Os influenciadores digitais têm chamado atenção, apresentando seus textos e/ou vídeos nas redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube. A popularidade desses digital influencer é tanta que muitos transformaram o hobby em profissão, e hoje em dia vivem do dinheiro conquistado com as propagandas de seus canais, parcerias e patrocínios.
A Kéfera Buchmann, por exemplo, tem três livros publicados, participou de diversas peças e filmes, ganhou dois prêmios brasileiros pelo seu trabalho como youtuber, e uma indicação como personalidade feminina brasileira no Kids’ Choice Awards (premiação de cinema, televisão e música americana, criada em 1988, pelo canal de TV a cabo Nickelodeon).
Além disso, a garota acumula mais de 11 milhões de inscritos no seu canal do YouTube e 11,9 milhões de seguidores no Instagram. O sucesso da curitibana é enorme, mas qual será a fórmula dela e de tantos outros famosos das redes sociais?
Pensando em solucionar essa questão e ainda dar aquela mãozinha para que você se torne uma influencer de sucesso como a Kéfera, decidimos reunir 6 dicas fundamentais para você dar início a uma carreira na internet. Confira!
1. Determine com quem você vai falar
O primeiro passo para se tornar uma digital influencer de sucesso é definir quem você quer alcançar com suas publicações — pode ser meninos que curtem games, meninas que amam maquiagens, adolescentes que são apaixonados por música, jovens que querem arrasar no ENEM etc.
Então, quando descobrir com quem quer falar, você poderá criar os conteúdos adequados para essas pessoas e ter um retorno bacana.
2. Crie um conteúdo de qualidade
Assim que você definir as pessoas que deseja alcançar, é importante focar na criação de conteúdo de qualidade. Isso por que, diante de tantos influenciadores e de tanta informação na internet, o que vai permitir que você tenha sucesso é justamente um conteúdo interessante e original, que se destaque dos demais.
Além disso, o foco do conteúdo deve ser um assunto que você domine, goste de falar e que traga felicidade. Pois, diferentemente do que alguns acreditam, ser influencer demanda tempo e conhecimento, sendo um trabalho como qualquer outro. Desse modo, é importante que você esteja feliz em seguir com esse sonho — pois isso (sim) é capaz de conquistar as pessoas!
Ah! E não deixe de prestar atenção na importância do conteúdo que é compartilhado. Para ter certeza de que ele chama a atenção dos internautas, busque a opinião dos seus amigos e faça testes. Somente assim você vai saber se o compartilhamento vai trazer resultados positivos.
3. Mantenha um bom relacionamento com influencers de sucesso
Saiba quem são os principais influenciadores do seu ramo (moda, beleza, games, estudos etc.) para propor parcerias que permitam que vocês, de vez em quando, trabalhem juntos. Mas tome cuidado! Existem muitas formas de se fazer isso e ficar comentando a mesma coisa em todas as redes sociais não é uma delas, hein?
Ao usar o YouTube, o ideal é que você grave um vídeo ao lado do influenciador escolhido. Caso você tenha um blog, escrever e publicar artigos/posts em blogs de outras pessoas ou empresas é a melhor forma de atrair mais visitantes para o seu site, aumentando as chances de atingir um público que ainda não conhece o seu trabalho.
Por outro lado, se a ideia é utilizar redes sociais como Instagram e Facebook, os sorteios são a melhor pedida — isso por que eles permitem que influenciadores reúnam seus públicos e alcancem ainda mais seguidores por meio das regras do sorteio. E quem não gosta de um sorteio, não é mesmo?
Contudo, vale lembrar que não basta somente o influencer ser famoso, ele precisa falar das mesmas coisas que você! Afinal, de nada adianta se aliar a um influenciador com seguidores que não vão se interessar pelo conteúdo do seu canal, pois não se interessam pelo seu assunto.
4. Avalie a repercussão do que foi postado
Medir os resultados obtidos é uma das ações infalíveis para quem deseja se transformar em um influencer de sucesso. Isso por que a avaliação direcionará você! O que não teve um bom alcance, ou não repercutiu da maneira que você estava planejando, deve ser repensado.
Por isso, não deixe de reservar um tempinho para avaliar os dados do conteúdo que você preparou. Assim, você vai ser capaz de verificar quais pontos devem ser modificados, e que melhorias podem ser feitas para corrigir as falhas anteriores.
Se tiver dificuldades para realizar a análise, o próprio Instagram pode ajudar, já que se você transformar o seu perfil pessoal em comercial, todos os dados ficam disponíveis em um clique — permitindo que você acompanhe o crescimento do seu perfil, preste atenção nos resultados das suas publicações e conheça os seus seguidores.
5. Utilize as redes sociais com sabedoria
Se no passado o famoso boca a boca já era capaz de conquistar as pessoas, com a chegada das redes sociais, as palavras se tornaram ainda mais poderosas. Isso por que a internet deu voz aos consumidores que mostram, na rede, os produtos que compraram e gostaram, indicando aos seus contatos.
Por isso, para ter sucesso é importante criar muitas postagens que conversem diretamente com os seus seguidores. Uma boa forma de fazer isso é buscar informações em perfis com a mesma proposta que o seu. Entender o que deu certo para os outros pode ajudar a conquistar ainda mais seguidores para você!
Não se esqueça que quanto mais envolvidos estiverem os seus seguidores, mais chances você tem de ter o seu conteúdo compartilhado e, consequentemente, aumentar o número de pessoas que alcança.
6. Pense como uma empresa e aumente sua influência
Para ser um digital influencer de sucesso é importantíssimo que comece a pensar em você, no seu blog ou canal como se fosse uma empresa. Isso significa descobrir maneiras de fazer dinheiro com o seu conteúdo!
Mas, antes de colocar isso em prática, é fundamental que você se pergunte: eu realmente consigo influenciar as pessoas? Eu já consegui levar os meus seguidores a fazer algo, como comprar produtos, participar em votações, entre outros? Fazer essas perguntas é essencial para descobrir se as pessoas realmente estão seguindo as dicas apresentadas em seu canal ou seu blog.
Pois, caso você ainda não tenha esse “poder”, isso indica que precisa chamar mais a atenção dos seus seguidores com conteúdos que realmente sejam diferentes. Por outro lado, se a influência é real, isso significa que você pode começar a buscar marcas que tenham ligação direta com a sua mensagem e público para fechar parcerias.
No entanto, é importante lembrar que, para se destacar no mercado, é fundamental chegar com uma proposta criativa até as empresas com quem você pretende se relacionar, hein? Nada de sair queimando o seu filme pedindo brindes por aí!
Se animou para tentar uma carreira como um influencer de sucesso? Então leia e releia bem este texto antes de se jogar nesse processo! Boa sorte!