Ter bagagem profissional, aumentar a rede de relacionamentos e ganhar dinheiro extra são alguns dos fatores que devem ser levados em conta por quem decide ter um emprego de férias 🤓. Afinal, aproveitar os dias de folga para praticar alguma atividade traz essas e inúmeras outras vantagens, concorda? Além disso, é importante lembrar que as empresas valorizam MUITO […]

Ter bagagem profissional, aumentar a rede de relacionamentos e ganhar dinheiro extra são alguns dos fatores que devem ser levados em conta por quem decide ter um emprego de férias 🤓. Afinal, aproveitar os dias de folga para praticar alguma atividade traz essas e inúmeras outras vantagens, concorda?

Além disso, é importante lembrar que as empresas valorizam MUITO os candidatos que tenham capacidade de se adaptar às diversas situações profissionais. Isso aumenta as chances de contratação efetiva, caso apresentem bons resultados e integração total com a cultura da organização.

A seguir, saiba quais são os motivos pelos quais você deve ter um emprego de férias e comece a se planejar agora mesmo. Confira 😉!

Quais são as vantagens do emprego de férias?

Como dissemos, ter um emprego temporário traz muitos benefícios, não apenas para a jornada profissional, mas também para a vida pessoal e social. Saiba quais são eles!

Prepara para atuar na área

Segundo a Lei 13.429/ 2017, o emprego temporário pode valer por 180 dias. Mas normalmente o prazo é de três meses — um período que se encaixa muito bem durante as férias de faculdade!

Assim, a dica é aproveitar esse tempo e procurar algo que seja na sua área de atuação. Isso é importante não só para aumentar a experiência no currículo, mas também para ter mais certeza do caminho que você escolheu, ao observar o dia a dia da profissão na prática!

Proporciona experiência

Se o emprego de férias não for da mesma área da faculdade que você está cursando, não desanime! Todo o aprendizado vai ser útil em algum momento.

Por exemplo, se você faz um curso voltado para a prestação de serviços na área da saúde 💊 e conseguiu uma vaga temporária em um escritório de contabilidade, vai receber dicas valiosas sobre planejamento financeiro e, consequentemente, conseguirá pagar as contas em dia sem precisar de muitos esforços, não é mesmo?

Esse exemplo mostra como a oportunidade amplia a visão de mundo e também agrega valores para a vida. Por isso, fique sempre de olho nas chances oferecidas no dia a dia. Isso vai contar como uma grande experiência para o futuro!

Melhora seu networking

Nos dias de hoje, ter bons contatos é fundamental para todo profissional. O emprego de férias vai dar a você a chance de fazer novas amizades e, como consequência, ampliar a sua rede de relacionamentos 👨‍👩‍👧‍👦 👨‍👩‍👦‍👦.

Então, a dica é ficar atento a isso, porque bons contatos podem sempre ajudar você lá na frente. Aumente suas chances de conhecer pessoas da sua área e de receber indicações para um estágio ou até mesmo para um emprego fixo no futuro!

Melhora o currículo

Sua vida profissional pode ser bastante complicada se você não tiver experiência alguma! Pois bem, como já foi dito, o mercado exige profissionais cada vez mais capacitados, e a bagagem que você traz de outros trabalhos conta muitos pontos nessas horas 🤗!

Ao analisar o seu currículo em um processo seletivo, o recrutador vai observar se você conhece as dinâmicas profissionais dentro de uma empresa. Quando verificar que você trabalhou em um emprego temporário, isso certamente somará alguns pontos e trará um diferencial positivo.

Ganho de dinheiro extra

Bom, sem dúvida nenhuma, essa é uma das melhores vantagens de ter um emprego de férias! A remuneração costuma ser bem atraente, porque os impostos e sobretaxas para as empresas são menores, se comparados com uma vaga de emprego fixo. Por isso, elas conseguem oferecer um salário bem melhor 💲 💲 !

No entanto, use o dinheiro de forma consciente:

  • pague suas despesas;
  • guarde parte dele em uma poupança;
  • compre algo que você esteja precisando no momento;
  • invista em um curso na área em que deseja atuar no futuro.

Tudo isso vai ajudar você a exercitar sua organização financeira e garantir mais estabilidade quando você estiver com um cargo fixo.

Como conseguir um emprego de férias?

Existem muitas maneiras de conseguir um bom emprego de férias, independentemente da área na qual deseja atuar. No entanto, diante de tantas ofertas, é importante levar em consideração as dicas valiosas que você vai conferir a seguir 🧐!

Considere os seus interesses

Será que vale a pena distribuir seu currículo para empresas de áreas diferentes, buscando um trabalho que vai durar poucos meses 🤔? Depende! Caso você priorize a carreira em quer se especializar, é perda de tempo adotar uma medida assim.

Por outro lado, se o objetivo principal é ganhar dinheiro para investir na carreira, a decisão vai fazer muito mais sentido! Agora, é preciso ter foco e planejamento nesse objetivo, para aumentar as chances de crescimento profissional e pessoal.

Mantenha a mente aberta para vencer novos desafios: esse é um ponto importante para conseguir autoconhecimento e identificar características que precisam ser melhoradas ao longo do caminho. Sendo assim, não há dúvidas que ter um emprego de férias vai trazer muitos benefícios para o seu futuro!

Esteja aberto para novas possibilidades

É mesmo muito interessante conseguir um trabalho na área dos seus sonhos, certo? Mas saiba que também é importante não fechar porta nenhuma, caso você queira melhorar seu currículo ou ainda ganhar um dinheiro extra para complementar a renda 🤑.

Por exemplo, se você quer fazer um curso de Direito 👨‍⚖️ e não encontra oportunidades para estagiar na área, por que não aproveitar a chance de trabalhar em uma loja? Essa atitude pode ajudar a desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como:

  • comunicação e empatia;
  • paciência e disciplina;
  • atendimento com qualidade;
  • capacidade para ouvir as pessoas;
  • habilidade para manter relações interpessoais.

À medida que você ganha mais experiência, vai conseguir revelar todo o seu potencial para os recrutadores. Afinal de contas, mostrar bom desempenho em uma entrevista de emprego aumenta as chances de ser contratado, certo 😀?

Fique de olho nos períodos com mais oportunidades

De um modo geral, as oportunidades de emprego temporário surgem durante todo o ano. Mas é nos meses de férias — principalmente as de verão ☀️ — que abrem mais vagas. Então, se você quer aproveitar esse período e melhorar o currículo, procure vagas em colônias de férias, por exemplo! Também pense em aumentar a renda trabalhando em restaurantes e bares de regiões turísticas ou até mesmo na sua própria cidade.

No mês de julho, muitos pais não conseguem tirar férias para ficar com os filhos, por isso as empresas de recreação são uma alternativa interessante que melhoram a experiência profissional no currículo.

E, se você é daquelas pessoas que se dão bem no comércio, o final do ano é um excelente período para trabalhar temporariamente. No Natal 🎅, as lojas ficam muito mais cheias, já notou? As pessoas compram mais e, por conta disso, as lojas precisam contratar mais funcionários para atender melhor os clientes.

Por último, férias de verão também abrem oportunidades em hotéis, pousadas, resorts e parques de diversão, além de empresas de cruzeiro marítimo 🚢. Portanto, fique de olho nas oportunidades que podem surgir a qualquer momento!

Envie o currículo

Hoje em dia, a tecnologia ajuda muito, e você pode resolver bastante coisa pelo computador ou smartphone, não é mesmo? É possível se candidatar a muitas vagas de emprego em poucos segundos, simplesmente enviando o currículo pela internet.

Bom, isso não significa que a versão em papel precisa ser totalmente descartada. Muitas lojas ainda fixam cartazes nas portas anunciando que precisam de vendedores. Então, caso esteja com o currículo na mão, basta entrar no local, entregar ao gerente e aguardar a resposta 🤞!

Mas tome cuidado: o documento precisa estar em boas condições (não entregue se tiver amassado ou muito menos rasgado 🤦🏽‍♀️), para conseguir causar uma boa impressão. Além disso, cuidado com erros de digitação e de escrita. É importante que tudo esteja certinho. Ou seja, tanto o currículo físico quanto o digital devem mostrar simplicidade e capricho até no uso correto da língua portuguesa!

Pesquise por vagas em sites e redes sociais

A internet é uma ferramenta bastante valiosa para quem procura por um trabalho temporário. Existem diversos sites com vagas de emprego. Neles, você pode fazer seu cadastro de forma totalmente gratuita.

Além disso, muitas empresas usam as redes sociais para divulgar oportunidades de trabalho. E você ainda pode se inscrever em grupos que informam sobre vagas. Viu só? Ignorar a facilidade de buscar informações sobre a carreira na internet é um erro grave 🤨! Afinal de contas, ela ajuda você a conseguir ajuda de modo simples e rápido, aumentando as chances de competir com igualdade no mercado de trabalho.

Prepare-se para a entrevista

Depois que você tiver encaminhado seu currículo para diferentes empresas e conseguir a tão sonhada entrevista, é hora de se preparar para dar a melhor impressão possível para os recrutadores. Foco na dica: transmita calma e tranquilidade, usando uma comunicação clara e objetiva.

Nesse post, você aprendeu dicas valiosas sobre como conseguir um emprego de férias. Então, faça um planejamento nos próximos meses e corra em busca das suas metas e objetivos profissionais. Você ganha experiência e ainda abre as portas para o futuro 🏆!

Quer saber como conseguir o primeiro emprego? Então, confira a dicas valiosas que a Jumper Cursos preparou para você!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades