fbpx
   

Sabia que atualmente no Brasil 52 milhões de pessoas se dedicam ao seu próprio negócio? 😮 Aproximadamente um terço da nossa população é empreendedora. Ótima notícia para quem está buscando saber como trabalhar por conta própria, né? 👍 Mas não se engane, se fosse fácil todo mundo seguiria esse caminho. Quem encara esse desafio tem que […]

Sabia que atualmente no Brasil 52 milhões de pessoas se dedicam ao seu próprio negócio? 😮 Aproximadamente um terço da nossa população é empreendedora. Ótima notícia para quem está buscando saber como trabalhar por conta própria, né? 👍

Mas não se engane, se fosse fácil todo mundo seguiria esse caminho. Quem encara esse desafio tem que estar disposto a trabalhar muito para alcançar seus objetivos. E a gente gosta é de coisa boa, né galera?

Neste texto, vamos explicar como trabalhar por conta própria e dar 6 dicas essenciais para quem pretende começar a empreender. Não vai perder essa chance! #partiu! 🏃🏻‍♀️

Por que devo aprender como trabalhar por conta própria?

A mentalidade do empreendedor deve ser: “gasto 8 horas por dia para deixar alguém rico, por que não devo trabalhar 8 horas por dia para me tornar rico”? Ser dono do próprio negócio permite conquistar aquilo que muitos desejam: liberdade para sair com os amigos, investir em seu patrimônio, tirar a CNH, viajar…

Confira nossas dicas para montar seu empreendimento e começar logo a trabalhar por conta própria.

1. Veja se você tem o perfil empreendedor 👨🏻‍💻

Sabe aquele cara empolgado? Fala toda hora do seu trabalho, adora o que faz, tem paixão para levar suas ideias ao fim e pra ele não existe tempo ruim. É uma questão de perspectiva: o perfil de quem busca empreender exige que a pessoa não se deixe abalar por fracassos, comentários e desmotivação. Tem que ter coragem, força de vontade e paciência.

Agora, nada impede que você mude sua postura e assuma esse tipo de perfil, concorda?

2. Elabore seu plano de negócios 📈

O plano de negócios é um documento super importante para quem vai começar uma empresa. Nele você descreve os detalhes do seu negócio, os objetivos e os passos necessários para alcançá-los. Não se limite a montar uma “lista de desejos”, tá legal? 😋

Este planejamento 📝 deve ser construído se baseando em dados e pesquisas reais. Assim, a sua empresa tem mais chances de dar certo, pois não será baseada em “achismos”.

3. Pesquise e conheça o mercado em que pretende atuar 💻

Você deve pesquisar sobre os seus clientes, como é a concorrência no setor em que quer atuar e como pretende trabalhar com os fornecedores. Para iniciar o seu negócio vai precisar saber:

  • frequência com que os clientes costumam consumir seu produto ou serviço;
  • faixa etária e nível social dos clientes;
  • preço praticado pelos concorrentes;
  • o diferencial do seu produto ou serviço;
  • prazos dos fornecedores;
  • seu prazo de entrega.

4. Procure se especializar 👩🏾‍🎓

O curso profissionalizante vai dar uma boa base para ter uma ideia de como trabalhar por conta própria. Conhecimento nunca é demais, estude sempre que possível e aproveite as oportunidades de se especializar também por meio de cursos online.

5. Monte seu planejamento financeiro 💵

Anote tudo o que envolva dinheiro. Gastos, investimentos (maquinário, aluguel, utensílios, móveis…), parcelamentos e lucro. O curso profissionalizante na área administrativa vai ajudar também a montar suas planilhas e a deixar seu financeiro organizadinho.

6. Construa uma estratégia de marketing 👨🏼‍🏫

Descreva com detalhes aquilo que pretender vender:

  •  tamanho;
  •  cores;
  •  peso;
  •  preço;
  • qualidades;
  • embalagens;
  • rótulo.

Procure responder às seguintes perguntas para ter uma estratégia de marketing realmente eficiente:

  • Venda em loja física ou online?
  • Como será o frete?
  • O preço está compatível com o produto?
  • Qual diferencial para os concorrentes?
  • Como mostrar aos clientes que meu produto está disponível?

Por que investir em conhecimento é importante para ser um empreendedor de sucesso? 🤔

Quanto mais conhecimento tem sobre o seu negócio e empreendedorismo, mais fácil será gerenciar a empresa. Mesmo com toda a qualidade do seu atendimento e produto, o que mais passa credibilidade para os clientes são as certificações.

Viu que não é problema aprender como trabalhar por conta própria? Basta ter planejamento e disposição, afinal, quem é dono do próprio negócio tem que se dedicar muito mais que um funcionário, mas as vantagens são ilimitadas!

Se gostou do texto, vai curtir também este outro em que falamos sobre tudo o que precisa para trabalhar e ganhar uma boa grana pela internet. Até a próxima! 🖖

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades