Como organizar o tempo na prova do Enem? Saiba como fazê-la sem correria!

como-organizar-o-tempo-na-prova-do-enem-saiba-como-fazela-sem-correria.jpeg

Você sabia que o Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para grande parte das universidades públicas e particulares do Brasil?? Por isso, para quem pretende iniciar seus estudos nessas instituições, é essencial ter um bom desempenho na prova. E um dos truques mais valiosos para conseguir isso é sabendo como organizar o tempo na prova do Enem.

Por ser um exame muito grande e com tempo limitado — 90 questões e uma redação em 5h30 no primeiro dia, e 90 questões em 5 horas no segundo — a organização é essencial. Neste post, vamos dar dicas de como administrar o tempo de prova e se planejar com antecedência para não se prejudicar. Então leia o nosso post e não durma no ponto! 😉

Como organizar o tempo na prova do Enem?  

Veja a seguir o que você pode fazer para seu tempo de prova render mais. 

Faça a redação primeiro 

Como a redação é uma das partes mais importantes da prova, uma boa dica é começar por ela no primeiro dia. Isso porque você está com a cabeça descansada e se concentra melhor, tendo mais chances de elaborar um bom texto.

Você também pode fazer apenas o rascunho no início e deixar para passar para a folha de respostas no final da prova. Dessa forma, vai ter uma chance de revisar o texto e acrescentar ou retirar alguma coisa antes da versão final. 😀

Comece com as questões mais fáceis 

Quando começar a ler as questões, resolva as mais fáceis primeiro e deixe para depois as mais difíceis. Isso é recomendado porque, quanto mais difícil, mais tempo você vai gastar para resolver — o que pode acabar consumindo muito tempo e fazer você perder pontos em questões simples! 

Com as perguntas mais fáceis resolvidas, você pode voltar às outras e se dedicar com mais calma — dependendo do tempo que você ainda tiver. Muito cuidado com essa organização! :O  

Faça intervalos curtos 

Parece perda de tempo, mas não é, pode acreditar! Durante a prova, é essencial fazer pelo menos um intervalo de 5 a 10 minutos. Você deve aproveitar esse momento para fazer um pequeno alongamento, beber água, comer algo leve e, caso necessário, ir ao banheiro.

Ter alguns minutinhos de descanso faz com que você alivie a cabeça e volte mais concentrado para o resto da prova. Pode ter certeza, você vai conseguir pensar muito melhor! Além disso, essa pausa também ajuda a espantar o sono que às vezes vem com tudo durante a leitura daqueles textos loooongos. 

Leia a questão primeiro 

Como sabemos, textos grandes estão sempre presentes e podem tornar a prova cansativa. Dessa forma, quando se deparar com eles, veja o que está sendo perguntado antes mesmo de começar a leitura. Com isso, você pode ler já buscando a informação ou referência necessária para resolver a questão. #show! 

Assim, você evita ler o texto pelo menos duas vezes antes de conseguir responder. No entanto, tenha cuidado para não correr e não prestar atenção nas alternativas! Afinal, economizar tempo de leitura não significa fazer a questão sem dedicação, beleza? (:

Prepara-se com antecedência 

No dia anterior à prova, é importante que você já comece a se preparar para evitar que o nervosismo atrapalhe — ou até que você não consiga realizar o exame. Para isso, alguns macetes são essenciais! 

Separar o que levar

Para realizar a prova, são necessários caneta preta de material transparente (aquelas supernormais, que todo mundo tem em casa) e documento de identificação original com foto. Também é recomendável levar o cartão de confirmação e declaração de comparecimento, caso você precise.

Calcular a rota até o local de prova

Se não conhecer o local e não tiver tempo de ir com antecedência, calcule as rotas possíveis e planeje-se para chegar antes do horário necessário, contando com todos os possíveis imprevistos. Afinal, você não quer desperdiçar meses de dedicação e ainda  aparecer nas redes sociais como um #atrasadodoENEM, não é?

Comer alimentos leves

Tanto no dia anterior quanto nos dias de prova, consuma apenas alimentos saudáveis e leves, para não arriscar uma indigestão ou dor de barriga nesse momento decisivo! 😛

Olhar a previsão do tempo

É sempre bom planejar o que vestir, assim você tem menos chances de se distrair com o frio ou calor da sala em que estiver. 

Como já deu para notar, tanto durante a prova quanto no dia anterior, o planejamento é muito importante para garantir tranquilidade e bom desempenho no exame. Agora que você já sabe como organizar o tempo na prova do Enem, aproveite e confira as profissões para apostar ao sair do ensino médio! Boa leitura! 😀