Além de ser um local indispensável para a saúde bucal, no qual as pessoas realizam limpezas, restaurações e clareamentos, o consultório odontológico também é considerado uma empresa legalizada. Logo, deve ser tratado como tal, oferecendo serviços por uma equipe de profissionais capacitados para o exercício da função. 😷 Entre eles, podemos destacar o Auxiliar de […]

Além de ser um local indispensável para a saúde bucal, no qual as pessoas realizam limpezas, restaurações e clareamentos, o consultório odontológico também é considerado uma empresa legalizada. Logo, deve ser tratado como tal, oferecendo serviços por uma equipe de profissionais capacitados para o exercício da função. 😷

Entre eles, podemos destacar o Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), conhecido popularmente como auxiliar de dentista, que deve oferecer conforto, segurança e qualidade no atendimento nos tratamentos dentários prestados aos pacientes. Para que isso aconteça é necessário fazer um bom curso de auxiliar de dentista. 😉

Se você quer saber mais sobre essa profissão, continue a ler o post e conheça o guia completo sobre curso de auxiliar de dentista que trouxemos aqui! 😃

O que faz um auxiliar de dentista?

A seguir, entenda o que faz um auxiliar de dentista no dia a dia de um consultório!

Auxilia no atendimento

Uma das tarefas do auxiliar de dentista é ser responsável por fazer o atendimento inicial do cliente de maneira a otimizar as consultas, procedimentos e todo o fluxo de pacientes no consultório durante o horário de atendimento.

Isso não quer dizer somente atuar como recepcionista, mas sim ajudar o dentista a garantir uma melhor organização da agenda de modo mais dinâmico. Também é responsabilidade do profissional reconhecer as particularidades de cada paciente, a fim de que o dentista saiba, por exemplo, se ele tem alguma doença crônica. 😮

Auxilia no controle de infecção

Também é função do auxiliar realizar um controle de infecção no consultório. O ambiente é propício ao aparecimento de doenças, portanto é preciso que ele faça uma limpeza adequada do consultório e o descarte correto dos materiais utilizados nos procedimentos dentários.

Outro dever do profissional é realizar a esterilização de instrumentos cirúrgicos, de modo que garanta um ambiente seguro tanto para o paciente quanto para o dentista. 🙃

Gerencia e faz agendamentos

É com esse profissional que o cliente vai poder agendar as suas consultas. Dessa maneira, é possível gerenciar todos os horários do dentista e ainda encaixar os casos de emergência, assim como remanejar os horários que ficaram vagos por conta da desistência de alguns pacientes.

Portanto, saber gerenciar a agenda é um dos papéis do trabalho de um auxiliar de dentista. Afinal, é por meio dela que é feita toda a programação das atividades do dia a dia de um consultório.

Organiza e controla a documentação dos clientes

O profissional deve organizar e controlar a documentação do paciente, assim como a dos equipamentos utilizados no estabelecimento, de maneira que facilite encontrá-los rapidamente, caso seja necessário.

Por isso, é preciso que o auxiliar de dentista seja uma pessoa organizada e disciplinada, sendo essas características essenciais para quem deseja atuar na área. 😉

Controla o estoque de produtos

Também cabe ao profissional controlar o estoque de produtos da clínica dentária. Sendo assim, é necessário que ele esteja sempre de olho nos suprimentos e instrumentos que o dentista utiliza diariamente. Afinal, nada pode faltar porque para cada tratamento são necessários medicamentos e materiais específicos.

Faz o controle financeiro

Por ser uma profissão muito visada no mercado de trabalho, é preciso que o auxiliar de dentista também adquira conhecimentos, como:

  • empreendedorismo e gestão de negócios;

  • competência e ética;

  • marketing pessoal, empresarial e digital;

  • técnicas de comunicação;

  • técnicas de negociação;

  • introdução à administração;

  • introdução à matemática financeira e comercial;

  • noções básicas de gramática;

  • noções básicas de biossegurança e emergências médicas.

Auxilia na documentação cirúrgica

Assim como a função exige o controle e a organização dos documentos dos pacientes, também é necessário que o auxiliar de dentista atente para a documentação cirúrgica de quem vai se submeter a um procedimento dentário.

Isso é muito importante, pois é preciso saber quais medicamentos o cliente toma, se há restrições de remédios e até se ele foi submetido a alguma intervenção cirúrgica nos últimos tempos. Além de ser fundamental para a saúde geral do paciente, a clínica e o dentista responsável ficam assegurados, caso haja algum imprevisto durante os tratamentos. 😏

Como se preparar para ser auxiliar de dentista?

Como a função de auxiliar de dentista requer conhecimentos técnicos e humanitários, assim como responsabilidade e qualidade nos serviços prestados, é imprescindível que o profissional seja alguém bem preparado para atuar na área.

Fazer curso de auxiliar de dentista

O primeiro passo para quem deseja atuar na área é fazer um curso de auxiliar de dentista em uma escola comprometida com um ensino de qualidade. Desse modo, é possível adquirir todo o conhecimento técnico da área e também a dinâmica do ambiente de trabalho.

Vamos ressaltar aqui que, ao se tratar de saúde, é essencial ter conhecimentos aprofundados sobre tudo que se refere ao ofício, uma vez que você vai lidar com pacientes que estão precisando de ajuda de alguma maneira. 🧐

Ter registro no CRO

A fim de que o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) possa exercer as suas atividades de modo legal é preciso que ele tenha registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) da região em que trabalha.

Portanto, se você estuda e pretende atuar na área, é importante que saiba como se inscrever no CRO, pois a entidade é a responsável por fiscalizar as atividades na área de odontologia, com o propósito de ter o controle ético sobre o comportamento dos profissionais, o que vai garantir os direitos dos pacientes e das questões pertinentes à área.

Funcionamento do CRO

Cada estado brasileiro tem o próprio Conselho Regional de Odontologia, o qual deve estar submetido ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), cuja sede está localizada em Brasília.

O CRO faz parte de autarquia que fiscaliza todas as instituições prestadoras de serviços odontológicos, sendo que são fiscalizados desde os procedimentos aplicados por elas até a divulgação que os profissionais fazem em entrevistas, noticiários, comerciais, dentre outros meios.

Essa fiscalização é baseada pelo Código de Ética referente à profissão por meio da elaboração de relatórios das funções exercidas nas delegacias regionais. Caso seja necessário, elas podem aplicar penas e até cancelar inscrições devido ao mau comportamento de um profissional.

Somente com inscrição

Assim que os profissionais são devidamente cadastrados no CRO, a entidade envia carteiras que comprovam a legalidade do exercício da profissão. Logo, todo o auxiliar de dentista que não estiver inscrito em seu estado está exercendo a profissão de modo ilegal.

Ainda pode-se dizer que está sujeito a sofrer penalidades, caso não regulem a sua situação. O auxiliar de dentista que, depois de ser registrado, tiver a sua inscrição cancelada por qualquer motivo que seja, não poderá mais exercer qualquer atividade na área.

Documentação necessária

O CRO também oferece a transferência para outras regiões e alteração do nome de cadastro. 👈Para obter a certificação junto ao órgão competente, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • diploma original;

  • cópia do curso de formação em Auxiliar de Saúde Bucal;

  • cópia do RG e CPF;

  • cópia do título de eleitor;

  • cópia da certidão de casamento (se houver);

  • cópia do comprovante de residência;

  • 2 fotos 3×4, atualizadas, coloridas e com fundo branco;

  • recibo da taxa de inscrição.

Se o candidato desejar, ele vai poder apresentar também a cópia da tipologia sanguínea para ficar registrada, caso essa informação seja necessária em algum momento. 😉

Apresentar certificados de outros cursos da área

Não há dúvidas que estar atualizado é muito importante nos dias de hoje, não importa a área em que se atue. Assim sendo, fazer cursos referentes ao assunto acaba sendo um diferencial profissional e torna a pessoa mais capacitada para atuar em um mercado tão competitivo.

E quanto mais certificados você tiver no ramo odontológico, mais chances vai ter de galgar posições melhores e se destacar como um excelente auxiliar de dentista.

Ter certificado de curso técnico

Além de outros cursos, é necessário também ter o certificado do curso técnico de auxiliar de dentista. Esse curso tem como objetivo qualificar o profissional para ajudar nas intervenções clínicas, nas ações de educação em saúde, assim como na organização e manutenção do consultório, sempre sob a supervisão do dentista. 👩🏻‍🏭

Ser prestativo e comunicativo

Ao ser prestativo e comunicativo, o auxiliar de dentista vai aumentar as chances de se sobressair no trabalho, principalmente se for o primeiro emprego. Afinal, tratar bem os clientes e saber se comunicar com clareza é fundamental para o exercício, não apenas nessa atividade, mas também em todas as outras.

Lembre-se que as pessoas gostam de ser bem tratadas, assim como se sentirem acolhidas e seguras, principalmente em casos de tratamentos mais sérios, como uma cirurgia bucal. 🙏

Logo, a dica é ter educação, ser gentil e, ainda, investir em um curso de oratória para aprender a ser mais comunicativo e saber se expressar de modo mais claro. Os pacientes necessitam que tanto os auxiliares quanto os dentistas transmitam confiança e credibilidade, independentemente dos procedimentos que eles terão que fazer!

Como conseguir um emprego de auxiliar de dentista?

A profissão de auxiliar de dentista é bastante atraente, principalmente com o considerável aumento no número de clínicas e planos odontológicos disponíveis nos últimos anos. Desse modo, o profissional tem um mercado amplo e em ascendência, podendo atuar em clínicas particulares, em hospitais, no Sistema Único de Saúde (SUS) e até em programas implementados pelo Governo Federal, como o Brasil Sorridente e a Estratégia de Saúde Familiar (ESF).

Faça cursos

Como mencionamos, a profissão de auxiliar de dentista exige a formação em um curso específico para que você possa obter o certificado e, consequentemente, o registro nas entidades governamentais responsáveis pela área. O curso de auxiliar administrativo costuma ser bem recomendado para o cargo.

Além disso, é muito importante fazer vários cursos com o propósito de atualizar o currículo e se capacitar para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiador. Então, prepare-se o máximo que puder e nunca deixe de estudar, pois é preciso estar bem preparado para atuar na área. 👨🏻‍🏫

Prepare um bom currículo

E por falar em currículo, é muito importante destacar a necessidade de ter em mãos um currículo bem construído e atualizado.

Como as clínicas precisam escolher o melhor auxiliar de dentista dentre os inúmeros que se candidatam para as vagas disponíveis, o currículo terá quer ser claro, objetivo e com informações precisas sobre a sua formação acadêmica e experiência profissional (se houver).

Procure por consultórios odontológicos

Assim que o currículo estiver pronto, é hora de começar a procurar por consultórios odontológicos nos quais você deseja trabalhar. Portanto, pesquise por estabelecimentos e dentistas que sejam referência no ramo. Então, entre em contato e envie o seu currículo. 👍🏻

Prepare-se para a entrevista

Se o currículo é a maneira de você informar a empresa sobre a sua formação e experiência profissional, a entrevista tem a finalidade de mostrar quem você é realmente. Sendo assim, fique atento às seguintes dicas:

  • chegue 15 minutos antes e aproveite o tempo de espera para repassar sua estratégia mentalmente;

  • preocupe-se com a aparência vista-se de maneira mais formal e evite os exageros (perfumes fortes 👃🏼, barba por fazer, maquiagem exagerada etc);

  • aperte a mão do entrevistador firmemente, sem que seja forte ou fraco demais;

  • sorria e seja bem-educado;

  • olhe nos olhos da pessoa que está te entrevistando para transmitir confiança;

  • responda às perguntas com otimismo e boa vontade;

  • saiba ouvir o entrevistador;

  • mantenha a postura ereta e os ombros relaxados.

Além disso, é importante não fazer certas coisas:

  • não vá com acompanhante;

  • não fume e jamais tome bebida alcoólica antes da entrevista;

  • não se desculpe ao falar dos seus pontos fracos;

  • não use óculos escuros;

  • não implore pela vaga de emprego;

  • não conte piadas e nem faça gracinhas; 👎🏼

  • fique atento ao seu hálito;

  • não fale sobre religião, política e futebol.

Ao fazer um curso de auxiliar de dentista, você vai estar preparado para ingressar no mercado de trabalho e vai ter mais chances de conseguir um bom emprego. 🤞🏽 Afinal, é por meio do estudo e da dedicação que o profissional torna-se reconhecido pelo bom trabalho que exerce, não é mesmo?

Quer saber quais as dicas para fazer um bom curso de atendente de consultório odontológico? Então, leia este post que a Jumper Cursos preparou para você!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades