fbpx

Não há dúvidas de que o portfólio é cada vez mais utilizado para buscar uma boa colocação no mercado de trabalho. Afinal, ter um bom portfólio e experiência prática e técnica pode ser mais importante em algumas áreas que um currículo que apresente um curso de graduação formal.

Mostrar seu potencial ainda é um dos grandes desafios dos profissionais. O papel aceita muitos dados, porém, na prática, como é possível demonstrar habilidade e atitude, não é mesmo? Assim sendo, o portfólio é essencial, pois mostra todo o conhecimento do profissional sem a formalidade do currículo.

Se quer saber como montar o portfólio perfeito, basta continuar a leitura que contaremos tudo para você. Confira!

O que é um portfólio?

O portfólio é uma coleção de amostras de trabalhos já realizados por um profissional que revela suas habilidades e qualificações, assim como competências e experiências. Ele pode ser usado tanto para atrair clientes, fechar negócios e conseguir trabalho quanto para fins acadêmicos.

Veja, agora, dicas para a criação do seu portfólio!

Defina o objetivo

Defina qual é o objetivo do seu portfólio. Dessa maneira, ficará mais fácil montar a compilação de trabalhos ao seguir as próximas etapas. Qual é o objetivo? Ele vai:

  • servir para ajudar você a conseguir um bom emprego em uma agência de publicidade?
  • registrar seu progresso a fim de avaliar seu desenvolvimento de tempos em tempos?
  • ajudá-lo a divulgar seus produtos no caso de ter uma loja?
  • apresentar amostras de fotos tiradas em eventos se for um fotógrafo?

Escolha uma plataforma

É fundamental que o profissional da área de criação tenha um portfólio online devido às inúmeras possibilidades da internet e à facilidade de acesso que ela proporciona.

A internet permite deixar todo seu trabalho na nuvem, disponível para qualquer pessoa. Além disso, possibilita o envio de material gravado em CD ou DVD, ou ainda disponibiliza o link, facilitando a visualização do conteúdo.

Há muitas plataformas na internet para montagem de portfólios. Para isso, basta procurar aquela que melhor atenda às suas expectativas.

Se quiser criar um site, saiba que seu portfolio deve ter uma boa apresentação, assim como layout. A apresentação do portfólio deve ser simples, bonita e de fácil entendimento. Algumas plataformas online podem facilitar o seu trabalho!

Capriche no conteúdo

Antes de montar seu portfólio, escolha seus melhores trabalhos. Opte por aproximadamente 20 conteúdos, que sejam variados e que demonstrem do que você é capaz de fazer.

Outra dica é considerar que seu portfólio será visto em diversos dispositivos, tais quais notebook, desktop, celular ou tablet. Por isso, é importante que a resolução das imagens seja a melhor possível.

Além disso, evite usar termos difíceis, sendo um dos segredos da boa comunicação a utilização de palavras simples. Também é aconselhável não escrever frases que necessitem de alto nível de atenção. Portanto, evite parágrafos muito extensos, do mesmo modo que inversões, intercalações e encadeamentos complexos de ideias.

Mostre sua identidade

O cliente vai estar mais propenso a contratar os seus serviços se ele puder ver o que você faz e, consequentemente, já ter uma ideia do que pode esperar do seu trabalho.

Portanto, é importante destacar que o registro de sua trajetória profissional deve estar bem produzido e elaborado para revelar mais sobre sua identidade e causar uma boa impressão.

Na hora de escolher as cores que serão usadas no portfólio, é preciso ter bom gosto e bom senso para combiná-las.

Já a criação da capa é uma questão que se aplica aos portfólios impressos e digitais. A não ser que você trabalhe na área de design, não vai ser necessário se preocupar tanto em fazer uma produção bem elaborada na capa. Para tal, utilize um layout simples e adicione nome e contatos, como e-mail e telefone.

Destaque vivências práticas e teóricas

Pense em como seria interessante e útil ter uma compilação dos melhores trabalhos de toda sua experiência acadêmica! À medida que o tempo passa, você obtém vivências valiosas, como a elaboração e apresentação de conteúdos, avaliações, palestras e participações em seminários, certificados de cursos profissionalizantes e afins.

Entretanto, cuidado para seu portfólio não parecer um diário contendo todos os trabalhos com muitas informações e imagens de todos os conteúdos que você já produziu.

Organize bem

Se o objetivo é tornar os leitores do seu portfólio bons clientes, e essa é a intenção da maioria dos profissionais, é fundamental fazer de tudo para facilitar o trabalho deles.

Em vista disso, seja organizado e liste seus projetos de acordo com os itens (logos, sites, banners etc). Isso ajuda os futuros clientes a encontrarem exatamente a categoria que eles procuram.

Então, opte por deixar tudo bem distribuído, assim como limpo e legível. Pode não parecer, mas a organização acarreta pontos positivos para o profissional que deseja mostrar o melhor do seu trabalho!

Atualize sempre

Atualizar o conteúdo do seu portfólio é imprescindível, tanto para sua validade, quanto para a ordem de organização na exposição dos trabalhos.

Assim sendo, é recomendado destacar os conteúdos mais novos no início e somente depois colocar os mais antigos. Além disso, é importante direcionar para os trabalhos mais relevantes, tendo em vista o objetivo da vaga.

Também lembre-se de que as categorias costumam demonstrar seu conjunto de conhecimento e tornar ainda mais interessante sua apresentação.

Adquira conhecimento

Caso você ainda seja um estudante com pouca ou sem nenhuma experiência na área, não precisa se preocupar, uma vez que não é necessário colocar os trabalhos profissionais nesse caso.

Saiba que o portfólio também é um bom lugar para expor os trabalhos acadêmicos e voluntários. Entenda que todo conteúdo que possa demonstrar seu talento e sua experiência vão ser bem vistos, não esquecendo de dar créditos se os trabalhos forem feitos em grupo.

Agora que você já sabe qual é a importância do portfólio e como montar o seu, aproveite as nossas dicas e faça o melhor que puder. Lembre-se de que ele é um modo de entrar no mercado de trabalho pela porta da frente!

Para ler mais conteúdos interessantes, basta seguir a Jumper Cursos no Facebook e Instagram. Fique por dentro do que há de melhor em educação!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades