Um dos grandes desafios da vida de estudante 📚 é desenvolver a habilidade de como trabalhar em grupo, não é mesmo? Organizar várias pessoas pode ser mais difícil do que fazer um trabalho sozinho, mas estar em um grupo desenvolve muitas habilidades importantes para sua vida pessoal e profissional. 👩‍⚖️ Nesse tipo de trabalho é possível exercitar a […]

Um dos grandes desafios da vida de estudante 📚 é desenvolver a habilidade de como trabalhar em grupo, não é mesmo? Organizar várias pessoas pode ser mais difícil do que fazer um trabalho sozinho, mas estar em um grupo desenvolve muitas habilidades importantes para sua vida pessoal e profissional. 👩‍⚖️

Nesse tipo de trabalho é possível exercitar a liderança, aprender a se comunicar 🗣 melhor e trocar conhecimentos com pessoas que vivem experiências diferentes das suas. Por isso, vale a pena enfrentar as dificuldades e aproveitar os benefícios do trabalho coletivo. 🤝

Pensando nisso, separamos 8 dicas para você não ter dúvida de como trabalhar em grupo com mais facilidade. Vamos para a leitura? 📖

1. Desenvolva o autoconhecimento

Para se relacionar bem com os outros, é fundamental que você se conheça e se relacione bem consigo mesmo. É importante, por exemplo, identificar o que irrita você em uma atividade de grupo. Assim, fica mais fácil prevenir situações ruins ou manter a calma quando elas acontecerem. 👼🏽

Se conhecer bem ajuda na autoestima e dá mais segurança para interagir em grupo. Imagine que durante a atividade uma dúvida surge e você sabe exatamente a resposta para o problema. Concorda que a insegurança pode prejudicar a sua explicação 👩🏽‍🏫 para os colegas?

Quando nos sentimos intimamente confiantes, fica muito mais fácil falar sobre algo que a gente conhece ou gosta. Mas não quer dizer que timidez seja um defeito, viu 🤭? Se você se comunica com clareza e prefere ouvir do que falar, tudo bem! Só não deixe passar as oportunidades de se expressar e ajudar o grupo com seus conhecimentos.

2. Conheça seus defeitos

Outro ponto importante é conhecer os defeitos que podem atrapalhar a sua participação. Isso faz parte da busca pelo autoconhecimento, não é mesmo? Se você tem um perfil de liderança muito forte e costuma assumir uma postura de cobrança em relação aos outros, por exemplo, pode ser interessante melhorar isso para não gerar conflitos.

Quando cada membro do grupo conhece seus pontos fortes e fracos, o trabalho fica mais eficiente 🏅. Dessa forma, todos já sabem o que podem fazer para contribuir na tarefa e também identificam os pontos com os quais precisam tomar cuidado para não causar mal-estar ou atrapalhar o andamento do trabalho.

Também existe a possibilidade de que você tenha defeitos que não conheça. Por isso, separamos alguns hábitos que podem dificultar o convívio com outras pessoas e prejudicar seu aprendizado de como trabalhar em grupo.✌🏼

Interromper a fala das pessoas

Muitas pessoas nem se dão conta do quanto fazem isso 🤐. “Cortar” as pessoas enquanto elas falam alguma coisa, de caráter pessoal ou não, é muito irritante e, geralmente, contribui para deixar o ambiente desorganizado e ruidoso. 🙄

Excesso de crítica

Não seja a pessoa reclamona do grupo #ficaadica! Se algo está errado aponte o erro, mas apresente uma solução alternativa ou colabore para que juntos possam contribuir mais para o trabalho.👏

Atrasos frequentes

Se quer aprender como trabalhar em grupo, precisa ter a consciência de que a responsabilidade com o resultado é de todos os integrantes. Se está sempre correndo 🏃‍♀️ contra o relógio, isso pode significar que precisa de um pouco mais de organização.⏰

Sem contar que os outros participantes do grupo podem ficar incomodados com o tempo reduzido que os atrasados dedicam para a atividade. Melhor evitar, né? 🤷🏾‍♀️

Muita inspiração e pouca transpiração

Você é daquelas pessoas criativas, cheias de ideias e que conseguem buscar inspiração a qualquer momento 👩🏾‍🎨? Cuidado para que sua mente fértil não carregue seus pensamentos para longe do trabalho. 💭

Tenha pró-atividade, foco e use a imaginação para encontrar soluções inteligentes com os colegas. Transpiração é tão importante quanto inspiração, ou seja, trabalho duro 👨🏾‍🏭 tem o mesmo peso do trabalho criativo, certo?

3. Saiba escutar os outros

Essa é uma habilidade indispensável para quem vai trabalhar em grupo. Os participantes precisam ter voz 📢! Por isso, é muito importante abrir espaço para que todos expressem suas ideias — mesmo que você não concorde com algo, valorize o que seus colegas dizem 🙋🏿‍♂️. Até para discordar é preciso escutar com atenção e respeito o que eles estão falando. 👂

Muitas pessoas têm dificuldade para discutir ideias, pois ficam muito presas aos próprios pensamentos. Abrir a cabeça para novos pontos de vista é uma das melhores oportunidades que o trabalho em grupo traz. Assim, aproveite as experiências dos seus colegas e valorize o que eles trazem de bom. 🤙🏾

Além disso, exercite a humildade para reconhecer quando a ideia de outra pessoa é melhor que a sua. Muitas vezes, não é necessário descartar totalmente o que cada um falou: vocês podem entrar em um consenso e aproveitar o melhor de cada opinião, que tal? 😎

Quando isso não for possível e o grupo descartar sua ideia, não leve para o lado pessoal. Você pode contribuir em outras ações. A grande vantagem de trabalhar com várias pessoas é que há diversidade de opiniões e de talentos — assim, o que vocês fazem fica muito mais completo.

4. Tenha cuidado com a forma como se expressa

Para trabalhar em grupo, você precisa observar 🕵️‍♂️ a maneira como fala com as pessoas. Até mesmo um comentário positivo pode gerar um conflito se você usar um tom de voz inadequado 🔊, ou palavras que possam ser interpretadas de outra forma.

Se você quer evitar isso, exercite sua sensibilidade! Procure sempre manter a calma e evitar comentários grosseiros. Observe a reação das pessoas diante do que você fala e aceite se alguém disser que não se sentiu bem com a sua postura.

Além disso, sempre que precisar fazer uma crítica, fale com respeito e tranquilidade. Ao apontar um aspecto negativo, reconheça também os pontos positivos daquela ideia ou pessoa — isso alivia o tom da crítica e é um sinal de que você simpatiza com o seu colega.

A prática da comunicação não violenta (CNV)

Trata-se de uma linha de pesquisa que prega a eficácia da comunicação por meio de atitudes relacionadas ao respeito, cooperação e a empatia 😮. Se pretende aprender como trabalhar em grupo de forma realmente eficiente, não dá para deixar de lado essas dicas 💡. A CNV ajuda a contornar problemas como os listados abaixo.

  • distinguir observações das opiniões pessoais;
  • distinguir sentimentos das opiniões pessoais;
  • saber compreender o limite entre a exigência e o pedido;
  • saber a diferença entre estratégia e necessidade.

5. Aprenda a dividir tarefas

É muito importante que os participantes de um grupo confiem uns nos outros — já que algumas pessoas acham que apenas elas fazem um bom trabalho. Assim, acabam se sobrecarregando 🙍🏾 de atividades e deixam de compartilhar as tarefas com os colegas. E essa, definitivamente, não é a melhor forma de trabalhar em equipe! 🙅🏾

Para que vocês façam um bom trabalho e tenham sucesso, precisam estar em sintonia 😊. As informações importantes devem ser repassadas para todos, e o grupo sempre precisa ser consultado sobre decisões que afetem a tarefa. Para isso, façam uma divisão justa das atividades 🗂, de forma que ninguém fique sem fazer nada enquanto outras pessoas se responsabilizam por muita coisa.

Decidam no grupo quem vai fazer o quê, de acordo com as habilidades e interesses de cada um. Alguns se dão melhor fazendo a pesquisa, enquanto outros têm mais talento para trabalhos manuais 🔨, por exemplo. Trabalhar em grupo é muito bacana porque permite que vocês explorem os talentos de cada um e aprendam novas coisas.

6. Seja participativo

Às vezes, o trabalho coletivo dá a ideia de que não é preciso se esforçar tanto, já que existem outras pessoas com você. Não cometa esse erro! Para o sucesso do estudo, da pesquisa ou do trabalho, é fundamental que cada um faça a sua parte e contribua da melhor forma.

Por isso, participe! Cumpra suas tarefas com responsabilidade 👨🏿‍💻 e ofereça ajuda além do que ficou combinado para você fazer. A troca de experiências é uma oportunidade rica que você tem nesse trabalho — por isso, aproveite para ensinar algo aos colegas e aprender com eles.

7. Tenha paciência

Em alguns momentos, pode ser necessário respirar fundo para ter o controle da situação. Você pode se irritar com um colega grosseiro, com alguém que não fez a sua parte corretamente ou com o prazo 🗓 que está curto, por exemplo. Nessa hora, procure manter a calma e pensar em soluções.

Se você não está bem e corre o risco de falar algo chato, deixe a irritação passar antes de se expressar. Um conflito entre colegas pode colocar todo o trabalho a perder. Se precisar, peça a ajuda de um amigo mais tranquilo — ele pode dar ideias para resolver a situação sem brigas.

Veja algumas técnicas para manter a calma e a serenidade que comprovadamente funcionam. 👍🏽

Deixa pra lá

Muitas vezes, é melhor relevar certos comentários e assuntos para que não haja constrangimento no grupo. Observe mais a situação e pense duas ou três vezes antes de fazer algum comentário.

Meditação

Não precisa realmente de incenso e de escutar Enya, tudo bem 🧘🏼‍♀️?Mas é importante que pratique sempre que possível para conseguir resultados mais perceptíveis. O bom da meditação é que você pode fazer por conta própria ou em grupo — ótimo para conhecer novas pessoas.

Motivação na vitória

Se está perdendo a paciência e começando a criar ansiedade por causa de algo que não está dando muito certo, muita calma nessa hora! Procure mentalizar as situações em que conseguiu dar conta do recado. Afinal, você conhece bem a sua capacidade, certo? 😉

8. Invista na organização

A melhor forma de evitar problemas ao trabalhar em grupo é ter organização 📋. Se vocês se organizam bem, fica mais fácil cada um realizar a sua função e ver o objetivo acontecer. É interessante estabelecer algumas regras, como comparecer às reuniões e ter responsabilidade com o trabalho.

Além disso, proponha um cronograma! Ter prazos para cada etapa ajuda a coordenar melhor o grupo — cada integrante deve saber o que vai fazer e quando precisa terminar sua parte. Esse planejamento garante que tudo fique pronto até a data de entrega da atividade.

Viu como trabalhar em grupo pode ser muito gratificante? Agora que leu nossas dicas, você já sabe como melhorar seu relacionamento com os colegas e garantir que tudo seja feito da melhor forma. Assim, vocês aprendem juntos e entregam um ótimo trabalho! 🕺

Se curtiu o texto, vai gostar deste outro artigo em que explicamos tudo sobre o que é e como desenvolver sua inteligência emocional. 🖖

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