fbpx

Descobrir o talento profissional que cada um de nós tem não é uma tarefa fácil. Muitos jovens, assim como você, buscam essa resposta todos os dias, acredita? Porém, é preciso lembrar que sua carreira está apenas começando, então é comum se sentir um pouco perdido. 🙂

Se você chegou até aqui e está com dúvidas sobre qual é o seu talento profissional, fique tranquilo porque é muito normal acontecer isso nessa idade, afinal existem muitas opções no mercado de trabalho em que você pode se especializar.

Neste post, nós vamos ajudá-lo a responder algumas perguntas para que você possa descobrir sua relação com algumas áreas e, em seguida, vamos dar 5 dicas para identificar seus pontos fortes e talentos que vão dar um empurrãozinho na carreira. Não vai perder essa leitura, vai?

Como descobrir sua afinidade com algumas áreas?

No dia a dia, é sempre mais fácil ver as qualidades e os defeitos dos outros que estão próximos do que em nós mesmos, não é verdade? Quando você está junto da sua galera, cada um sabe o que o outro ama fazer, o que não gosta de jeito algum, o apelido que prefere e os tipos de filmes que mais assiste, não é assim?

Porém, quando temos que dizer todas essas coisas a respeito de nós mesmos, bate aquela dúvida! Pois então! Nesse momento é importante que você pare um pouco e pense em algumas perguntas precisa responder para si mesmo. Caso tenha dúvidas, vá até um amigo e peça que ele responda para você. Combinado? Então, vamos às perguntas:

  • O que eu faço com facilidade?
  • O que eu gosto de fazer?
  • O que as pessoas falam que eu faço bem?
  • O que eu tenho vontade de estudar?

Essas são as primeiras questões que você precisa conhecer e, sabendo quais são as respostas dessas perguntas, está na hora de conferir as 5 dicas para descobrir seus pontos fortes! 😀

Como descobrir seus pontos fortes?

Ainda está com dificuldades para descobrir quais são as habilidades e qual é a área profissional em que elas mais se encaixam? Para facilitar esse processo, é fundamental fazer uma reflexão sobre alguns pontos da sua vida. Então, nada melhor do que acompanhar as dicas abaixo!

1. Lembre-se de quando era criança

Para entender mais sobre você e encontrar seus talentos, pense no seu tempo de criança, nas brincadeiras que fez ou em alguma apresentação da escola em que teve destaque.

Caso não se lembre de muito, peça para a sua família mostrar para você fotos da época. Vendo as fotos, a memória de ter feito algo que o deixou contente pode vir à tona e mostrar interesses dos quais já tinha até esquecido.

Por mais que esse passo pareça bobo ou sem valor, aos poucos suas lembranças poderão tomar forma e dar um rumo para a sua futura decisão! Além do mais, revirar as fotos da infância será uma tarefa bem legal, pois, assim, você vai perceber o quanto mudou e amadureceu. 😉

Portanto, não pule essa etapa, porque certamente ela vai dar início à sua descoberta!

2. Pense em coisas que façam você feliz

Pensar em fazer algo que deixa você feliz é um ótimo jeito para descobrir seu talento profissional. Se, enquanto está tocando violão ou cantando as músicas de seu cantor favorito você nem percebe que o tempo passou, isso pode ser um sinal de que você tem talento para a coisa!

Outro exemplo seria o dom de falar e explicar sobre alguns assuntos, ou, ainda, aprender com facilidade outro idioma, como o inglês. Aí pode estar mais um sinal de ter achado o seu talento profissional. \o/

Também vale investir no autoconhecimento, pois dessa forma você vai poder identificar as áreas em que apresenta mais facilidade para se desenvolver. Acredite, isso vai fazer toda a diferença lá na frente!

É importante lembrar que esses são apenas alguns exemplos. Caso você não se encaixe em nenhuma dessas situações, não se preocupe, porque ainda vai encontrar sua vocação. Basta ter calma e não desistir de procurar, combinado?

3. Faça cursos de assuntos de seu interesse

Ao ver algo que chame a sua atenção, é muito importante procurar melhorar e conhecer mais sobre o assunto. Uma sugestão é fazer um curso profissionalizante para dar uma forcinha a mais na descoberta do seu talento.

Fazer um curso de qualidade, com certificado, vai dar a você grandes oportunidades de conseguir um bom emprego. Lembre-se de que colocar o certificado em seu currículo pode dar uma boa ajuda para que sua carreira decole de vez!

Portanto, não hesite em investir em um ou mais cursos para alavancar a carreira. Entretanto, não se esqueça de procurar por boas escolas que ofereçam o melhor ensino, além de aulas práticas e teóricas para deixar você bem preparado para o futuro.

4. Aceite desafios para descobrir seu talento profissional

Assim como no videogame, a vida de cada jovem é cheia de fases com pequenas dificuldades e chefões, que devem ser vencidos para o crescimento — tanto pessoal como profissional. Portanto, não tenha medo de encontrar desafios em sua vida para conseguir descobrir seu talento. Pelo contrário: enfrente-os!

Um exemplo disso é o caso de ter que resolver algum problema que não esperava que fosse acontecer. Imagine que seu computador parou de funcionar e, então, você começou a desmontar a máquina para ver se consertava. Depois disso, você percebeu que levava jeito para montagem e manutenção de computadores e pronto: aí está a beleza de vencer desafios!

Outra situação foi quando, para ganhar um dinheirinho extra, você precisou vender algumas roupas que não usava mais e fez isso de uma forma superfácil e rápida. Assim você pode perceber que tem um talento profissional na área de vendas, por exemplo. O que acha? 😀

5. Seja voluntário para saber qual é o seu talento

Você já pensou em ser voluntário em algum trabalho em seu bairro? Esse tipo de experiência vai ajudá-lo a descobrir quais são suas habilidades e se você realmente gosta daquele tipo de serviço.

Se perto da sua casa ou de sua escola estiver acontecendo algum projeto social da área de saúde para atender a população, por exemplo, ofereça ajuda, pois, quem sabe, você tem uma habilidade em ser atendente de consultório? Já imaginou?

Ofereça, também, um serviço em alguma escola ou creche na região onde mora. É bem certo que esses locais precisam sempre de reformas nas salas e em outros espaços em que as crianças brincam, por exemplo. Assim, você vai poder perceber se tem prática naquilo em que trabalhou de forma voluntária.

Outra dica é se dedicar aos cuidados com pets em organizações que ajudam os bichinhos em várias cidades do Brasil. Já pensou que isso pode ajudar você a descobrir seu talento como veterinário, por exemplo? Então, não perca tempo e comece a pesquisar alguma coisa em que você possa contribuir socialmente.

Qual a importância de descobrir o seu talento profissional?

Você conhece ou convive com alguém que já é adulto, trabalha, mas, até hoje, ainda não sabe qual é o seu talento profissional? Provavelmente, essa pessoa costuma mudar de emprego com frequência pelo fato de não se adequar a nenhuma atividade e viver insatisfeita, não é mesmo?

Não quer ser essa pessoa? Confira quais são os benefícios de saber qual é o seu talento profissional! 😍

Ter mais realização profissional

As pessoas que não descobrem os seus talentos dificilmente se sentem satisfeitas em algum emprego ou empresa e sempre acabam se deparando com obstáculos que as impedem de sentirem-se realizadas profissionalmente, não gostando do que fazem ou recebendo um salário baixo e que não é suficiente para bancar as suas contas ou o estilo de vida que desejam.

Por outro lado, quem sabe muito bem o que quer pode ter mais prazer naquilo que desenvolve e, portanto, alcançar a realização profissional. Ou seja, gostar do seu trabalho, lidar bem com os conflitos diários e normais de cada profissão e atingir bons resultados.

Ser um profissional motivado e produtivo

Aqueles que não se identificam com o seu trabalho geralmente não estão motivados nas suas atividades diárias, visto que o encaram como uma obrigação. Assim, contam as horas para chegarem ao fim do dia e torcem para que o fim de semana chegue logo para que possam finalmente fazer algo de que realmente gostam. 🤩

Já os profissionais que amam o que fazem têm mais motivação. Isso também faz com que eles sejam mais produtivos e recebam o reconhecimento e a valorização da empresa em que trabalham.

Além disso, é muito importante saber ouvir tanto os colegas de profissão como os profissionais que estão em cargos superiores. Esse tipo de ação demonstra que você está empenhado em aprender mais e, consequentemente, crescer na carreira. Portanto, pergunte quando tiver dúvidas, ouça as críticas sem ficar ofendido e, sempre que puder, dê sugestões criativas e construtivas para a empresa!

Obter a oportunidade de se tornar referência no mercado

Se você está motivado e isso lhe ajuda a ter muitas conquistas, no futuro pode se tornar uma referência na área em que atua, passando a ser disputado pelas empresas.

Pense que uma maquiadora, que seja interessada e dedicada, pode chamar a atenção e atrair muitas clientes. 💄 💋 Além disso, se você gosta de cozinhar, por exemplo, poderá se dedicar aos estudos e técnicas de gastronomia e assumir cargos bem interessantes no ramo, tal qual um renomado chefe em um bom espaço gourmet!

Elevar os seus ganhos financeiros

Com a combinação do amor pelo que se faz com o esforço, a dedicação e o entusiasmo, que fazem com que você seja bem-visto pelas empresas e clientes, é questão de tempo para que a sua remuneração cresça.

Essa é uma das principais vantagens de descobrir o seu talento profissional e dedicar-se a ele. É possível se diferenciar dos demais profissionais e conquistar um salário melhor.

Afinal, todos nós sabemos que profissionais mais capacitados “valem mais” no mercado de trabalho, pois apresentam soluções mais criativas e eficientes no dia a dia para resolver qualquer problema em uma empresa, por exemplo!

Equilibrar a vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional é o objetivo de muita gente, e trabalhar com o que se gosta proporciona esse benefício. Se a sua profissão também faz com que você se sinta bem e se divirta, você não vai ter que separar as questões da vida privada e do trabalho.

Além disso, é importante dizer que um emprego desgastante e cansativo acaba com as suas energias, de modo que o nível do seu estresse fica nas alturas, podendo gerar doenças graves, como a depressão. 😖

Em vista disso, aproveite o tempo livre para fazer exercícios físicos, curtir a temporada da sua série preferida, viajar com os amigos e almoçar com toda a família reunida. Sim, é possível organizar todas as atividades do dia a dia sem precisar abrir mão do lazer 🙂

Agora que você descobriu o que existe de melhor dentro de você, assim como o que sabe fazer com mais facilidade e o que você ama realmente, qual o próximo passo a seguir?

Então você vai ter dois desafios se quiser mesmo viver com propósito e ter sua própria vida independente, além do trabalho dos seus sonhos:

  • exercitar seus talentos;
  • desenvolver suas habilidades.

Saiba que talento nenhum no qual não haja prática, ou seja, exercício, vai simplesmente se manter sozinho. É preciso que você continue exercitando suas habilidades todos os dias a fim de se manter sempre atualizado e para que esse talento seja visto como seu ponto forte no mercado de trabalho.

É necessário também desenvolver e ampliar seus talentos para que eles aumentem e sejam continuamente úteis para você, tanto no presente quanto no futuro.

Lembre-se de que, ao desenvolver o que há de melhor em você, será possível transformar isso em algo que possa ajudar outras pessoas, além de mudar sua relação com o mundo, melhorar seus pontos fracos e permitir que você seja capaz de resolver problemas que surgem no caminho e criar soluções criativas e inovadoras.

Então vamos em frente pra descobrir nossos talentos? Quando fizer o exercício, deixe um comentário compartilhando seus resultados e o que você descobriu sobre você mesmo!

Todas as dicas citadas acima certamente vão fazer com que você invista mais em seus talentos e tenha uma carreira brilhante ao longo da vida. Porém, é importante saber que é preciso dar um passo de cada vez, tendo em vista que “devagar se vai ao longe”!

Para terminar, é válido dizer que, ao seguir essas dicas para descobrir seu talento profissional, você pode conseguir encontrar uma profissão que faça você realmente feliz. Por isso, esforce-se e continue estudando para conquistar seus sonhos. Acredite em você!

Quer saber quais são os 6 motivos para bombar o currículo ao fazer cursos profissionalizantes? Então leia o post que preparamos para você e comece a alavancar sua carreira a partir de agora!

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades