fbpx

A ideia de ser autônomo como profissão desperta a sua curiosidade? 🤔 A gente sabe que, hoje em dia, muita gente está insatisfeita com o mercado de trabalho e gostaria de ter a chance de tocar o próprio negócio.

Mas nem sempre é necessário abrir uma loja ou ter muito dinheiro para trabalhar como autônomo, sabia? Várias pessoas atuam dessa forma, independentemente da profissão. Ser autônomo ou freelancer significa apenas não ter um contrato de trabalho com nenhuma empresa.

Esse modelo de carreira tem algumas vantagens bem interessantes. Quer conhecer? Então, é só continuar a leitura.

1. Poder coordenar a própria rotina

Conseguir mais flexibilidade nos horários de trabalho é o sonho de muita gente. O motivo principal pode ser passar mais tempo com a família, conciliar um curso ou apenas trocar o dia pela noite.

Sendo autônomo, você pode criar a sua própria rotina, atendendo clientes nos horários que forem bons para você e para eles. É importante definir seu alvo de produtividade e criar metas para alcançá-las dentro da sua rotina diária.

2. Fazer o que gosta

Um dos maiores benefícios de ser autônomo é poder trabalhar com o que você realmente gosta, sem depender de conseguir uma vaga em uma empresa ou passar por processos seletivos demorados.

Você pode fazer cursos de especialização e descobrir áreas que realmente vão trazer satisfação. Depois, pode começar a divulgar o seu trabalho e buscar clientes na sua cidade ou mesmo em outros lugares do país — afinal, muitos profissionais autônomos têm liberdade de prestar serviços à distância.

3. Trabalhar em home office

Sabe aquela velha história de precisar acordar cedo, fazer um longo caminho no transporte público, bater ponto em uma empresa e tudo o mais? Deixar isso de lado é possível sendo autônomo.

Em muitas profissões, existe a grande vantagem de poder fazer home office — e transformar a sua casa no seu escritório. Para trabalhar em algumas áreas, basta um computador conectado à internet e um telefone para falar com os clientes. 👩‍💻

4. Ganhar por produtividade

Na maioria dos empregos tradicionais, você ganha um salário fixo, independentemente da quantidade de trabalho que tenha feito ao longo do mês. Na profissão de autônomo, seu salário vai se basear na sua produtividade.

Isso é ótimo, já que você pode ganhar mais dinheiro. 💰 No entanto, é importante estar sempre em busca de novos clientes e saber precificar o seu trabalho da forma correta.

A profissão de autônomo também tem algumas desvantagens que merecem a sua atenção. Por exemplo:

  • precisar ir atrás dos clientes;
  • ter menor segurança trabalhista;
  • ser necessário contribuir com a Previdência por conta própria;
  • conseguir administrar bem o tempo, para não trabalhar demais ou de menos;
  • precisar se automotivar, para não desanimar da vida de autônomo;
  • ter que fazer um planejamento do próprio negócio.

Viu como ser autônomo na profissão tem ótimos benefícios? É claro que, como toda carreira, tem alguns desafios também. Se você quer seguir nesse caminho, é importante ter disciplina e buscar atualização constante. Assim, fica mais fácil ser um profissional exemplar e conseguir mais oportunidades de trabalho.

Se você quer mais dicas sobre carreira e desenvolvimento profissional, assine nossa newsletter! Vamos enviar nosso conteúdo por e-mail.😊

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades