Medo de falar em público: 3 dicas de como trabalhar essa questão

Você é daqueles que perdem até o sono só de imaginar que precisa apresentar um trabalho escolar na frente dos colegas? Olha, a insegurança é realmente natural na hora de expor opiniões ou conhecimentos. Mas o medo de falar em público significa que existe a necessidade de sair do lugar para atingir voos mais altos.

Se você, por exemplo, entrar muito nervoso em uma entrevista de emprego, saiba que dificilmente será contratado. É super importante transmitir segurança ao apresentar as suas ideias, passando tranquilidade e convicção por meio das ações e da fala.

Para causar uma boa impressão nas pessoas, destacamos no texto três dicas infalíveis para você falar em público e dar conta do recado. Confira!

1. Ter foco na preparação antecipada

Vamos supor que você vai apresentar o resumo do capítulo de um livro sobre a literatura brasileira. Caso não domine o assunto, o melhor a fazer é se preparar com antecedência para não pagar mico, concorda?

Por isso, vale a pena organizar um roteiro com os pontos mais importantes a abordar na apresentação. Assim, você garante calma e segurança sobre a ordem dos assuntos em pauta. #Tranquilidade #Segurança

É preciso ser humilde para reconhecer que não dá para apresentar um trabalho desse tipo no improviso. Ensaie como agirá durante o evento usando estratégias como, por exemplo, ficar em frente ao espelho e emular uma interação com os colegas.

Se possível, tente gravar o ensaio com a câmera do seu smartphone. Essa é uma boa maneira para avaliar como você está se comportando e analisar modos de se expressar melhor. Pode parecer meio esquisito, mas a prática ajuda bastante.

2.Trabalhar a linguagem corporal

Você já prestou atenção em como os repórteres e apresentadores de TV se comportam quando dão uma notícia? Eles fazem gestos e expressões faciais que mostram a importância do assunto mostrado ao público.

Portanto, é bom você observar jornalistas e grandes palestrantes apresentando informações na comunicação com as pessoas. Se não tem paciência para ver um telejornal, pesquise no YouTube e veja exemplos de como esses profissionais encantam a audiência.

Bons exemplos são ótimas referências para trabalhar a linguagem corporal de forma correta. Já pensou ficar na frente dos colegas tremendo como se tivesse com um revólver na cabeça? Com certeza eles vão rir de você! #VexameTôFora

Fala sério, ninguém merece ter que passar por um papelão desse, concorda? Então é melhor você tomar coragem e encarar o medo de falar em público de frente. Um bom passo para atingir esse objetivo é ser um craque da linguagem corporal.

3. Investir em cursos de oratória

Deixamos essa dica valiosa para o final, porque ela é muito importante. Sozinhos, nem sempre somos capazes de superar as dificuldades; pedir ajuda a pessoas experientes é um excelente caminho para o sucesso na carreira. #ExperiênciaÉTudo

Um curso de oratória pode auxiliar muito na evolução da linguagem corporal, na adoção de técnicas para memorizar informações com mais facilidade e no desenvolvimento de um roteiro de uma apresentação simples.

É um treinamento que entrega os recursos ideais para vencer o medo de falar em público o mais rápido possível. Logicamente, você precisa se esforçar e fazer a sua parte para colocar em prática os ensinamentos.

Se está pensando no seu futuro profissional, vale a pena conferir as quatro principais vantagens de fazer um curso de oratória. Afinal, o conhecimento é fundamental para vencer desafios!

Share the Post:

Related Posts