Ser alguém na vida não é nada fácil. À medida que a gente cresce, parece que os obstáculos só se multiplicam! É arrumar emprego, fazer uma qualificação profissional, arrumar uma grana para ajudar em casa e ainda arrumar um tempinho para se divertir. Para não cair na bad nessas horas tensas, é muito importante saber como controlar a ansiedade.
Se você também sente uma angústia inexplicável, o coração acelerado e uma inquietação estranha, pode ficar calmo porque isso é normal. Mas ninguém merece passar pelas fases ruins sozinho, não é? Para isso, vamos dar algumas dicas valiosas de como segurar as pontas e recuperar o autocontrole. Vem com a gente!
É comum sentir ansiedade?
À medida que a gente vai crescendo, algumas coisas nos fazem cair na real: as notas afundam, o dinheiro aperta, os amigos se afastam, você não se acha bom em nada. O mundo parece que virou as costas e nada joga a seu favor. É coisa demais na cabeça!
Por isso que a ansiedade é comum nos jovens: é um momento de descobertas, mas ninguém oferece um manual sobre como ser adulto. Tudo é muito confuso e a gente precisa descobrir a maneira certa de fazer as coisas. Rola pressão de todos os lados, mas você não está sozinho nessa, falou?
Como controlar a ansiedade e parar de sofrer?
Só você conhece os seus problemas, então é o único capaz de resolvê-los. Mas para isso, é preciso ter a cabeça no lugar — e é assim que as nossas dicas vão te ajudar. Confira!
Faça exercícios
Se você conseguir arrumar um tempinho no meio da sua rotina apertada, faça algumas atividades físicas. Não precisa ser nada pesado: levar o cachorro para passear é uma ótima opção. Além de liberar hormônios que fazem você se sentir melhor, o exercício cansa o corpo e distrai a mente, o que ajuda a pegar no sono mais fácil e mais profundamente. Faça o teste!
Arrume um hobby
A gente sabe que, no meio de tanto aperto, fazer o que gosta é quase um luxo. Porém, é importante reservar um tempinho para se distrair, descansar o cérebro e até se inspirar. Se você gosta de games, esportes, séries ou até dar um rolê com os amigos, vá! Sua saúde mental e qualidade de vida vão melhorar muito.
Coma bem
Pera lá, não é para se entupir de refrigerante! O negócio é manter o equilíbrio do corpo e da mente, com as vitaminas presentes nos legumes, frutas e alimentos verdes que você anda fugindo. Comidas leves e saudáveis ajudam na concentração, na disposição e controle do peso — que não precisa ser outra fonte de sofrimento, não é?
Claro que ninguém vai proibir você de comer um chocolate quando estiver para baixo ou de escapar para comer aquele sanduíche monstruoso com a galera. Só não transforme em rotina, nem desconte as frustrações na comida, combinado? Dica: da próxima vez que sua mãe oferecer um chá para dormir, aceite. Você vai se surpreender.
Organize a vida
Você pode tentar contornar o quanto quiser, mas a real é que o melhor a se fazer é arregaçar as mangas e resolver o problema. Alguém brigou com você? Vá lá e faça as pazes. Está faltando grana? Distribua currículos e faça cursos. As notas caíram? Seja amigo dos livros. O importante é eliminar o que faz você sofrer, para ter sossego ao longo do dia! Segredinho: comece arrumando o quarto. Quando estiver tudo limpo, você vai se sentir bem melhor!
Tão importante quanto aprender matemática ou escrever uma boa redação, saber como controlar a ansiedade é uma habilidade útil em vários momentos da vida. Você já percebeu que as coisas não ficam mais fáceis, então o jeito é encarar, mas sempre respeitando o seu limite. Ah! E tudo bem se precisar de ajuda profissional, ok? O que importa é ter força para resolver o que incomoda, na real.
E aí, o que achou das nossas dicas? Siga a gente nas redes sociais — Facebook e Instagram — e não pire nos momentos de sufoco.