fbpx

Não são todos os candidatos que sabem responder à seguinte pergunta em uma entrevista de emprego: “Por que devemos te contratar?”. 😦 Afinal, é muito comum que, durante essa situação, o recrutador questione você a respeito do assunto.

Isso acontece devido ao fato de a maioria dos candidatos não conseguir manter-se calmos para elaborar uma resposta clara e objetiva de modo a se destacar dos demais concorrentes.

Se você também se sente aflito diante de uma situação como essa, vamos ensinar o que responder quando ouvir a pergunta “Por que devemos te contratar?”. Confira! 👇

Tenha autoconhecimento

Ter autoconhecimento é concentrar esforços para compreender melhor a si mesmo. Uma vez que há compreensão profunda de quem você é, fica possível investir em suas potencialidades e habilidades, assim como em pontos que devem ser aprimorados ao longo do tempo.

Pesquise sobre a vaga

Pesquisar sobre a empresa e ler com muita atenção o anúncio da vaga revela quais são os requisitos pedidos. Logo, é possível citá-los na entrevista. O empregador costuma descrever já nesse anúncio tudo aquilo que você precista ter para preencher a vaga.

Estude seu currículo

É bom lembrar que o recrutador vai usar seu currículo como roteiro para a entrevista. Assim, é esperado que você saiba falar bem claramente o que estiver descrito nesse documento. Não esqueça que “mentira tem pernas curtas” 😨, portanto não cite nada que não seja verdade — você pode cair em contradição a qualquer momento!

Mostre interesse pela vaga

Realmente, se há interesse pela vaga, é importante mostrar que deseja conquistá-la. Explique por que cargo é importante para você, discorrendo sobre as motivações que levaram a se inscrever nessa vaga, além de ter a qualificação profissional ideal para trabalhar na empresa.

Valorize suas habilidades

Outra dica preciosa para responder à pergunta “Por que devemos te contratar?” é saber valorizar suas habilidades e competências. Afinal, o empregador deve entender que você é o candidato ideal para ocupar a vaga.

Assim sendo, fale sobre flexibilidade, criatividade, proatividade, pontualidade, lealdade, entusiasmo, entre outras qualidades imprescindíveis no mercado de trabalho. 🧐

Seja autêntico

Como já dissemos acima, não convém citar inverdades, seja na entrevista ou no currículo, pois o recrutador logo descobrirá sobre sua vida profissional. Então, fale exatamente sobre sua trajetória na área em que atua, e sempre com muita segurança e objetividade. Seja verdadeiro e autêntico!

Evite falar de problemas pessoais

Ao fazer a entrevista, o recrutador pretende avaliar se você sabe se autopromover e vai trazer benefícios para a empresa. Logo, não se justifique dizendo que necessita da vaga por conta de dívidas atrasadas, exigência dos pais etc. 😩 Lembre-se de que expor problemas pessoais não vai agregar valor algum ao seu crescimento profissional.

Como vimos ao longo do post, saber responder à pergunta”Por que devemos te contratar” é um passo essencial para conquistar a vaga dos sonhos. Portanto, seja claro, objetivo e autêntico, e mostre que você está habilitado para ocupar o cargo a qualquer momento! 😜

Quer saber quais são as profissões do futuro? Então veja o que preparamos para você!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades