fbpx
   

Nos dias de hoje, sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e seletivo também 😨. Muitos profissionais buscam por vagas de emprego, tendo que sair na frente de outros candidatos com um caprichado currículo e um resumo profissional bem escrito. Mas, afinal, o que é um resumo profissional e de que maneira esse documento […]

Nos dias de hoje, sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e seletivo também 😨. Muitos profissionais buscam por vagas de emprego, tendo que sair na frente de outros candidatos com um caprichado currículo e um resumo profissional bem escrito.

Mas, afinal, o que é um resumo profissional e de que maneira esse documento pode ajudar na conquista da tão sonhada vaga de emprego?

Para ensinar você a criar um ótimo resumo profissional, vamos listar 5 passos que são essenciais no preparo do documento de maneira simples e eficaz 😃!

Entenda o que é o resumo profissional

Pode-se dizer que o resumo profissional é uma síntese de suas experiências — que precisam estar logo no início do currículo. Em geral, elas aparecem posicionadas após as informações pessoais e os objetivos do candidato.

Os dados devem ser claros, concisos, diretos e escritos em um texto curto, que possa ser lido pelo recrutador em aproximadamente dez segundos 😉. O contratante precisa saber se aquele perfil de candidato corresponde aos critérios da empresa.

Aprenda como fazer um resumo profissional

Montar um resumo profissional de acordo com aquilo que o mercado de trabalho pede é mais simples do que você imagina 😏. Sendo assim, basta seguir os passos que listados a seguir!

1. Prepare um esquema

Antes de começar a escrever o resumo profissional, a dica é fazer um esquema do que você pretende listar. Ou seja: esse processo vai permitir que se coloque no papel todas as informações imprescindíveis sem necessariamente haver uma ordem 🤨. Então, organize os dados na forma de tópicos ou em texto corrido. Vale lembrar que a recomendação é ultrapassar 300 palavras.

2. Destaque sua formação

É importante falar sobre a formação profissional no resumo. Para inserir esse dado no texto, aposte em termos curtos e sem floreios. Ao citar o nome da instituição na qual se formou, por exemplo, utilize siglas para agilizar o processo de leitura ✍️.

3. Valorize suas habilidades extras

Não deixe de dizer sobre suas habilidades extras 👈. Citar idiomas e aptidões relativas a determinadas funções é muito importante para mostrar que você tem um diferencial profissional. Entre um candidato que se comunica somente na língua nativa e outro que fala dois ou mais idiomas, certamente o recrutador vai preferir o segundo, não é mesmo? 

4. Informe sobre os resultados já obtidos

Destacar alguns dos resultados positivos que você teve em outros empregos é uma atitude bastante sábia 😊. Entretanto, mencione apenas o que é necessário para o cargo pretendido. A ideia é transmitir conhecimento e maturidade ao entrevistador, sem que haja excesso de informações.

5. Não se esqueça da revisão

É muito importante revisar o texto do resumo profissional antes de colocá-lo no currículo, pois assim você corrige eventuais erros de gramática, coesão ou coerência. Caso tenha dificuldades ao repassar o conteúdo, basta pedir a um familiar, amigo ou mesmo ex-colega de trabalho para ajudá-lo 😉.

Enfim, se for bem elaborado, o resumo profissional tende a aumentar suas chances de seguir para as próximas etapas da seleção e conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Portanto, empenhe-se em fazer um belo texto 😍!

Agora, que tal descobrir quais são as 7 profissões que vão ajudar você a entrar no mercado de trabalho? Boa leitura e até a próxima!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades