fbpx

Existem muitos métodos de estudo desenvolvidos para aumentar a produtividade e ajudar a aprender mais. A Técnica Pomodoro, por exemplo, é muito útil para quem precisa focar sem deixar que as distrações — como o celular — dominem os pensamentos.

Estudar da forma errada pode fazer com que você perca muito tempo e não aprenda a matéria. Por isso, é fundamental que você tenha um plano de estudos e busque um método que se adéque ao seu ritmo, sem deixar de cumprir todas as suas tarefas do dia.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer a Técnica Pomodoro e possa aplicá-la aos seus estudos. Boa leitura!

O que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é uma forma de administrar melhor o tempo. O método é baseado na ideia de que dividir o estudo em blocos pode aumentar o foco e estimular a agilidade do cérebro. Cada bloco é chamado de pomodoro e dura, em geral, 25 minutos de estudo intercalado com 5 minutos de descanso — tempo considerado ideal para manter a concentração.

Como foi criada?

A técnica foi desenvolvida no final dos anos 1980, pelo italiano Francesco Cirillo. Em italiano, pomodoro significa tomate, e o nome foi escolhido porque Cirillo usou um cronômetro de cozinha com esse formato para controlar o tempo. Ele buscava uma forma de evitar interrupções e elevar a produtividade nos estudos.

Como a Técnica Pomodoro funciona?

A técnica é simples e foi pensada para que você estude sem deixar que nada cause distrações. Para isso, você deve:

  • fazer uma lista com todas as atividades que deve cumprir no dia, ou dos assuntos que precisa estudar;
  • programar um despertador ou um cronômetro para 25 minutos;
  • começar a estudar ou a fazer a primeira tarefa da lista, sem interrupções;
  • parar o que estiver fazendo quando o despertador tocar;
  • fazer uma pausa de 5 minutos;
  • aproveitar esse tempo para ir ao banheiro, atualizar as redes sociais, mandar mensagens, beber água ou fazer um breve exercício físico, como um alongamento;
  • voltar a estudar;
  • fazer uma pausa maior e descansar por 30 minutos a cada 4 blocos de 25 minutos;
  • riscar as tarefas concluídas e começar a próxima atividade do dia.

Aplique a técnica sempre que precisar estudar. O importante é deixar o celular e as distrações de lado e se concentrar totalmente no que estiver fazendo. Outra dica é monitorar o seu desempenho para entender se você está evoluindo.

Para isso, anote ao lado de cada tarefa quantos pomodoros você levou para finalizá-la. Isso ajuda a perceber se o método funciona para você e estimula a estudar cada vez mais!

Descobrir o seu próprio jeito de estudar é essencial para que seus resultados escolares sejam potencializados. Dependendo da sua personalidade, existe uma forma de estudar que traz mais resultados para você. Teste a Técnica Pomodoro e entenda que cada um tem seu próprio ritmo. Faça alguns testes e adapte o tempo de estudo e de descanso de acordo com as suas necessidades.

Gostou do conteúdo e quer ajudar os seus amigos a estudarem com mais eficiência? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades