fbpx

Você tem o hábito de imaginar como vai ser a sua vida profissional em alguns anos? Fazer isso é bastante comum, principalmente para quem é jovem e está decidindo quais caminhos seguir. Nessas horas, um plano de carreira pode ajudar a conseguir uma visão muito mais clara do percurso.

Se você ainda não sabe exatamente o que é plano de carreira, não se preocupe. 🤯 Neste artigo, vamos mostrar por que ele é importante e, de quebra, listar etapas para auxiliar na criação do seu próprio planejamento. Para descobrir tudo a respeito do assunto, basta continuar lendo o post. 😄

O que é um plano de carreira e qual sua importância?

Lembra da história de Alice no País das Maravilhas? Em um momento em que Alice está conversando com o gato listrado, ele solta uma de suas frases sábias e enigmáticas: “para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Essa lógica faz todo o sentido quando falamos de vida profissional. Muita gente acaba sendo levada pelos acontecimentos, em vez de traçar sua própria rota. Isso pode trazer insatisfação e uma sensação constante de estar no lugar errado. 🤷‍♂️ 🤷‍♀️

Portanto, ter um plano de carreira é importante, mesmo que você ainda esteja no início da sua jornada. Dá para dizer que ele consiste em um documento que registra seus sonhos profissionais e tudo que você precisa para realizá-los. Trata-se de uma espécie de guia para que alcançar objetivos e garantir as melhores experiências na sua área de atuação.

Com um planejamento desse tipo, você evita a tomada de decisões erradas, feitas quase sempre no calor das emoções. Afinal, vai refletir em suas metas e ver se uma proposta faz ou não sentido com relação ao que se espera do futuro. Isso é ótimo na hora de escolher um curso, procurar um estágio ou tentar a vaga em uma empresa, por exemplo.

Mais uma vantagem de traçar um plano de carreira: mostrar às organizações do mercado que você está convicto sobre onde quer chegar. Essa certeza caracteriza uma pessoa determinada – qualidade valiosa que os recrutadores buscam no processo de contratação.

Como criar um bom plano de carreira?

O plano de carreira ideal tem algumas etapas, começando pela autoanálise, passando pelo planejamento e chegando até a prática. Continue lendo e veja quais são os passos que você deve dar para criar seu mapa profissional. 🗺

Faça uma avaliação pessoal

O autoconhecimento pode figurar como um grande aliado na hora de elaborar seu plano de carreira. Ao se conhecer a fundo, você identifica com mais exatidão o que deseja para o seu futuro, em quais áreas tende a atingir melhor desempenho e em que tipo de funções você seria alguém totalmente realizado.

Por isso, comece pensando em quais são suas qualidades pessoais e conhecimentos técnicos. Entenda também em que fase profissional você se encontra, se ainda está no início ou se já deu alguns passos. A partir daí vai ficar mais fácil visualizar os caminhos possíveis.

Defina seu propósito

Caso esteja buscando o sucesso profissional, lembre-se de que ele não tem ligação apenas ao valor que você pretende ganhar de salário ou ao posto conquistado dentro de uma empresa.

Realização significa, sobretudo, encontrar um propósito de vida e conseguir uni-lo ao seu trabalho. Então, que tal pensar no que de fato importa para você e como sua profissão é capaz de contribuir para isso?

Tenha metas claras

Pensar lá na frente costuma ser um desafio gigante, verdade? Tanta coisa pode acontecer ao longo dos anos, principalmente para quem é jovem…

Mas um bom plano de carreira exige metas claras de longo prazo. Depois de passar pela fase de autoanálise e compreensão do seu propósito, saber onde quer estar em 10 ou 20 anos talvez não seja mais tão difícil.

Descubra os passos necessários

Agora que tem convicção a respeito de onde quer chegar, é hora de saber quais caminhos precisa percorrer para garantir o sucesso. Que curso você deve fazer? Quais conhecimentos são necessários? E as qualidades pessoais que propiciam o desenvolvimento?

Além disso, pense em quanto tempo cada uma das etapas leva. Haverá necessidade de auxílio para investir recursos nos objetivos? #planejamentoétudo

Crie estratégias para alcançar os objetivos

Transferir os planos do papel para a prática é fundamental para alcançar seu futuro profissional dos sonhos. Portanto, a próxima etapa consiste em criar estratégias para ultrapassar cada desafio em seu percurso.

Você pode estipular datas para colocar algo em ação, fazendo um compromisso pessoal. 📅 Também é interessante adotar ações úteis para acelerar seu planejamento, como fazer networking, aprender um idioma por aplicativos ou fazer trabalho voluntário para aprimorar o currículo.

Se inspire em exemplos de sucesso

Ao longo da sua caminhada profissional, é normal que determinados obstáculos apareçam. Mas é importante não desanimar do plano de carreira.

Uma dica para se manter resiliente é se inspirar em casos de sucesso, ou seja, pessoas que já passaram pelas mesmas etapas e alcançaram seus objetivos.

Busque uma rede de apoio

Outro fator valioso para ajudá-lo na hora de montar e seguir um planejamento de carreira é a busca de uma rede de apoio para as metas.

Essa rede é composta por pessoas que podem dar dicas, conselhos, suporte em momentos difíceis e até mesmo abrir portas de oportunidades. Procure gente que se importa com você, como parentes, professores e supervisores no trabalho.

Procure as oportunidades certas

A última dica: encontre as oportunidades corretas. E quais são elas? As que têm a ver com seu planejamento e podem contribuir para que você chegue aonde pretende. Isso vale para cursos, palestras e vagas de emprego.

Ao participar de uma entrevista, dá para descobrir se a empresa proporciona chances de crescimento, por exemplo. Investindo em opções alinhadas aos seus sonhos, eles tendem a ficar cada vez mais próximos da realização.

Ter um plano de carreira leva você mais longe em menos tempo: o motivo para isso é que você vai saber, desde o início, qual é o seu alvo. Assim você não se perde, como a Alice no País das Maravilhas, hehe. 😆 Esperamos que este conteúdo o aproxime de um futuro profissional de sucesso!

Se curtiu o texto, deixe seu comentário! Qual das dicas você vai aplicar na hora de montar seu plano de carreira?

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades