Você sabe o que faz um auxiliar administrativo, migles? 🤔 Aposto que já viu um monte de vagas de emprego para essa função e sentiu uma enorme curiosidade! Afinal, se os empregadores estão sempre em busca de auxiliares, deve ser um cargo bem importante, certo? E pode ter certeza: é importante, sim! São pessoas indispensáveis […]

Você sabe o que faz um auxiliar administrativo, migles? 🤔 Aposto que já viu um monte de vagas de emprego para essa função e sentiu uma enorme curiosidade! Afinal, se os empregadores estão sempre em busca de auxiliares, deve ser um cargo bem importante, certo?

E pode ter certeza: é importante, sim! São pessoas indispensáveis pra organização da empresa. É um serviço superdinâmico, com tarefas como ler e responder a e-mails, recepcionar e orientar o público, anotar e registrar informações e por aí vai. 👩🏻‍💻

Neste texto, vamos mostrar tudo o que faz um auxiliar administrativo, para tirar suas dúvidas e mostrar como pode ser uma carreira bem promissora. 🚀 Bora pra leitura? 📖

Como está o mercado pra área de auxiliar administrativo?

O mercado de trabalho está sempre de olho 🕵🏽 nos bons profissionais e tem muitas vagas a serem preenchidas. Isso acontece porque qualquer empresa que procura manter a organização e regularidade no atendimento ao público e controle de materiais de escritório, por exemplo, precisa de auxiliares administrativos eficientes.

Então, é possível trabalhar nesse cargo em qualquer ramo e em companhias de todos os portes — desde as grandes multinacionais, passando pelas médias empresas e até mesmo os pequenos negócios familiares precisam de agilidade e eficiência na administração, concorda?

O que fazer pra vencer a concorrência nas vagas de auxiliar administrativo?

Se está pensando que a concorrência pode frustrar seus planos de conseguir o tão sonhado emprego ou mesmo crescer nessa carreira, lembre-se de que estudar em bons cursos pra garantir certificados de alta credibilidade é a melhor forma de se destacar. 🗞

Em um curso de auxiliar administrativo, por exemplo, você vai aprender muitas coisas que vão além da rotina de escritório e levar dicas valiosas pra garantir sua vaga! É importante que o empregador perceba que você deseja ser um bom funcionário e que quer se aprimorar como profissional, não é mesmo?

Então, procure se qualificar sempre que possível e fique de olho nas oportunidades de estudar on-line. É uma boa ideia pra quem precisa de horários flexíveis e quer sair na frente dos concorrentes na hora da entrevista de emprego. 🏃🏽‍♀️

Quais os requisitos pra ocupar uma vaga de auxiliar administrativo?

Você deve ter conhecimentos em informática básica e internet e ter completado ou estar cursando o ensino médio. É claro que as melhores empresas serão mais exigentes e vão pedir outras certificações, como Excel, digitação rápida e algum nível de estudo em línguas estrangeiras e finanças. 💻

Além disso, um cargo com tantas responsabilidades quanto o de auxiliar administrativo exige muita proatividade, vontade de aprender novas coisas, interesse pela função e identificação com a empresa. Então, fique atento, porque características como essas são fundamentais pra você se tornar um profissional de sucesso! 😁 #ficaadica!

Mas, afinal, o que faz um auxiliar administrativo?

Já falamos um pouquinho sobre algumas das responsabilidades do auxiliar administrativo, não é verdade? Agora, vamos detalhar mais suas funções e mostrar como são essenciais para o bom funcionamento da empresa ⚙️.

Receber e enviar documentos

É o auxiliar administrativo quem recolhe as correspondências ✉️, as distribui, busca e entrega contratos, informa aos outros empregados sobre os contracheques, digitaliza e arquiva documentos e até mesmo redige as atas das reuniões.

Protocolar documentação

Trata-se de reunir toda a documentação — cópias, originais e assinaturas, por exemplo — de um processo na empresa. 🗂 Isso quer dizer que as decisões, novas instruções, normas e regras, negociações e outros atos formais tornam-se oficialmente legais.

O livro de protocolo contém toda a informação protocolar da empresa e, geralmente, é preenchido por funcionários como o auxiliar administrativo. Então, já deu para perceber que precisa ter um certo nível de organização pra conseguir fazer um bom trabalho, né?

Se você deixa a desejar quando o assunto é se organizar, é melhor já começar a mudar de postura, viu? Não importa qual carreira você vá seguir, pois essa é uma qualidade muito importante pra qualquer profissional.

Uma dica? Comece a usar agenda física e on-line pra ter controle sobre sua grana 💵, seus horários e seus gastos. 📔 É um exercício de paciência e que exige prática, mas vai ajudar muito no fluxo da sua rotina.

Recepcionar o público

Sorriso no rosto, tom de voz adequado (não precisa gritar, mas também não deve sussurrar, entende?) e educação, é claro. Com certeza, você gosta de receber um atendimento #top quando está no rolê com os amigos ou quando vai comprar alguma coisa no shopping.

Então, capriche na simpatia e receba as pessoas como gostaria que te recebessem. Muitas empresas, como hotéis, restaurantes, hospitais, salões de beleza e comércio em geral, precisam de pessoas que gostem de atender o público para ajudar na linha de frente, uma função muito importante!

Ajudar no controle da gestão administrativa

Reparou que ser versátil é o que faz o auxiliar administrativo ser considerado um bom profissional? Ter capacidade para aprender coisas novas e assumir várias responsabilidades são habilidades que precisam ser desenvolvidas para ajudar na administração da empresa.

Você pode agregar valor sugerindo ações como pesquisa de satisfação do cliente e do público interno, confraternizações 🎉 e reuniões de feedback 📊. Outra maneira de facilitar a vida dos gestores é tendo rapidez nas tarefas.

“Antes feito do que perfeito” é um ditado que pode motivar aquelas pessoas que acabam gastando tempo demais em coisas simples de fazer.

Responder a e-mails

Uma das primeiras coisas que você vai fazer em sua rotina de trabalho é abrir o e-mail e filtrar todos na caixa de entrada. 🖥 Excluir os spams e publicidades, encaminhar as mensagens prioritárias para as pessoas corretas e ler todo o conteúdo de interesse do seu setor.

Depois disso, deve caprichar na redação dos e-mails de resposta, com o português sempre afiado. Colocar o texto em um corretor ortográfico como o Word evita que erros passem despercebidos na hora da revisão. Mais uma dica #tooop, viu? 🤩

Preencher formulários e planilhas

O conhecimento em Excel é básico, gente! Toda empresa faz algum tipo de controle de gestão usando planilhas e formulários. De início, é bom que saiba construir tabelas, mesclar células e outras funções mais simples.

É importante que procure obter certificados para operar esse programa, pois isso torna o candidato diferenciado. Nos cursos, você vai aprender a desenvolver fórmulas e construir gráficos 📈, ou seja, funções mais específicas do Excel.

Organizar documentos

Veja alguns documentos que devem ser organizados ou arquivados pelo auxiliar administrativo 📑. Repare bem que não era exagero quando falamos sobre versatilidade e organização! Algumas empresas, como escritórios de contabilidade ou de advocacia e cartórios, lidam com um volume enorme desses documentos, além de muitos outros.

  • contas a pagar;

  • correspondências;

  • contratos;

  • notas fiscais de compra e venda;

  • memorandos;

  • atas;

  • certidões;

  • protocolos.

Emitir notas fiscais

Empresas de médio e grande porte já fazem toda a emissão de notas fiscais por sistemas digitais, mas as notas físicas ainda são muito comuns. O que faz um auxiliar administrativo ser ágil para emiti-las, não importa se virtuais ou preenchidas a mão, é ter as informações necessárias 📝 sempre próximas, para que possa consultar:

  • o que é o produto ou serviço;

  • valor unitário;

  • quantidade;

  • valor total;

  • CNPJ da empresa e do cliente;

  • endereço da empresa e do cliente;

  • valor do frete, se for o caso;

  • valor de impostos;

  • valor de descontos.

A nota fiscal comprova a qualidade do produto ou serviço e garante que o cliente tenha direito de registrar qualquer ocorrência nos órgãos de proteção ao consumidor. Também é essencial na hora de fazer a contabilidade e as declarações de renda da empresa.

É importante exigir nota fiscal para possibilitar que benefícios sociais sejam realizados por meio do recolhimento de imposto, não é verdade? Afinal, todo mundo sai ganhando nessa história!

Participar de reuniões

As reuniões são rotineiras 👨🏽‍⚖️ na vida do auxiliar administrativo, sabia? Ele é o responsável por redigir atas, distribuir materiais impressos, preparar a sala e o datashow e até passar um cafezinho para deixar o clima mais amigável, se achar necessário. ☕️

Nessas ocasiões, saber escutar é um excelente jeito de aprender sobre assuntos tratados nas mais diversas áreas e cargos da empresa. Responda quando perguntado, mas não se acanhe. Se acha que pode colaborar com uma informação ou sugestão, não guarde para você — mas evite ficar interrompendo e atrapalhando com comentários desnecessários, ok?

Cadastrar informações

Essa tarefa pode não parecer muito empolgante e dinâmica, mas é muito importante para o crescimento de qualquer empresa. Por isso, faça-a com calma e atenção. O cadastro de clientes e a pesquisa de satisfação, por exemplo, fornecem dados sobre o perfil de consumidor que o estabelecimento tem. Veja o que deve ser cadastrado em relação aos clientes:

  • faixa salarial média;

  • lugares que frequentam;

  • idade média;

  • o que gostam de fazer;

  • o que acharam do atendimento ou do produto;

  • se voltariam para novas compras.

Esses dados vão ser usados para fazer realizar um bom pós-venda, atendimento adequado em caso de garantia e também para planejar e divulgar novas promoções.

Qual é a média salarial do auxiliar administrativo?

Segundo o SINE (Site Nacional de Empregos), a média salarial para essa profissão é de R$ 1.325,00. O pagamento pode variar de R$ 834,00 a R$ 2.101. 💵 Para quem procura uma área para atuar e crescer, é um bom salário, fala sério!

Dá para sair todo fim de semana com os amigos e ainda juntar uma boa grana para continuar estudando e obtendo certificados e diplomas, não é mesmo?

Agora que entendeu o que faz um auxiliar administrativo, que tal preparar o currículo e se candidatar para algumas vagas nesse cargo? Você vai precisar de atitude para vencer a vontade de ficar em casa assistindo a séries e mandando áudio no WhatsApp. 😅 Bora encarar o desafio? 😉

Deixe seu comentário aqui no post e nos conte o que achou dessa profissão e se vai mesmo levar a ideia a sério. Até mais! 🙋🏽‍♂️

 

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades