fbpx

Você já precisou melhorar uma foto que saiu um pouco escura? Ou fazer uma montagem para algum trabalho do colégio ou até mesmo por pura diversão? Então, com certeza já fez uso dos programas de edição de imagem que fazem a alegria tanto de quem é amador quanto dos profissionais.

O CorelDraw é uma dessas plataformas bastante difundidas e que contam com diversos níveis de dificuldade. Já ouviu falar mas ainda não foi apresentado com mais propriedade? Então, aproveite para conferir o nosso post e descobrir para que serve o CorelDraw e como ele pode ser útil na sua carreira profissional. 👨‍💼

O que é o CorelDraw?

Em linhas resumidas, o CorelDraw é conhecido por ser um editor de imagem. De maneira mais aprofundada, podemos dizer que ele é um software de design gráfico que se baseia em janelas e vetores e funciona por meio de uma sequência de comandos ou equações matemáticas, sendo utilizado por designers para a realização de ilustrações e a montagem de layouts diferentes.

Ele foi criado pela Corel Corporation lá em 1989 e foi pensado para ser utilizado exclusivamente no Windows. Só daí vocês já podem perceber a qualidade e a importância que esse programa tem, uma vez que ele não apenas existe até os dias atuais, como ainda é bastante utilizado pelos profissionais da área.

Como utilizar o CorelDraw?

Apesar de ser um programa popular, o Corel não é exatamente simples de ser utilizado se você quiser dominá-lo de uma maneira mais completa e principalmente profissional. Por isso, vale a penar estudar sobre ele e até mesmo investir em cursos especializados. A seguir damos algumas dicas para você começar a utilizar o programa.

Busque tutoriais

Um dos maiores benefícios da internet é a democratização do conhecimento. É possível pesquisar sobre quase tudo e dar os seus primeiros passos em muitas áreas desconhecidas 🔍. Logo, se você tem interesse, busque tutoriais e vídeos no YouTube ensinando desde as ferramentas básicas até como compreender melhor o funcionamento da plataforma.

Desvende os atalhos

Nesses primeiros passos, vale muito a pena dedicar algum tempo para conhecer os atalhos. O Corel tem muitos e eles farão toda a diferença na maneira como você vai navegar. Alguns dos comandos mais comuns são semelhantes aos velhos conhecidos Paint e Word. Logo, utilizar Ctrl+O para abrir arquivos, ou Ctrl+N para iniciar um novo projeto ou o Ctrl+Z para fazer alguma correção são ações que também fazem parte do programa.

Se você achar que é muita informação, faça uma lista 📜. Anote no bloco de notas em seu computador ou em post-its colocados na parede, na mesa ou em outro lugar que seja visualmente fácil de ser lido.

Conheça as ferramentas básicas

Usando uma analogia muito comum na engenharia civil e na arquitetura “um prédio não se mantém em pé se as bases não forem bem-feitas”, a gente pode transportar também para o aprendizado do CorelDraw.

Como dissemos, a internet é uma ótima aliada nessa etapa e vale a pena você estudar bastante as ferramentas básicas, como o uso do eyedropper (conta-gotas), ou aprender como exportar e importar trabalhos.

Configure corretamente as cores

Quando você for avançado nos seus estudos e começar a imprimir os seus trabalhos, perceberá que nem sempre as cores que você escolheu no computador sairão iguais no papel. Isso é bastante comum porque é preciso configurá-las corretamente para a impressão. Essa é uma lição básica para todo designer. ✍️

Para tanto, você deve clicar em file, depois em Color Management e escolher a opção Document Settings para verificar qual o perfil utilizado e se é necessário realizar alguma alteração.

Por que vale a pena usar o CorelDraw?

Que o Corel guarda muitas ferramentas e possibilidades de edição e criação, acho que você já conseguiu entender, certo? Uma ferramenta criada no final dos anos 80 e que ainda é considerada uma das mais importantes nos dias atuais, com tanta concorrência é realmente para ser aplaudida de pé.

Motivos como leveza, uma quantidade grande de recursos e uma interface simples e intuitiva com certeza estão entre as principais razões para o sucesso da plataforma. Logo, se você deseja trabalhar como designer gráfico ou em outras áreas da comunicação visual, saber mexer no nível intermediário/avançado no CorelDraw é um grande diferencial no mercado de trabalho.

Até mesmo se você for um profissional liberal e trabalhar por conta própria, é interessante dominar a ferramenta. Você já pensou na liberdade de poder fazer sozinho o seu próprio material de divulgação, logotipo e marca, sem precisa recorrer a ajuda de terceiros? Parece ótimo não é?  🤩 

Por outro lado, se você pensa em trabalhar em alguma empresa, saiba que o nível de exigência em relação ao seu conhecimento vai depender da função desempenhada. De todo modo, invista um tempo em desvendar a ferramenta para não perder uma oportunidade dos sonhos por causa disso.

Como se tornar profissional no CorelDraw?

Percebeu que dominar o CorelDraw pode abrir muitas portas para você? Então, chegou o momento de falarmos sobre o passo além de buscar conteúdo no Google e no YouTube e se dedicar a virar um verdadeiro profissional no assunto. 🧐

Para tanto, busque cursos profissionalizantes voltados para a carreira profissional e que priorizem a junção da teoria com a prática, realizando peças publicitárias e artísticas dentro da própria escola, um local seguro para cometer erros que serão corrigidos por professores especializados no assunto. O mais importante é que os técnicos são voltados para todos os níveis de conhecimento, sendo que você não precisa ficar tímido por ser iniciante e ainda não ter um conhecimento aprofundado.

Até quem já sabe para que serve o CorelDraw e está mais avançado nos estudos terá coisas novas para aprender, e o mais importante nesses momentos é justamente aproveitar a troca de informações entre alunos e professores e, quem sabe, não sai uma parceria da escola mesmo, o que acha? 🤝 

Agora que você já descobriu mais sobre o mundo do Corel e como ele pode ser útil para a sua carreira profissional, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades