fbpx

Nos dias de hoje, manter uma rede de contatos na sua área de atuação é essencial para atuar no mercado de trabalho. Essa prática é conhecida como networking e deve fazer parte da vida de todo profissional que deseja ter uma carreira bem-sucedida, independentemente da profissão escolhida.

Imagine então que você está procurando o tão sonhado primeiro emprego e não sabe como consegui-lo, pois ainda não tem experiência na área e não sabe como dar os primeiros passos para adentrar na profissão.  😌

Assim sendo, o objetivo deste post é explicar para você o que é networking e qual é a importância dele para iniciar sua carreira com o pé direito.👍 Ficou curioso? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é networking?

Networking é uma palavra em inglês, muito comum no meio corporativo, que significa rede de contatos ou de relacionamentos. É um método no qual os integrantes dessa malha compartilham contatos, informações e serviços relacionados a determinado assunto. 👈

O termo estabelece relação com o meio empresarial e sugere a prática de procura de contatos, sempre focado em mudanças positivas, tais quais conseguir um emprego ou ter mais sucesso na carreira.

Porém, muitas pessoas pensam que essa ação é algo egoísta, uma vez que um indivíduo pode se aproveitar de outro em benefício próprio. Mas, saiba que isso não é verdade!! No networking deve existir reciprocidade, sendo que um profissional ajuda o colega e também obtém benefícios, como a troca de experiências, por exemplo. 😏

Qual a importância do networking?

Sabemos que é bastante comum pensar em contatos como uma maneira de aumentar o círculo social e manter bons relacionamentos, não é mesmo?

Afinal, a todo momento estamos agindo, o que tende a nos aproximar de muitas pessoas que ainda não conhecíamos, podendo ser no ambiente de trabalho, na faculdade, no curso profissionalizante ou qualquer outro lugar!  😊

O que não imaginamos, muitas vezes, é como isso pode estar diretamente relacionado a diferentes aspectos da nossa vida e não apenas no âmbito social, mas também no que diz respeito a diversas outras questões do dia a dia.

Por isso, é tão importante se dar conta de como o networking é imprescindível para que as relações no meio profissional se fortaleçam cada vez mais. 💪

Quem deve fazer parte do networking?

A rede de contatos deve ser composta por diferentes perfis, incluindo todos os familiares, passando pelos amigos e colegas da faculdade e do trabalho, até outras pessoas que fazem parte do seu campo de atuação, assim como as pessoas que trabalham em outras áreas, mas tenham interesses iguais aos seus.

Por meio de encontros pessoais, ligações telefônicas, e-mails, redes sociais e grupos na internet é possível estabelecer e manter contatos de maneira eficiente e rápida para criar uma “teia” de pessoas que tenham algo em comum. 👈

Como fazer networking?

Para começar a fazer um bom networking é necessário buscar contatos que já teve e, por algum motivo, não foram mantidos com o tempo. É possível, por exemplo, voltar a conversar com um amigo antigo em seu aniversário e ali conhecer alguém ligado a ele que trabalha na mesma área que você. Além disso, outras práticas são recomendadas também!

Inicie o contato

Primeiramente, é necessário entender o perfil de cada cada pessoa que deseja ter em sua rede. Pessoas mais animadas têm mais chance de serem mais receptivas, ao contrário das mais tímidas. Se estiver em um evento, faça perguntas no final de uma palestra, por exemplo. Já se for por meio das redes sociais, praticando uma comunicação adequada em cada plataforma.

Promova encontros relevantes

O poder do networking está na capacidade de interação e troca de informações profissionais. Lembre-se que quanto mais ativa for a rede, maiores serão as oportunidades de alcançar seus objetivos. E isso somente acontece quando existe contato frequente com pessoas relevantes para sua área de atuação. 😏

Invista em qualidade

Ao falar sobre networking, alguns profissionais imaginam que é preciso conhecer muitas pessoas e estabelecer contato com elas. Porém, é importante saber que a qualidade é melhor que quantidade.

Vale mais contar com um grupo ativo de profissionais que sejam ativos no seu networking do que ter inúmeros “colegas” com as quais você não conversa. 👈

Mantenha a rede de contatos ativa

Outro ponto a ser levado em consideração é a constante nutrição da rede de relacionamentos. Portanto, não deve ser lembrada apenas no momento em que você precisa de ajuda.

Afinal, quem recorre aos amigos somente para pedir auxílio certamente perde credibilidade e até algumas amizades, concorda? 👨‍👩‍👧‍👦

Mostre confiança e credibilidade

Você vai a uma palestra, conhece pessoas interessantes e marca uma reunião com aquela que apresenta relevância profissional! Então, vem a necessidade de ganhar confiança e credibilidade.

Logo vai ser necessário se preparar antes do encontro, estudando sobre seu contato, pesquisando sobre suas preferências, além de se informar sobre o que ele faz, como é reconhecido no mercado de trabalho e se existem pontos em comum entre ambos.

Assim que estiver reunida com essa pessoa, ouça-a atentamente, faça perguntas mostrando-se interessado e comente sobre as conquistas dela, citando afinidades entre vocês Desse modo, você adquire credibilidade e ganha a confiança do interlocutor.

Esteja sempre em evidência

O networking deve ser realizado constantemente. Afinal, você precisa se mostrar, concorda?

Encontros presenciais são relevantes, uma vez que são modos de interação pessoal. Não deixe de comparecer aos eventos, feiras, workshops, palestras e até mesmo participar de cursos na área.

Já nas redes sociais determine um calendário de postagens ( uma a duas vezes por semana já é o suficiente). Se deseja realmente se destacar, publique conteúdos relevantes no LinkedIn, pois a plataforma é voltada para assuntos profissionais, na qual é possível encontrar pessoas realmente importantes.

Estabelecer um networking sólido dentro da sua profissão vai te ajudar não apenas na obtenção de um emprego, mas também servirá de apoio para o crescimento na carreira e realização de projetos importantes. Pense nisso e comece agora a montar sua rede contatos! 👊

Para ler mais artigos interessantes como este e ter acesso às nossas novidades, curta a página da Jumper Cursos no Facebook!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades