fbpx

Dinâmica de grupo é um tipo de atividade que busca promover a colaboração e o engajamento das pessoas em prol de uma meta. Essa estratégia costuma ser muito utilizada em processos seletivos, pois auxilia os recrutadores a entenderem se o candidato é comunicativo, objetivo, consegue se colocar no lugar dos outros etc.

Para tornar tudo possível, existem dinâmicas de entrosamento, liderança, segredos, mural criativo, desafio, história etc. Caso pretenda descobrir maneiras de mandar bem nos vários modelos de dinâmica de grupo, não deixe de conferir as dicas que preparamos para você ao longo do artigo. Vamos lá?

Tenha iniciativa e proatividade

A timidez precisa ficar de lado: é necessário treinar formas de comportamento durante a seleção. Afinal de contas, os recrutadores não gostam de candidatos muito calados, pois isso pode transmitir a sensação de que o profissional não consiste na pessoa mais adequada para o cargo em aberto.

Portanto, ao participar de um processo seletivo, tenha iniciativa e proatividade para resolver as questões apresentadas a você. É simples, como na hora de organizar as ideias da equipe no quadro, no momento de realizar perguntas aos demais colegas, ou até mesmo respondendo prontamente ao questionamento feito pelo time do RH.

Mostre uma boa primeira impressão

Você já deve ter ouvido aquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Inúmeras vezes é verdade, sobretudo quando falamos em dinâmica de grupo, pois os candidatos tendem a ser avaliados desde o instante em que chegam à empresa até o fim da seleção.

Então, para evitar que os gestores criem uma má interpretação a seu respeito, chegue no horário certo, vista uma roupa adequada ao perfil da marca e preste atenção para não usar gírias ao responder as perguntas. Outra dica fundamental que vai ajudá-lo bastante nesse processo é treinar uma pequena apresentação sobre si mesmo.

Assim você vê o modo como fala e gesticula, estimulando a transmissão de simpatia e boa educação por meio da própria expressão, mas sem jamais parecer falso.

Seja confiante

A dinâmica de grupo gera bastante ansiedade e nervosismo, seja pelo fato de não saber como se comportar, pelo medo de errar as perguntas ou por pensar no risco de perder o emprego tão sonhado. Contudo, se você deseja conquistar os seus objetivos e sua independência financeira, deve exalar confiança.

Deixe o nervosismo de lado, ou pelo menos faça com que as outras pessoas não percebam que você se sente assim. Para tanto, é fundamental responder a todas as perguntas que os recrutadores apresentarem a você.

O mais importante aqui não é saber a resposta de tudo, mas demonstrar confiança no que disser. Assim, as outras pessoas tendem a ficar impressionadas com sua forma de se comunicar e resolver os “problemas”.

Vá além dos números

Na hora de manifestar que você é o candidato ideal para a vaga, não se atente apenas aos números, querendo mostrar o tanto de coisa que já fez. É preciso que também conte boas histórias sobre sua vida e trajetória escolar, assuntos dos quais se orgulha e tenham relação com o emprego desejado.

Está se candidatando ao cargo de vendedora de loja? Você pode falar de alguma gincana que fez na escola, na qual precisava vender um produto X. A partir de então, vale a pena dizer como foi a experiência nesse momento e como as pessoas ficaram impressionadas com a sua maneira de falar e de encantar o público.

Cuide da postura

Em casa, é normal ficarmos sentados de forma desajeitada e despreocupada, sem cogitar o aparecimento de uma possível dor nas costas.🙄 Entretanto, na hora da dinâmica de grupo você deve ter uma atenção redobrada a esse aspecto, não só considerando o incômodo capaz de surgir na lombar, mas devido à forma pela qual será julgado pelos gestores.

Quando um candidato não se posiciona com a postura correta para sentar, ele pode ser visto como uma pessoa desinteressada na vaga e que só quer relaxar.

Além disso, caso esteja sentado em uma cadeira de rodinhas, evite girá-la. Isso demonstra uma certa imaturidade e pode queimar o seu filme no processo seletivo. Ao falar, busque transmitir suas ideias com objetividade e clareza, mas sem arrogância.

Destaque sua criatividade

Pessoas criativas costumam ser grandes candidatas em uma dinâmica de grupo. Não é por acaso, afinal elas conseguem mostrar soluções práticas para os problemas e tendem a dar ideias que melhoram o funcionamento da empresa e o trabalho de toda a equipe.

Mas para ser criativo durante o processo, você precisa se preparar com antecedência. Ou seja, pesquise a respeito da empresa, seus produtos, serviços e diferenciais e pense no que acrescentaria na dinâmica de trabalho dela.

Assim, caso alguém o pergunte sobre possíveis soluções para o negócio, você consegue juntar elementos de uma ideia e criar um novo projeto a partir de pontos abordados pelos recrutadores e demais colegas.

Demonstre liderança

Para mandar bem na seleção é preciso assumir uma posição de liderança do grupo, fazendo com que as outras pessoas também sigam o seu raciocínio. Além disso, tente concordar com objetivos parecidos ao seu, questione os pontos dos quais discorda, organize as tarefas junto aos demais participantes etc.

Em muitas situações, a liderança pode ser assumida de forma natural. Já em outros momentos, algum concorrente toma a iniciativa e encabeça o projeto. Mas não se atente a esse ponto: seja flexível e demonstre que sabe trabalhar bem em todas as situações. Isso pode ser o seu diferencial.

Não esqueça, ainda, de estudar previamente sobre a dinâmica de grupo e a respeito da empresa a qual está se candidatando, buscando destaque em relação à concorrência de olho na contratação para a vaga desejada.

Ressalte sua criatividade, cuide da postura, manifeste liderança, seja confiante e tenha iniciativa e proatividade: assim ficará mais fácil ser bem-sucedido em todos os processos seletivos dos quais participar. 😀

E então, curtiu o artigo? Então aproveite a visita ao blog e confira quatro dicas infalíveis do que não se deve fazer em uma entrevista de emprego. Garantimos que vai adorar! 😉

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades