fbpx

Ajudar na inclusão social significa uma iniciativa muito bacana, verdade? E uma ótima alternativa para você fazer a sua parte é aprender Libras, por exemplo. Conhecida como Língua Brasileira de Sinais, ela cumpre papel fundamental a partir da inserção de pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Dar oportunidades de comunicação plena a quem tem problemas na fala é, sem dúvida, uma atitude que vale ouro. Se tiver disciplina e força de vontade, você já reúne todas as características necessárias para isso.

Ao longo do artigo, vamos apresentar características e pontos positivos do ensino de Libras na sua vida em termos pessoais e profissionais. Fique atento e faça boa leitura!

Conheça um pouco da história

O surgimento da Língua Brasileira de Sinais deu os primeiros passos ainda no século 19. O imperador Dom Pedro II convidou o professor francês Ernest Huet, que dominava vários idiomas e foi criador de uma comunicação baseada em gestos.

Segundo relatos, o imperador fez o convite ao estudioso francês pois tinha um parente surdo na família. Em 1855, Huet apresentou um projeto de escola para pessoas com deficiência auditiva.

Essa ação contribuiu para a fundação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (IJSM), em 1857, que depois passou a se chamar Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Tudo isso favoreceu o crescimento da comunicação em Libras, resultando, em 2002, no seu reconhecimento como uma das línguas oficiais do Brasil.

Saiba por que é importante aprender Libras

Depois de conhecer um pouco da história da Língua Brasileira de Sinais, vale a pena entender de que modo ela funciona. Em vez dos sons, a linguagem em Libras permite a comunicação por meio de gestos específicos feitos com as mãos e que envolvem movimentos corporais e faciais.

Aprender essa língua é muito importante não apenas para pessoas com deficiência auditiva, mas também para quem convive com elas. Pensando nisso, apontamos a seguir diversos fatores capazes de comprovar que vale a pena estudar e praticar Libras no dia a dia. Confira!

Torna o currículo mais atraente

O ensino dessa linguagem é pouco difundido no Brasil, reflexo da insignificante quantia de locais destinados ao aprendizado. Mas isso não o impede de correr atrás para aprender Libras de forma prática.

Ao assimilar esse estilo de comunicação, você aumenta suas chances de ganhar destacar profissional e turbinar o currículo. A Lei 10.436, de 2002, determina a obrigatoriedade de o setor público ter profissionais capacitados para atender pessoas com deficiência auditiva utilizando a Língua Brasileira de Sinais.

Essa legislação colabora para que os profissionais que dominam Libras garantam boas oportunidades de emprego. No caso dos jovens isso é bastante positivo, afinal de contas crescem as chances de um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Aumenta a capacidade de integrar pessoas

Se você nutre interesse, por exemplo, pela carreira de professor, aprender Libras é um excelente caminho para estar mais apto a integrar pessoas. As instituições de ensino precisam, em muitos casos, de profissionais qualificados para ajudar na inclusão de alunos com deficiência auditiva.

Esse aspecto mostra como é essencial que profissionais de pedagogia priorizem o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, ação valiosa para a educação ser mais humana e inclusiva. Portanto, você deveria pensar com muito carinho na possibilidade de estudar e colocar em prática essa linguagem no seu cotidiano.

Combate o preconceito

Infelizmente a sociedade brasileira convive com o audismo, que consiste no preconceito a pessoas de baixa capacidade de audição. Esse cenário é fruto da falta de empenho e consciência na busca por ferramentas de inclusão de deficientes.

Por outro lado, você pode fazer a sua parte para acabar com o problema: basta se planejar para aprender Libras e colocar esse novo conhecimento em prática o mais rápido possível. Ainda é possível ajudar a partir da divulgação da linguagem, algo vital para melhorar as condições dos indivíduos surdos, visando a criação de um ambiente favorável.

Estimula o raciocínio

À medida que trabalha com diversas maneiras de expressão, você desenvolve novas habilidades. Um dos motivos é que aprender Libras colabora para aprimorar a linguagem do corpo por meio de gestos.

Assim, você também melhora a própria compreensão de como as pessoas se sentem em um determinado momento. Muitas vezes, os indivíduos expressam mais as emoções por meio das expressões faciais e de gestos do que pela oralidade.

Ao perceber isso com maior facilidade você, por exemplo, consegue encontrar alternativas para ajudar uma pessoa irritada devido a alguma razão específica. Essa capacidade é um dos benefícios mais valiosos do ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Eleva a autoestima

Superar desafios faz bem a qualquer um, e aprender Libras não é um processo que começa e termina da noite para o dia. É necessário ter muita dedicação e planejamento para usar essa linguagem com naturalidade.

Você precisa se esforçar para adquirir a nova habilidade. Se deixar a preguiça lhe dominar, tende a desistir no meio do caminho. Isso não pode acontecer em hipótese alguma, pois o aprendizado da língua é bastante enriquecedor.

Afinal, você mostra para si mesmo que é capaz de evoluir a cada dia. E o melhor: eleva a sua autoestima e de pessoas que precisam do seu apoio para serem incluídas na sociedade.

Veja como aprender

Antes de começar as aulas, pesquise por lugares que ensinem a Língua Brasileira de Sinais de forma correta e prática. Além do INES, há outras instituições atuando no aprendizado de Libras.

Uma delas é a Jumper, que disponibiliza cursos com o suporte necessário para você desenvolver essa habilidade adequadamente. Ter um apoio qualificado consiste em elemento imprescindível para atingir bons resultados o mais rápido possível.

Além de boa vontade, você precisa de profissionais competentes e sérios para aprender Libras de forma exemplar. Afinal, assume-se uma responsabilidade muito grande, que é dar oportunidade para pessoas com deficiência auditiva serem mais participativas em nosso cotidiano.

Se está em busca de novos conhecimentos para ganhar chances no mercado de trabalho e ser uma pessoa melhor, entre em contato com a gente agora mesmo! Será muito bom ajudá-lo a vencer desafios!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades