fbpx

Muitos jovens que acabam de entrar no mercado de trabalho desejam obter sucesso rapidamente 😏. Mas você sabia que, embora não seja difícil, o crescimento profissional exige tempo e dedicação de quem está se preparando para iniciar uma nova carreira? Afinal, quando falamos de desenvolvimento profissional, é preciso ter em mente que isso faz parte […]

Muitos jovens que acabam de entrar no mercado de trabalho desejam obter sucesso rapidamente 😏. Mas você sabia que, embora não seja difícil, o crescimento profissional exige tempo e dedicação de quem está se preparando para iniciar uma nova carreira?

Afinal, quando falamos de desenvolvimento profissional, é preciso ter em mente que isso faz parte de um processo contínuo e deve sempre ser o foco de toda pessoa que busca ir mais além. Assim sendo, tanto os líderes de empresas quanto os próprios profissionais precisam manter-se atentos para não ficarem desatualizados e perderem grandes oportunidades na carreira.

Mas não se assuste 😬. Para alcançar o crescimento profissional basta seguir as dicas que listaremos abaixo, colocando-as em prática no seu dia a dia. Continue lendo e descubra!

Defina suas metas

A velha prática de listar metas ainda funciona, pois, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Portanto, definir metas e superar fases para atingi-la, como em um jogo de videogame 😀, é algo essencial nesse processo.

Pergunte-se: o que você pode começar a fazer hoje para alcançar o seu objetivo amanhã? Então, pense em um mês, em seis meses, em um ano. Porém, não se esqueça de se divertir ao longo do caminho, afinal, trabalhar sempre pode ser prazeroso quando se faz aquilo de que se gosta.

Estude sempre

Estudar ✍️ e manter-se atualizado constantemente é outro item fundamental para o crescimento profissional, tendo em vista que não é mais possível ignorar o que se passa no mundo e os impactos que causam ao nosso redor. Por exemplo, a notícia da noite anterior já está na discussão do café da manhã da sua casa ou da empresa no dia seguinte.

Além disso, é muito importante estudar, porque novidades e tendências estão sempre surgindo independentemente da área na qual trabalhamos. Invista em cursos, participe de workshops e palestras, converse com outros profissionais da área, leia livros e sites sobre o assunto, entre outras ações, para se tornar uma pessoa antenada e preparada para atuar em um mercado extremamente competitivo. 🏃‍♀️

Seja flexível

Estar aberto ao novo e ao diferente do que você está habituado é outro item imprescindível quando o tema é crescimento profissional. O recomendado é fazer algo diferente todos os dias, nem que seja um caminho distinto ao voltar para casa. 👍

Desse modo, você desenvolve um novo olhar sobre as coisas e ajusta seu modelo mental de acordo com as mudanças e imprevistos ao longo do caminho. Lembre-se de que esse tipo de atitude vai colocá-lo à frente de muitas pessoas que insistem em ficar paradas no tempo!

Faça uma avaliação pessoal

Você sabia que se conhecer, fazer um exercício de avaliação interna e observar seus pontos fortes 😃 e fracos, assim como analisar as suas realizações e entregas feitas no percurso, mostra o que a sua história pessoal traz sobre você?

Pense em como as suas crenças e padrões de decisão interferem no dia a dia, principalmente para quem pretende mudar de trabalho, cargo ou até empresa. Aliás, existem situações nas quais é importante identificar também o que motiva o seu crescimento profissional, como o ambiente, o estilo de liderança, a cultura, a atividade em si.

Além disso, procure pesquisar e entender o setor em que atua, a empresa em que deseja trabalhar, a função que pretende ocupar, adaptando-se sempre às necessidades do mercado de trabalho. Se o seu domínio de conhecimento já está em desuso, é necessário se atualizar rapidamente. Se o seu conhecimento ainda é válido, mas a tecnologia avançou, é preciso acompanhar também.

Tenha seu perfil na ponta da língua

Ter seu perfil na ponta da língua significa preparar um resumo profissional de elevador — elevator pitch, em inglês — que deve levar cerca de 30 segundos, discorrendo sobre os seus atributos e diferenciais como profissional e o que almeja para o futuro. 👈

Invista no networking

Outra coisa que precisa ser trabalhada constantemente é o networking. A maioria das oportunidades que o mercado oferece está nas mãos dos tomadores de decisão, sendo que nem sempre são divulgadas ao grande público. Portanto, a dica é antecipar-se e chegar a quem tem o poder de decisão ou influência sobre a contratação para a posição em que você está de olho. 👀

Muitas pessoas deixam para cuidar disso só em uma transição de carreira, o que pode parecer apenas interesse pessoal. Então, ao pesquisar o setor, ouvir com muita atenção os desafios do seu interlocutor e pensar em como é possível contribuir com os seus conhecimentos e habilidades pode colocar você em uma posição melhor.

Lembre-se também de ajudar as pessoas que buscam por oportunidades, pois amanhã pode ser você 😦. Em tempos de redes sociais e em um mundo extremamente “navegar é preciso”, parafraseando o escritor Fernando Pessoa!

Não esqueça que o futuro está associado ao trabalho e não necessariamente ao emprego da maneira tradicional que estamos habituados a ver. Por isso, esses comportamentos são essenciais para a sobrevivência e o crescimento profissional. 👨‍👨‍👧‍👦 👨‍👨‍👦‍👦

Busque orientação

É comum nos sentirmos perdidos na carreira e desorientados em relação ao que realmente queremos da vida profissional, não é? Portanto, é recomendável pedir ajuda aos seus gestores ou a quem conhece você melhor, buscando orientação de profissionais ou pessoas que admira, que seguiram o mesmo caminho que você deseja trilhar ou possam atuar como mentores.

A dica é saber o que fez com que esse profissional atingisse uma posição melhor, quais foram os obstáculos com que ele se deparou no caminho, as adversidades vivenciadas, como conseguiu criar sua rede de contatos, o que deu certo e, então, fazer a sua lição de casa, adaptando o que ouviu como um diferencial profissional.

Neste post, você aprendeu o que é preciso saber para alcançar o crescimento profissional. Sabemos o quanto é importante contar com uma escola que oferece os melhores cursos profissionalizantes do mercado, como a Jumper Cursos, a fim de se tornar um profissional capacitado para atuar na área do seu interesse. Lembre-se de que investir em você é o primeiro passo para dar um salto para o mundo! 😍

Entre em contato com a Jumper Cursos e conheça a variedade de cursos profissionalizantes que oferecemos para quem quer obter destaque e sucesso na carreira!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades