aumentar a produtividade das empresas. Logo, as transformações não pararam de acontecer, aprimorando a cada dia a qualidade dos mais diversos produtos.

Quais são as tendências da robótica?

Até aqui você pôde aprender o que é robótica. Agora vai descobrir quais são os principais setores beneficiados por essa tecnologia. Confira! 👇

Indústria

As indústrias oferecem alguns riscos para a saúde humana, afinal todo descuido dos funcionários pode provocar acidentes, assim como paralisações da linha de produção e, em casos mais graves, a perda de vidas humanas.

Ainda é válido destacar que muitas funções são extremamente repetitivas. Em vista disso, se um trabalhador for escalado para executá-las, existe uma grande possibilidade de ele ficar estressado e desmotivado. Inclusive, pode ocorrer o aparecimento de lesões e outros problemas de saúde devido aos movimentos continuados de determinadas tarefas.

Assim sendo, é fundamental aplicar práticas que aumentem a segurança de todos, sendo a robótica uma delas! Tanto o emprego de máquinas quanto de robôs possibilitou o desenvolvimento de técnicas mais eficientes e rápidas, tendo em vista que os robôs são programados para agir por mais tempo, sem alterar a qualidade da produção.

Medicina

Você sabia que a cirurgia robótica já é uma realidade em vários hospitais do mundo 🏥? Muitas doenças têm sido tratadas com processos que provocam menos dores e traumas aos pacientes, devido ao uso de sistemas de automação.

A utilização dessa tecnologia promove ainda as intervenções cirúrgicas feitas a distância, uma vez que os procedimentos são bem precisos e não correm o risco de falharem por conta de erros humanos.

Fisioterapia

Por falar em saúde, a robótica também se destaca por ser extremamente eficiente na reabilitação de pacientes que sofreram lesões medulares ou foram vítimas de acidente vascular encefálico. Além disso, portadores de patologias, como esclerose múltipla e paralisia cerebral, também foram beneficiados com a utilização da terapia robótica, mostrando grande evolução em tratamentos clínicos.

Tecnologia espacial

Outro setor que tem feito bom uso da robótica é a tecnologia espacial 🚀. Desde meados da década de 80, o “braço robótico” vem mostrando recursos ainda mais avançados, tais quais os robôs programados para executar várias atividades de exploração e inspeção no espaço. 😀

Automobilismo

A indústria automobilística busca melhorar seu rendimento e processos produtivos, com a finalidade de ganhar mais competitividade no mercado global. Sendo assim, a robótica passou a fazer parte da rotina das linhas de montagem desse tipo de mercado.

As novas fábricas implementadas por montadoras recém-chegadas ao Brasil ou mesmo pelas já renomadas empresas automobilísticas são a prova dos avanços em automação industrial. A robótica está presente nas mais diversas fases da produção de automóveis 🚗, sobretudo nas linhas de soldagem e pintura.

Automação residencial

Você já pensou na possibilidade de controlar todos os dispositivos da sua casa a partir de ferramentas do seu telefone celular 📱? Então, saiba que a automação em residência pode possibilitar que esse sonho vire realidade e, consequentemente, ganhe destaque no mercado atual.

Com o aprimoramento de novas técnicas é possível desenvolver sistemas integrados que monitoram as lâmpadas dos cômodos, os equipamentos eletrônicos e até os sistemas de irrigação do jardim de uma casa 🏠, por exemplo!

O projeto de uma moradia contemporânea exige profissionais capacitados, que saibam fazer bom uso da criatividade com o objetivo de criar um ambiente sustentável e agradável. O trabalho pode ser otimizado com a utilização de novas tecnologias e, ainda, ser possível aumentar a acessibilidade e tornar uma residência inclusiva para pessoas debilitadas em algum grau.

O planejamento multidisciplinar de um projeto requer a presença de profissionais familiarizados com a robótica e com outras questões da automação residencial.

A robótica pode gerar novas vagas de emprego?

Se pensarmos que, há menos de 2 séculos, a maioria das pessoas precisava fazer o próprio plantio para se alimentar, passamos a compreender melhor os efeitos da tecnologia no mercado, não é mesmo?

Logo, com o aparecimento da produção em série, o número de empregos aumentou de maneira considerável nas fábricas com a introdução de robôs para a realização de funções mais pesadas, podendo liberar os profissionais para focarem em outras atividades.

Por exemplo, no setor de engenharia, a computação e a automação industrial vêm conquistando cada vez mais espaço, uma vez que é preciso novos engenheiros capazes de organizar os processos do mesmo modo que deve otimizar a função dos robôs 🤖. Em se tratando dos cargos técnicos, o número de empregos para a manutenção desses equipamentos tende a continuar se expandindo.

A expetativa 📊 é que as atividades repetitivas deixem de ser responsabilidade direta dos seres humanos e passem a ser assumidas pelos robôs. Esses, por sua vez, começam a gerar uma demanda por outros trabalhos que geralmente são menos desgastantes tanto fisicamente quanto intelectualmente.

Podemos dizer ainda que a tecnologia não afeta a economia de maneira negativa, tendo em vista que ela aumenta a produção, assim como a qualidade de produtos e serviços. Cabe aos administradores a função de fazer investimentos em recursos obtidos pelo esforço humano e na capacidade de melhorar a qualidade e a margem de lucro nas empresas.

Além da garantia de lucros para as instituições, essa ação mantém o poder de compra dos consumidores, a fim de assegurar o giro da economia.

Ao longo desse conteúdo foi possível entender que a robótica já é uma realidade nos dias de hoje. Porém, vale destacar que para trabalhar no setor é necessário fazer um Curso de Robótica, como o que a Jumper Cursos disponibiliza para quem tem interesse em atuar com esse tipo de tecnologia!

Para saber mais sobre esse tipo de o curso, basta entrar em contato com a Jumper Cursos. Estamos esperando por você!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades