As redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja para nos atualizar dos acontecimentos do dia, conversar com os amigos ou compartilhar nossas fotos e pensamentos.
No entanto, você sabia que, além de tudo aquilo que já estamos acostumados, também podemos utilizar as redes sociais para nos promover? Não é incomum encontrarmos anúncios de produtos e serviços nas redes sociais. Então, da mesma forma, podemos criar uma boa imagem de nós mesmos, destacando nossas qualidades, aptidões e “vendendo nosso próprio peixe”. 🐠
Pensando nisso, preparamos um guia para que você aprenda a utilizar as redes sociais a seu favor, de modo a fazer um marketing de você mesmo e obter crescimento profissional. Fique conosco e confira! 😉
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal — também conhecido como personal branding — diz respeito à maneira com a qual vendemos a imagem de nós mesmos. A ideia é criar uma marca pessoal forte que seja capaz de constituir um diferencial profissional.
Assim, esse marketing pessoal nada mais é do que uma maneira de agregar valor a nós mesmos. Também nos ajuda a observar mais atentamente quais são as expectativas que as outras pessoas têm da gente, bem como do ambiente em que estamos inseridos.
Tudo começa tomando consciência das nossas qualidades e defeitos. A partir dessa autoanálise, utilizamos instrumentos e técnicas do marketing digital aplicados a nós mesmos. Assim, conseguimos evidenciar aquilo que pode ser interessante para os recrutadores de vagas, por exemplo! 👨💼
Qual a relação do marketing pessoal com as redes sociais?
Todo mundo adora ficar na Internet, mas será que você usa as redes sociais a seu favor? Qual a imagem que você está passando aos seus seguidores? Você tem promovido sua imagem de maneira positiva no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn?
Hoje em dia, podemos dizer que essas mídias se tornaram uma extensão do que somos: mundo real e virtual se misturam bastante! Dessa forma, cada vez mais as pessoas se conectam por meio dessas plataformas, fazendo com que elas sejam uma ótima maneira de expandir suas redes de relacionamentos. 📲 💻
Além do mais, tudo o que fazemos no mundo virtual tem impacto no mundo real. Logo, se queremos usar as redes sociais em benefício próprio, devemos nos certificar de que estamos passando uma boa imagem. Concorda? Somente dessa forma conseguimos gerar impactos positivos e sobressair diante dos demais.
Não é à toa que os recrutadores das empresas estão cada vez mais de olho nas mídias sociais dos candidatos. É por isso que elas têm se tornado um dos critérios de seleção. Dá para acreditar? Afinal, as empresas querem contratar uma pessoa que, além de apresentar o perfil adequado para trabalhar no local, saiba ressaltar suas qualidades e passar uma imagem marcante. 💁🏽
Como utilizar as redes sociais para fazer um marketing pessoal marcante?
E aí, quer saber como fazer tudo isso que falamos até aqui? Separamos as melhores dicas para que você utilize as redes sociais e faça um marketing pessoal notável e responsivo. Confira!
Defina quais são os seus objetivos
Sem sombra de dúvidas, o primeiro passo a ser dado é você fazer uma avaliação sobre quem você é:
- Quais são as suas paixões?
- O que você busca conquistar?
- O que deixaria você feliz?
- Quais são seus principais pontos fortes?
- O que você não se projeta fazendo de forma alguma?
Refletir sobre questões como essas é o primeiro passo para que você determine os seus objetivos e empreenda o seu personal branding em torno daquilo que você quer conquistar. Isso porque, assim como qualquer outra estratégia de marketing, o marketing pessoal só fará sentido caso você tenha metas claras a serem alcançadas. 📈 🔧
Uma dica interessante é seguir pessoas inspiradoras que tenham obtido sucesso naquilo que você também almeja. Desse modo, você pode usá-las como estímulo a fim de traçar caminhos semelhantes e obter resultados satisfatórios. E não é só de digital influencers que estamos falando, como a Camila Coelho, ok? 📸 Podem ser perfis de profissionais de diversos ramos, páginas motivadoras e por aí vai.
Escolha os canais pelos quais quer agir
Cada uma das redes sociais traz suas particularidades e características. Por exemplo, o público e a linguagem presentes no Instagram são distintos quando comparado àqueles presentes no Facebook.
Assim, você deve selecionar as redes sociais que correspondam aos seus objetivos iniciais. Atue nessas plataformas que são específicas ao segmento em que você pretende trabalhar — atualmente, há diversas mídias e comunidades voltadas para nichos específicos do mercado. 🔭
Além disso, também é de suma importância atuar por meios com os quais você se identifica. As ações online devem ser feitas, antes de qualquer outra coisa, com prazer! Caso contrário, é muito provável que você desista depois de pouco tempo. ⏱
Estabeleça o seu público-alvo
Qualquer marca, quando está empreendendo suas estratégias de marketing, tem como principal objetivo comunicar, de maneira marcante, o seu produto ou serviço a alguém. Com o personal branding não é diferente: mas, nesse caso, você está projetando o seu próprio valor a uma dada audiência.
Sendo assim, pesquise a fundo quem é a sua audiência:
- como ela atua em determinada rede social;
- quais são os tipos de conteúdo pelos quais ela se interessa;
- o que ela espera do uso daquela rede social.
Pensando em questões deste tipo, você pode direcionar todos os seus esforços para essa audiência e realizar um marketing pessoal muito mais eficiente! 💡
Publique conteúdos de qualidade
Produzir ou compartilhar conteúdos de qualidade é o fator crucial para de fato fazer a diferença nas redes sociais. Isso mostra que você se preocupa em, dentre as tantas informações presentes na internet, pensar em algo que se destaque e encante as pessoas que te acompanham. Portanto, nada de somente postar selfies, combinado?! 😜
Uma boa dica é apostar em conteúdos visuais, já que esses são os conteúdos mais compartilhados hoje em dia. Nesse sentido, atente a fatores como a definição de uma paleta de cores, o atendimento às especificações recomendadas de imagens e vídeos, o uso consciente de filtros, entre outros. 📱
Mantenha os seus perfis atualizados
Procure manter uma frequência de postagens consistente e que se adeque à rede social que você escolheu. Somente dessa forma você consegue passar uma imagem que está sempre se renovando e, assim, permanecer relevante.
Além disso, fique atento ao tom que você está usando em suas postagens. Se você pretende construir uma imagem séria, profissional e com autoridade, não deve publicar conteúdos ambíguos ou que fira os direitos humanos, por exemplo.
Com todas essas dicas, com certeza ficou mais fácil entender como você pode usar as redes sociais a seu favor, de modo a construir uma imagem que faça a diferença e se destaque diante das demais, não é mesmo? Estratégias como essa aliadas a outras — tal como a criação de um bom currículo para o seu primeiro emprego — podem ser determinantes para que você desenvolva as características necessárias para ter sucesso no futuro mercado de trabalho. 👨🏼🏭 👩🏼💻
Gostou do nosso texto? Está afiado no marketing pessoal realizado através das redes sociais? Então por que não nos segue em nosso Facebook, Instagram e YouTube? Assim, você pode ficar por dentro de todas as novidades!