fbpx

Você já conhece o InDesign? Ele faz parte do pacote de programas da Adobe e está cada vez mais presente na editoração eletrônica, por ser um software que possibilita maior produtividade na hora da criação. Com ele, é possível criar desde revistas digitais até e-books e documentos online interativos.

Se tem vontade de atuar na área e ser um web designer profissional, este post é para você! Vamos mostrar como o InDesign é versátil e algumas possibilidades profissionais para você ficar de olho. Confira!

Versatilidade do InDesign na editoração

Essa ferramenta, criada em 1999, em substituição do Adobe PageMaker, tem diversas aplicações. Com ela, é possível criar documentos no formato PNG, PDF e até HTML! É muito usada para fazer revistas, livros, e-books e jornais de forma descomplicada. Isso porque, nesse software, é possível agilizar bastante o trabalho da formatação de textos e de adição de imagens.

O Adobe InDesign é bastante intuitivo e, por isso, é muito fácil e rápido aprender a usar o programa. Se você já sabe mexer no Photoshop e no Illustrator, por exemplo, vai ser mais simples ainda.

Mesmo assim, é bom procurar cursos profissionalizantes para conseguir se diferenciar no mercado de trabalho, ok? A vantagem de fazer um curso é que, além de aprender a manipular a ferramenta, você termina com boas noções de estilo e design, que vão tornar seu trabalho único e bastante valorizado.

O que fazer com o InDesign?

Quer saber o que vai aprender em um curso? A manipular um arquivo para fazer um folheto de propaganda de duas páginas, por exemplo. O professor vai ensinar que é mais simples do que parece e que só existe uma folha: as duas metades da frente recebem um conteúdo e as outras duas da parte de trás recebem outro. Fácil, né?

O mais legal desse software é que você consegue visualizar com facilidade como o trabalho final vai ficar. No exemplo que citamos acima, você poderia criar duas páginas com largura maior que a altura e definir cada uma das metades como uma nova página.

Além disso, também é possível inserir links para outros sites, definir margens para que o trabalho feito não seja cortado na hora da impressão ou da visualização nos dispositivos móveis, numerar páginas e várias outras coisas interessantes.

Por ser uma ferramenta da Adobe, é bem provável que essa informação ganhe bastante peso no seu currículo e, com isso, você tenha mais visibilidade no mercado de trabalho. Também é um ótimo item para inserir na sua carta de apresentação.

Ao ser procurado por um cliente procurando por um bom profissional freelancer ou por um recrutador de uma agência de publicidade, é um bom diferencial para você conseguir um emprego. Mas isso é spoiler do que falaremos mais adiante. Vamos continuar.

Se você pensa em trabalhar com design, significa que é uma pessoa criativa, certo? Então, trabalhar com o InDesign vai possibilitar que você expresse sua criatividade de várias formas no seu dia a dia. Você vai precisar muito dela para saber a melhor maneira de mostrar o que precisa para o leitor.

Deu para perceber que fazer um curso de InDesign e trabalhar com ele pode trazer muitas vantagens profissionais e na área da criatividade, não é mesmo? Nele, você vai aprender tudo o que precisa para se tornar um ótimo profissional. Você não tem nada a perder!

Possibilidades profissionais para ganhar dinheiro com o InDesign

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o software, vai descobrir como pode ganhar dinheiro com ele. A seguir, nós fizemos uma lista com algumas possibilidades. Acompanhe!

Freelancer

Com o InDesign, uma das possibilidades é você oferecer trabalhos freelancers de editoração e diagramação. Tem muita gente precisando desse tipo de serviço por aí e, para começar, você pode desenvolver projetos para amigos, conhecidos ou até para pessoas da sua própria família.

Você também tem a opção de oferecer seu trabalho em sites de cadastros de freelancers. Afinal, tem sempre um autor independente por aí precisando de alguém para diagramar um de seus livros, por exemplo.

Trabalhar como autônomo permite que você escolha seus próprios clientes e que possa trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo — e em projetos diferentes — de uma só vez. Imagina o tanto de coisa que você vai ser capaz de fazer, além de conseguir um bom dinheiro por isso!

Só não se esqueça de que ser freelancer não significa trabalhar de qualquer jeito. É preciso ter muita disciplina e responsabilidade para entregar o que foi pedido no prazo e para manter uma boa relação com os clientes, para que a parceria entre vocês possa ser duradoura.

Agência de Publicidade e Marketing

Se você prefere um trabalho mais formal na área de design gráfico, não tem problema. As agências de marketing e publicidade sempre estão atrás de bons profissionais para diagramar peças publicitárias, anúncios em revistas ou jornais e até mesmo conteúdo para o meio digital.

Ao trabalhar em uma dessas agências, você sempre terá boas demandas e poderá colocar em prática tudo o que aprendeu no curso de editoração e diagramação. Além disso, vai atuar com pessoas mais experientes, que estão na área há mais tempo, o que pode ser um grande aprendizado. Legal, né?

Mercado editorial

O mercado editorial está cheio de oportunidades para quem quer trabalhar com o InDesign. Você pode trabalhar na editoração de livros, por exemplo, na parte da diagramação das páginas, para que ele possa ser impresso corretamente. Além de orgaizar o conteúdo, é possível criar a capa, já que ela também precisa ser diagramada de forma correta.

Outra possibilidade é atuar na imprensa, com jornais e revistas impressas — ou nos seus formatos digitais. Tudo nesses meios de comunicação pode ser feito no InDesign, desde a distribuição de texto e imagem em uma página até a proporção das colunas para que o texto caiba nelas sem sobrar ou faltar espaço. As possibilidades são, praticamente, infinitas!

Como deu para perceber, é possível trabalhar com o InDesign praticamente em qualquer lugar, não é mesmo? A Jumper Cursos tem um curso profissionalizante especial sobre esse software, que será um belo diferencial no mercado de trabalho. É imperdível!

Gostou do conteúdo do post? Se interessou em fazer esse curso? Então, entre em contato conosco agora mesmo para descobrir como podemos ajudar nessa empreitada!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades