Entenda a importância do e-mail marketing para o seu negócio

Já não é segredo para ninguém a velocidade com que as estratégias de marketing se inovam no mercado atual. O que nem todo mundo sabe é que algumas delas não ficam velhas e continuam trazendo ótimos resultados. É o caso, sem dúvidas, do e-mail marketing.

Entre dezenas e dezenas de táticas de marketing digital, gatilhos mentais e esforços do gênero, tudo para atrair a atenção das pessoas, já passam de milhões os e-mails disparados diariamente no mundo todo.

Além disso, muitas vezes as pessoas só querem navegar na internet, e se tornam resistentes a qualquer tipo de propaganda. Mas isso não ocorre com as empresas e marcas em que elas confiam.

Essa confiança se traduz, muitas vezes, em uma assinatura voluntária. Ou seja, no cadastramento para receber e-mail marketing e newsletters, que servem para manter os leitores e clientes informados.

Só que existem algumas diferenças conceituais bastante importantes aí no meio. Então, para manter-se por dentro dessa realidade, entender os tópicos principais e aprender algumas estratégias relevantes, acompanhe este artigo.

Você não sairá da leitura sem compreender melhor:

  • A importância do relacionamento com os clientes;
  • Os benefícios que o uso dessa estratégia traz;
  • As diferenças entre e-mail marketing e newsletter,
  • As técnicas de como prospectar assertivamente;
  • As 4 regras de ouro do e-mail marketing, etc.

O que o e-mail marketing pode trazer?

O que o e-mail marketing oferece de melhor é a possibilidade de relacionamento direto com os clientes, ou mesmo com uma base de leads que ainda não foram convertidos ou sequer qualificados.

O mais interessante é que essa estratégia atende a todos os tipos de segmentos, sejam os que lidam com produtos, sejam os que lidam com serviços. Até por isso, pode ser utilizado por uma clínica odontológica, algo rotineiro como um salão de beleza ou até mesmo por uma escola de aula de forró.

Imagine se, no cenário descrito acima, em que centenas de técnicas disputam a atenção das pessoas, você conseguir ser assertivo e fazer com que algumas delas abram seus e-mails?

É isso o que o e-mail marketing bem praticado pode promover aos seus negócios. Além de trazer resultados no curto prazo, isso estará fortalecendo a marca do seu negócio no médio e no longo prazo.

Esses são apenas alguns dos benefícios que essa estratégia pode gerar. Para isso, porém, é preciso entender alguns pontos essenciais e algumas diferenças existentes na área.

A principal delas é a diferença entre e-mail marketing e newsletter. Essa diferença é importante pois ela determinará o tipo de e-mail que será desenvolvido, o formato dele, a periodicidade com que será enviado, e todos os demais detalhes de composição e disparo.

Além disso, ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso total de uma campanha. O motivo disso ficará claro no próximo tópico.

Entendendo o papel das newsletters

Um dos piores erros que uma empresa pode cometer ao praticar técnicas de e-mail marketing é disparar o e-mail errado para uma lista fria.

Claro, se você já chega logo oferecendo algo para um prospect que ainda nem conhece sua marca, ele pode perder totalmente o interesse. E mais ainda, pode denunciar aquele e-mail como spam.

Se isso acontecer muitas vezes, a provedora de e-mail e o servidor podem acabar discriminando seu e-mail como lixo eletrônico. Isso comprometeria todo o desemprego futuro do seu trabalho.

Se a empresa trabalha com peças para compressor de ar comprimido, por exemplo, comprometer o alcance de seus e-mails seria uma péssima situação, pois há muitas formas de atrair esse público-alvo sem gerar transtornos.

Você pode estar se perguntando: como? E é justamente aí é que entra o papel das newsletters.

Também conhecida como boletim informativo, essa estratégia já existia antes da internet, quando elas eram despachadas pelos Correios, em formato de revistas, folders e afins.

A newsletter não pretende vender nada no impacto, de modo direto. Ela não lida com promoções ou descontos (aliás, palavras assim são as mais bloqueadas como spam e retiradas automaticamente da caixa de entrada).

Em sentido mais amplo, é claro que a newsletter digital é um e-mail marketing, já que é uma estratégia de marketing que se utiliza do e-mail como principal ferramenta de intermediação.

Mas ela vai além, entenda como a seguir.

Prospecção ativa vs. Prospecção passiva

O que precisa ficar claro é que a newsletter não é uma prospecção ativa, ou um tipo de outbound marketing, que são aquelas estratégias que vão direto ao ponto, como se costuma fazer via rádio, televisão, panfletos, etc.

Ela se enquadraria como prospecção passiva: é um tipo de inbound marketing, uma estratégia que preza por nutrir os leads ou clientes com informações de qualidade e fortalecer a relação entre as partes.

O que muita gente ignora é que isso serve para todos os ramos existentes. Engana-se quem pensa que alguém interessado em aluguel de caçamba basculante, por exemplo, não pesquisa antes de comprar.

Ou que essas pessoas não se interessariam por receber um conteúdo gratuito de qualidade a respeito das utilidades das caçambas, das vantagens da locação em detrimento da compra, do caminhão basculante e sua tecnologia, e daí por diante.

Quando a relação é B2B (Business to Business), ou seja, de empresa para empresa, isso é ainda mais verdadeiro. Porém, mesmo com o público de pessoa física e usuário final o mesmo ocorre.

Afinal, como é sabido, o público atual, formado maciçamente por jovens e pessoas da geração X, Y e Z (estes últimos são os nascidos da década de 1990 para cá), é cada vez mais exigente, antenado e curioso a respeito dos produtos e serviços que costuma adquirir.

Um exemplo é o segmento de reboque para moto. É uma tentação imaginar que por se tratar de um serviço emergencial, a pessoa só quer saber sobre ele na hora em que mais precisa. Não é bem assim.

Ao comprar uma moto, um usuário que se enquadra na descrição que fizemos acima, certamente se interessaria pelo tema e, após ler algo de qualidade, poderia muito bem inscrever-se no site/blog para receber as newsletters daquela empresa.

No final das contas, quando ele precisar do serviço, você certamente será o primeiro a lhe ocorrer.

As 4 regras de ouro do e-mail marketing

Como dito, hoje quando se fala em e-mail marketing, muitas vezes as pessoas acabam misturando vários conceitos. E esquecendo-se, sobretudo, das diferenças entre a prospecção ativa e a passiva.

Sem ignorar isso, existem mesmo algumas regras que são comuns a todo tipo de e-mail marketing que se faça. Levando elas em conta, as possibilidades de alcance são muito maiores.

Se o formato certo for praticado, a quantidade de cliques, engajamento e vendas certamente surpreenderá você.

Por isso, veja a seguir as quatro regras de ouro para quem já conhece os devidos conceitos e quer praticar o e-mail marketing:

  1. A importância do título

A primeira das regras diz respeito ao título. Tudo começa por ele, e o mais importante dizer é que: não vale apelar.

Como as pessoas sabem que um título atraente traz cliques, tendem a prometer, ali, mundos e fundos. Depois, ao clicar, o leitor vê que não é nada daquilo e perde totalmente a confiança.

Portanto, é preciso usar da criatividade, mas sem abusar. O foco é explorar a necessidade da pessoa e a solução do seu negócio: naturalmente, você não deve falar sobre forro de pvc madeirado, não no título.

Não seria melhor algo como “Maneiras de deixar seu teto encantador”? Este é o segredo: focar as vantagens efetivas de um produto/serviço da maneira mais positiva possível, sem manipular ou mentir.

  1. Entenda: menos é mais

Após o título, o conteúdo. Sabemos que as newsletters de antigamente traziam mil e uma informações. Mesmo que elas focassem no mesmo segmento, o que é indispensável, tratavam de vários assuntos.

Atualmente, é claro que os leitores não perderão muito tempo lendo sobre vários assuntos desconexos, ainda que sejam todos do mesmo universo de interesse. É preciso especificar um tema, focar e enxugar ao máximo!

Ainda na área de construção civil, se você vai falar sobre deck piscina pequena, não precisa explicar todo o universo das piscinas médias e grandes, até porque, pela proposta, já sabemos que o cliente precisa de uma pequena.

  1. Sobre a periodicidade

Outra dica é usar a quantidade certa de disparos.

Aqui é preciso ter uma precisão cirúrgica, pois o problema está nos extremos: nem muito, nem pouco, o lead/cliente não pode esquecer que você existe, mas também não pode se cansar da sua insistência.

Isso vale ainda mais para alguns casos de produtos duráveis, como um armário de aço cozinha. Não faz sentido um prospect seu receber promoções desse mesmo produto todo mês, concorda?

Por outro lado, também não pense que ele se lembrará de você quando, daqui alguns anos, precisar de outro armário.

Neste caso, explore os itens semelhantes do portfólio: balcões de aço, bancadas de aço, até mesmo banquetas, pias e demais artigos.

  1. Personalizando a comunicação

A última dica é bastante prática: tanto na assinatura quanto na identificação do e-mail, utilize o seu próprio nome.

Obviamente, o domínio precisa ser da empresa (isso passa profissionalismo), mas seu nome próprio antes do @ faz toda diferença.

Assim, ao falar sobre pintura de fachada predial, o cliente não pensará que está lidando com um simples vendedor apenas interessado em suas comissões e resultados pessoais, mas com um especialista.

Assim, comunique-se com autoridade e de modo personalizado, e isso certamente irá atrair mais cliques, mais engajamento e mais negócios para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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