Qualidade no atendimento ao público é o mínimo que se pode esperar de uma empresa, não é verdade? Quem tem esse tipo de trabalho precisa estar consciente de que sua função é o cartão de visitas da empresa, afinal, será a primeira pessoa com quem os clientes vão ter contato. 🙋♀️
E a primeira impressão é a que fica, concorda? 😉 Por isso, é muito importante que o cliente encerre o atendimento com a impressão de ter sido bem tratado, mesmo que não compre nada ou não tenha seus problemas resolvidos de imediato.
Neste texto, vamos explicar a importância da qualidade no atendimento para que você entenda melhor essa dinâmica e dedique-se ainda mais em fazer um trabalho #top! Bora pra leitura? 📖
Por que melhorar o atendimento ao público? 🤔
A gente não pode achar que o bom atendimento se resume a tratar bem as pessoas que buscam a empresa. Na verdade, o que vai definir a qualidade do serviço prestado é o nível de satisfação 😎 do cliente com a experiência de compra ou serviço.
Mais do que o básico, para encantar o cliente é preciso ir além. E o cliente encantado retorna porque confia no atendimento que recebeu e, melhor ainda, indica a empresa para outras pessoas. Isso serve para qualquer ramo ou profissão, viu?
Do web designer ao vendedor, essa relação de confiança entre empresa e consumidor é muito difícil de se estabelecer e pode vir a nunca acontecer se o atendimento for ruim, já pensou nisso? 😮
Então, se quer ter clientes encantados e que voltam a procurar seus serviços, o melhor a se fazer é investir na qualidade do atendimento ao público.
Como identificar falhas e melhorar o atendimento?
A reação das pessoas é um ótimo “termômetro” para identificar possíveis falhas, né? Outra forma prática é conduzindo pesquisas 📝 de satisfação com o cliente. Assim, dá pra saber o problema exato que a pessoa encontrou na hora de ser atendida. 📊
As reclamações também fornecem dados preciosos para identificar os possíveis problemas com a qualidade no atendimento ao público. Ter esse feedback dos clientes é importantíssimo para atuar na raiz do problema e eliminar suas causas, né migles? 😋
Quais as 3 melhores dicas para melhorar o atendimento?
Para que tudo saia #mara e conforme o planejado, algumas dicas facilitam o trabalho e ajudam a ter resultados mais interessantes.
1. Comunicação educada e franca
Saiba ouvir! 👂 Como é chato conversar com quem só sabe falar, né? Se já é ruim quando está papeando com a galera, imagina na hora de fazer seu trabalho? Deixe que o cliente explique toda a situação que o levou ali para que você já possa ir montando as soluções de que ele precisa.
Na hora de se comunicar, fale em tom de voz tranquilo, sem gritar, mas de forma alta o suficiente para qualquer um entender.
2. Fuja da arrogância
Nada irrita 😤 mais o cliente do que o atendente que se acha dono da verdade ou conhecedor de todas as coisas. Aposto que você conhece alguém que se considera uma extensão do Google, né? Humildade é uma virtude que deve ser praticada, #ficaadica! 🎯
3. Empatia como forma de ganhar o cliente
Ser empático ou saber se colocar no lugar do outro é dever de todo mundo! Gente, é sério. Ninguém tem a obrigação de ser feliz e sorridente o tempo todo, claro, mas ter educação e ser empático é o mínimo que se pode esperar de alguém civilizado, concorda? 👌
Aposto que gostou das nossas dicas para ter qualidade no atendimento ao público! Agora vai poder praticar e ver como a mudança só depende mesmo de você. E lembre-se da importância de passar uma boa impressão para que o cliente se sinta à vontade e retorne para novas experiências.
Se gostou do texto, vai curtir também este outro artigo em que explicamos tudo o que precisa saber sobre a função do auxiliar administrativo. Não deixe de conferir, tá? Até mais! 🖖