fbpx

Estudar História nem sempre agrada os jovens que precisam se dar bem no vestibular ou mesmo passar de ano, não é mesmo? Afinal, a disciplina exige concentração e, em muitos casos, a necessidade de decorar trechos enormes de livros e apostilas 😕. Mas sabia que existem jogos para aprender História que tornam o aprendizado bem mais divertido e dinâmico?

Se até outro dia os games eram considerados prejudiciais ao estudo, atualmente, eles podem ser excelentes ferramentas de conhecimento. 😀

Logo, é possível transformar a hora de estudar em algo mais prazeroso, buscando os jogos certos para que isso aconteça. Se está curioso, continue a leitura e descubra quais são os dez jogos para aprender História que indicamos para você! 👇

1. Assassin’s Creed

Composto de nove games lançados em muitas plataformas, Assassin’s Creed é uma das mais famosas e polêmicas sagas sobre História. A ideia é representada pela figura de Robespierre — considerado um dos heróis da Revolução Francesa—, sendo retratado no game como um sanguinário vilão.

Embora exista controvérsia, o jogo é um dos mais vendidos do mundo! Os jogadores aprendem sobre sociedades secretas, tais quais os templários, as Cruzadas, a Roma Antiga e o Império Bizantino. 👈

A versão Unity ocorre durante a Revolução Francesa e a mais atual, Syndicate, leva a trama para Londres, em 1868, no auge da Revolução Industrial.

2. Europa Universalis

Esse é um dos games mais conhecidos quando o assunto é abordar estratégias virtuais, pois ele aborda temas históricos importantes da Idade Média, entre eles, as expansões marítimas, conquistas e formação de impérios, além da ascensão da Igreja Católica.

O jogo também tornou-se conhecido pelos cenários 👀, a cronologia e o contexto histórico da Europa naquela época, relacionado a uma trilha sonora com obras-primas da música clássica.

3. Call of Duty

Já o game Call of Duty apresenta, em cada versão, tramas históricas reais, abordando desde a Guerra Fria, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã até os confrontos mais atuais. Aqui, a ideia é mostrar o ponto de vista dos soldados britânicos e soviéticos, e trazer depoimentos reais de ex-combatentes.

4. Valiant Hearts

Lançado no aniversário de 100 anos da Primeira Guerra Mundial, o jogo é recomendado para as pessoas que querem aprender História do século XX. Ele recebeu o apoio de instituições oficiais envolvidas em um dos conflitos mais emblemáticos da trajetória da humanidade durante esse período. 👀

Também conta com a participação de historiadores, fato que transformou o game em um monumento virtual histórico, trazendo ferramentas, documentos e cenários reais dos países envolvidos nos conflitos mundiais.

5. Uncharted

A franquia de ação Ucharted apresenta quatro games elaborados pela companhia Naughty Dog, sendo que, em cada um deles, os usuários são convidados a acompanhar o personagem Nathan Drake, seu amigo Sully e a jornalista Elena Fisher em suas missões ao redor do mundo.

O game está na lista dos mais bem avaliados para Playstation, tendo em vista que é considerado um dos melhores já lançados em toda a história.

Entre as principais aventuras está a procura pelo El Dorado (cidade construída em ouro maciço), criada a partir de uma lenda de índios da América do Sul, cuja proposta atraiu milhares de exploradores europeus para a região.

Os protagonistas também buscam por lendas, tais quais a cidade perdida de Shambhala no Nepal, a “Atlantis das Areias” na Península Árabe e por um tesouro pirata, na mais nova versão do game.

6. God of War

Lançado em 2005, o jogo tem por base a mitologia grega, na qual o protagonista Kratos (ex-combatente do exército de Esparta) deseja vingança contra Ares (Deus da Guerra), que prometeu falsamente vencer uma batalha, induzindo-o a aniquilar toda a família.

O game fez tanto sucesso que foi transformado em livro de mesmo nome (lançado no ano de 2010), proporcionando a criação de uma sequência de jogos, nos quais os participantes podem conhecer mais detalhes sobre a Grécia Antiga, além de seus mitos, deuses e a relação entre homens e as divindades da Antiguidade. 👈

8. Medal of Honor

Medal of Honor foi idealizado por Steven Spielberg, um dos mais incríveis cineastas do mundo e conhecido por filmes como Jurassic Park e Tubarão.

O jogo lançado em 1999 leva os jogadores para a Segunda Guerra Mundial, sendo que, ali, o tenente Jimmy Patterson, do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos, tem a missão de destruir estruturas e matar soldados dos exércitos rivais, entre eles, os nazistas.

Durante o game, os participantes são levados para eventos históricos como o “Dia D”, o desembarque na Normandia e a Batalha das Ardenas, na Bélgica.

9. Com quantas palavras você constrói uma frase?

Nesse jogo, é possível construir uma frase, tendo em vista que trata-se da proposta de fazer com que o estudante aplique o conhecido adquirido durante as aulas de História.

Assim sendo, ele é desafiado a formar uma frase única com as palavras e temas sorteados por um professor. Em cada rodada, o número de palavras aumenta, com a finalidade de construir uma nova frase.

Porém, na última rodada, o desafio é que o grupo deve deduzir qual é a palavra ou conceito que melhor expressa um documento para compor a frase. A fase de pontuação final avalia e argumenta o trabalho da turma, sendo uma ação muito importante para a formação dos jovens.

Ainda podemos dizer que o jogo permite que os estudantes apliquem os tópicos aprendidos, o bom domínio de História e o conhecimento da Língua Portuguesa. 😀

10. Entre Tambores e lanças

Pensando na necessidade de inclusão do tema nas instituições, um grupo de estudantes e professores da Faculdade Federal Rural de Pernambuco criou o jogo de tabuleiro Entre Tambores e Lanças, desenvolvido para mostrar a história do continente africano de maneira lúdica.

A missão é desconstruir estereótipos sobre a África, além de reproduzir situações, simulando decisões feitas por personagens da região.

Os jogos para aprender História reforçam benefícios de modo mais divertido e dinâmico, aumentando a concentração e incentivando a criatividade entre os jovens. Portanto, vale investir nessa ideia para adquirir mais conhecimento com leveza e seriedade! 😀

Se gostou do post, assine a nossa newsletter e receba as novidades da Jumper Cursos em primeira mão!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades