fbpx

Ficar estressado, ansioso e com medo, tudo isso com frequência e, muitas vezes, acontecendo ao mesmo tempo. Pois é, essa é a realidade de muita gente desde que a pandemia chegou ao Brasil, sabia? Afinal, além da ameaça da doença, houve várias mudanças na nossa rotina por conta do isolamento social. Porém, mesmo diante de toda essa situação, ainda são poucas as pessoas que conseguem cuidar da saúde mental.

Como resultado, é cada vez mais comum ver familiares, amigos, vizinhos e conhecidos passando por problemas porque não conseguem mais controlar as emoções, sentem que a mente está sobrecarregada de tanta preocupação ou então estão desenvolvendo doenças muito sérias, como é o caso da depressão.

Pensando nisso e na importância de falar sobre o assunto, a gente reuniu algumas dicas simples que você pode seguir para não deixar sua saúde mental de lado. Anote as sugestões! ✍🏼

Evite ter contato com muitas notícias ruins

Sim, ficar informado é sempre bom. Porém, cuidado com o excesso de notícias ruins. Em vez de lhe ajudar a saber o que acontece no Brasil e no mundo, elas podem ter um efeito bastante negativo na sua saúde mental, levando-o a ficar bastante triste, desesperado, assustado, estressado e com medo do futuro.

Inclusive, essa mistura de sentimentos pode causar crises nervosas bastante graves. Portanto, comece a filtrar as matérias que você acessa nos jornais online e pense duas vezes antes de clicar naquelas publicações chamativas nas redes sociais. Sua mente agradece!

Monte um cronograma para o seu dia

Uma boa forma de cuidar da saúde mental é manter-se ocupado para não deixar que a ansiedade e as preocupações tomem conta dos seus pensamentos. Por isso, comece a fazer um cronograma para o seu dia. Não precisa ser nada exagerado ou com mil e uma atividades, certo? A ideia é fazer os seus dias mais produtivos e dar um sentido a eles. 📅

Tenha um hobby

Fez o cronograma, mas ainda assim está com muitos momentos livres? Então uma dica excelente é adotar um hobby. Ou seja, ter uma atividade que você faz simplesmente porque lhe dá prazer, diverte e faz com que você recupere as energias, sentindo-se mais disposto e de bom humor.

Você pode assistir filmes, cultivar plantas, aprender uma nova língua, brincar e ensinar truques ao seu animal de estimação, aprender a tocar algum instrumento musical ou então se inspirar naqueles programas de culinária e deixar o “masterchef” que existe em você brilhar na cozinha.

Descubra o prazer da leitura

Além de ter um hobby, é uma boa ideia descobrir o prazer da leitura. Isso porque o livro tem o pode de distrair, aliviar as emoções negativas, ensinar coisas novas e relaxar a sua mente. O melhor de tudo é que não faltam opções. Há para todos os gostos: suspense, aventura, fantasia, ficção etc. “Ah, mas eu não tenho livros físicos em casa ou então já li todos os que tenho comigo. Como faço?”, você pode estar se perguntando.

Nesse caso, há uma solução bem simples que pode ajudá-lo: o Kindle Unlimited. Esse serviço da Amazon permite que, por meio de uma assinatura mensal por menos de R$20,00, você tenha acesso a diversos livros, além de revistas, mangás e HQs para ler no celular, tablet ou computador a qualquer hora. Que tal a sugestão? 📚

Faça alguma atividade física

A atividade física é uma ótima pedida para eliminar as tensões, controlar o estresse e a ansiedade e, inclusive, melhorar a qualidade do sono. Por isso, tente fazer algum exercício com frequência. Aliás, há vários deles que podem ser feitos dentro de casa, sabia? Basta baixar alguns aplicativos de treinos e exercícios (como o 8fit, o Walking e o Nike Training Club) e seguir as recomendações deles. 

Passe mais tempo de qualidade com a família

Passar mais tempo com a sua família também pode ser de grande ajuda para cuidar da saúde mental. Porém, aqui não se trata de ficar mais minutos ou horas ao lado deles. Na verdade, o objetivo é aproveitar um momento especial, como um jantar ou uma noite de jogos, por exemplo, para compartilhar novidades, saber da rotina do outro, entender as necessidades que os demais têm e por aí vai.

Junte a galera virtualmente

Como você já deve saber, nesse momento de pandemia não é recomendado fazer ou participar de aglomerações. Porém, isso não significa que você precisa ficar sem ver os amigos, colocar a conversa em dia e matar a saudade. Longe disso!

Afinal, não faltam programas (como o Hangouts, o Skype e o Google Meet) nos quais vocês podem fazer uma videochamada com toda a turma ao mesmo tempo. E o melhor: eles são gratuitos e fáceis de usar! É só combinar com a galera o dia e a hora que dá certo para todo mundo participar e aproveitar esse momento para se distrair, conversar com pessoas que você gosta e, é claro, rir bastante.

Procure por terapia online

Por fim, se você não está se sentindo bem consigo mesmo, não consegue desabafar com a família ou até já identificou sintomas de que algo está errado (como preocupação excessiva, insônia, fome descontrolada, crises de choro etc.), procure por terapia online.

Durante a pandemia, muitos psicólogos começaram a atender virtualmente os pacientes. Alguns por meio de plataformas específicas que prestam esse serviço, enquanto outros fazem uso justamente das ferramentas que citamos no tópico anterior. Essa é uma forma de você ter um acompanhamento especializado para cuidar da saúde mental sem precisar se aventurar fora de casa.

Vale mencionar ainda que muitos desses profissionais cobram preços mais em conta nessa modalidade. Assim, eles podem ajudar mais pessoas a passarem por esse momento difícil e recuperarem o bem-estar e o prazer de viver.

Viu só como pequenas mudanças na sua rotina podem ser exatamente o que você precisa para cuidar da saúde mental e evitar doenças que afetam o seu psicológico? Portanto, nada de negligenciar a importância de cuidar de si mesmo e respeitar os seus limites emocionais. Ao contrário, comece a colocar as sugestões em prática e veja a mudança (para melhor) no seu bem-estar! 🙆🏼‍♂️

Aproveita e compartilha com a gente se você tem alguma outra dica do que fazer para encarar esse período de forma mais leve e dar mais atenção à saúde mental!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades