fbpx

Você está no grupo de quem adora navegar nas redes sociais e passa um tempão rolando a timeline? Esse é um hábito supercomum, mas, para quem quer crescer profissionalmente, é possível usar essas plataformas para alavancar a vida profissional. Saber como usar o LinkedIn é um bom começo pra isso. Quer aprender? 😃 

Neste texto, você vai descobrir que essa rede social voltada para profissionais é ótima para se mostrar como um supertalento do mercado. Vamos dar várias dicas para você crescer e aparecer por lá, beleza? Então, é só continuar lendo para conferir.

Por que as redes sociais são importantes na vida profissional?

A maioria das pessoas só vê as redes sociais como um espaço para relaxar, compartilhar um pouco da própria vida e acompanhar o que acontece com amigos e personalidades. No entanto, nos últimos anos essas plataformas também se tornaram uma ponte entre os profissionais e as empresas.

Um exemplo disso é que a maioria dos recrutadores de organizações visita os perfis dos candidatos antes de fazer uma contratação.  👀 Além disso, é comum que a gente procure empresas no Facebook e Instagram para saber se elas estão contratando e se têm a ver com o que buscamos para a carreira.

Com isso, o LinkedIn surgiu como uma rede específica para essas trocas com viés profissional. Quem sabe como usar o LinkedIn pode se mostrar para recrutadores, encontrar colegas de profissão e até conseguir vagas de emprego. Por isso, essa e outras plataformas são muito importantes para você.

Como usar o LinkedIn para impulsionar a carreira?

Que tal saber como usar o LinkedIn para alavancar sua carreira e se posicionar melhor no mercado de trabalho? Confira nossas dicas agora! #partiu

Transmita uma imagem profissional

Sua imagem nas redes sociais é seu cartão de visitas para os recrutadores. Sabe aquela expressão “a primeira impressão é que fica”? Pois é, imagine que seu futuro chefe veja suas últimas postagens: ele acharia que você passa uma imagem profissional positiva, de alguém de confiança e que pode representar a empresa?👨‍💼 👩‍💼

Transmitir essas qualidades para quem está na sua rede do LinkedIn — e em outras plataformas sociais — é superimportante. Por isso, sempre faça uma autoavaliação e tente entender como aprimorar a forma como você se mostra para os outros.

Crie conteúdo na sua área de atuação

Mais uma dica incrível de como usar o LinkedIn é criar conteúdos dentro da área em que você atua. Você pode fazer um texto abordando um tema, compartilhar algum conhecimento que você tem, falar de dados e tendências do setor e até mesmo promover uma conversa sobre um assunto em alta no momento.

Criar conteúdo relacionado com sua profissão é uma forma de mostrar que você gosta de se atualizar e está por dentro das novidades do mundo profissional. Junto a isso, essas postagens são uma ferramenta importante para dar mais visibilidade ao seu perfil e fazer com que você esteja sempre à vista de outros profissionais e recrutadores.

Mostre suas habilidades e competências

Como usar o LinkedIn é uma forma de se mostrar para o mercado, é claro que você precisa falar quais são seus pontos positivos. Não precisa ter vergonha, mas também não há necessidade de ser arrogante. É só compartilhar suas habilidades técnicas e competências socioemocionais com equilíbrio e humildade.😉 

Se você está no início de carreira, não pense que você não tem o que mostrar! Fale de cursos que já fez, resgatando como eles foram importantes para sua trajetória; explore acontecimentos do seu dia a dia que têm a ver com a profissão; fale de um novo aprendizado que você começou, entre outras coisas que podem passar uma imagem positiva.

Personalize a URL do seu perfil

Uma dica simples que pode deixar seu LinkedIn com uma cara mais profissional é a personalização da URL do perfil. Para fazer isso, basta acessar a configuração “Editar perfil público e URL”.

Para deixar o link amigável, o ideal é que você use nome e sobrenome. Assim, sempre que quiser compartilhar seu perfil dessa rede, vai ter o endereço eletrônico superacessível.

Faça networking com outros profissionais

Uma das principais dicas que precisamos dar sobre como usar o LinkedIn profissionalmente é sobre o famoso #networking! Esse termo significa, de forma simples, uma rede de contatos de trabalho.

Criar essa rede é se conectar com pessoas que têm os mesmos interesses profissionais que você. Vale adicionar professores, colegas de turma, colegas de trabalho ou mesmo quem você admira em seu setor. Aí é só começar a interagir com essas conexões, aprendendo com elas e também compartilhando coisas interessantes.

Siga pessoas inspiradoras

Pegando um gancho no que acabamos de falar, entre as conexões que você pode fazer, é superlegal buscar pessoas que sejam fonte de inspiração.  😍 Podem ser grandes personalidades do mercado de trabalho ou mesmo pessoas que têm uma trajetória que você admira e quer seguir.

Estar com esses profissionais “na mira” muitas vezes nos dá aquele gás que precisamos para prosseguir em nossos objetivos. Além de se motivar, você certamente vai aprender com a experiência deles.

Faça recomendações

O LinkedIn tem um recurso que pode ajudar muito a alavancar a sua carreira: são as recomendações. Se você é da época do Orkut, talvez lembre dos depoimentos trocados entre amigos. No caso das recomendações, elas têm caráter totalmente profissional e são voltadas para pessoas com quem você já trabalhou.

Ao fazer uma recomendação, você pode contar como aquela pessoa é uma boa profissional, impulsionando a imagem dela. O melhor é, quase sempre, receber em retorno um depoimento positivo sobre você para melhorar seu perfil.

Mantenha seu perfil atualizado

Agora que você sabe como usar o LinkedIn para melhorar sua imagem profissional, temos uma última dica. Não deixe seu perfil abandonado! Isso é muito comum e não é nada bom para quem quer conseguir oportunidades.

A graça de usar essa rede social é participar dela ativamente, assim como você faz em outras. Dedique seu tempo para atualizar seu perfil, criar conteúdo e adicionar pessoas e interagir. Assim, você certamente vai causar boa impressão em recrutadores e ficar na mente de colegas que podem te indicar a vagas.

Ficamos por aqui com nossas dicas de como usar o LinkedIn profissionalmente. Esperamos que você tenha curtido essas informações e aproveite todas para alavancar sua carreira.

Para continuar por dentro de conteúdos que ajudem na sua trajetória profissional, assine nossa newsletter! Assim, vamos enviar nossos melhores textos para o seu e-mail. 

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades