fbpx

Tomar a frente e agir prontamente em qualquer situação de emergência são atitudes que poucas pessoas têm no dia a dia. Afinal, ter a iniciativa é algo que pode nos tirar da zona de conforto. Sendo assim, a proatividade passa a ser uma qualidade que destaca a pessoa que a possui. Mas o que significa proativo? 🤔

Ser proativo é assumir responsabilidades ao antecipar problemas, visualizando os obstáculos antes de uma eventual crise. Portanto, o indivíduo acompanha, analisa, antecipa, planeja e resolve as questões antes mesmo de elas acontecerem de fato.

Para entender a importância da proatividade no mercado de trabalho continue a ler o post e descubra boas dicas para ser mais proativo nos dias de hoje! 👇

Desenvolva as habilidades

Ficar parado e não desenvolver habilidades apenas porque recebeu um elogio pelo trabalho bem feito não é bom, pois sempre existe algo para melhorar. Em vista disso, seja um visionário e invista em você, mantendo-se atualizado o tempo todo.

O fato é que a proatividade é desenvolvida no dia a dia, a partir de metas e comprometimento 🙃. Atualmente, o mercado de trabalho valoriza muito essa característica!

Fique de olho nas tendências

Por falar em atualizar-se, o proativo é uma pessoa fiel ao inovador. Ou seja, está sempre de olho 👀 nos desafios e nas tendências da área em que estuda e/ou trabalha.

Assim sendo, a dica é buscar maneiras de otimizar o tempo e fazer suas tarefas com bastante eficiência, não sendo acomodado e com a finalidade ser reconhecido por suas atitudes positivas na empresa.

Tenha iniciativa

Quando o assunto é proatividade, não podemos esquecer de dizer que ela é adquirida na capacidade de tomar iniciativa em relação aos acontecimentos do dia a dia.

Para que isso aconteça o profissional deve antecipar problemas e executar ações, sem que os superiores deem ordens ou peçam algo. Tal atitude costuma ser positiva, principalmente se existe um preparo anterior. Por isso, tanto o conhecimento quanto a experiência aumentam as chances de findar com sucesso uma ação.

Aposte na solução

Há muitos profissionais que buscam culpados ou não conseguem sequer dar um passo a frente quando se deparam com problemas no trabalho. No entanto, se eles são proativos imediatamente focam em possíveis soluções 🧐, a fim de mudar a situação.

Essa atitude é normal para aqueles que sabem que as mudanças acontecem, e se adaptar a elas é fundamental 😀. Logo, não fique preso em dilemas e tampouco afaste-se do problema. Foque na solução!

Deseje mudar

A proatividade é uma característica que pode ser adquirida por qualquer pessoa, bastando apenas treiná-la dia após dia, visto que é uma habilidade que está ligada diretamente ao comportamento humano.

Portanto, querer mudar torna-se algo essencial para ser um profissional proativo. Esteja aberto para receber feedback e mostre-se disposto a mudar de atitude diante de qualquer problema. 👈

Enfim, agora que você já sabe o que significa proativo, aproveite as nossas dicas, principalmente se está em busca do primeiro emprego. A proatividade é uma característica imprescindível nos dias de hoje para quem quer se tornar um excelente profissional! 😀

Quer saber como ter um diferencial profissional? Então leia o post que preparamos para você!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades