Guia completo do curso de operador de telemarketing para você conferir

É comunicativo? Tem facilidade para aprender e gosta de atendimento ao público? Sabe conversar e ser paciente? Então, o curso operador de telemarketing pode ser a oportunidade perfeita que estava buscando para entrar de vez no mercado de trabalho.

Quem tem a preocupação de estudar e procura estar sempre um passo à frente para não desperdiçar as chances que podem aparecer, com certeza entende a importância de se especializar e atualizar seus conhecimentos sempre que possível, não é verdade?

Neste texto, vamos explicar direitinho como funciona o curso operador de telemarketing e por que você deveria pensar seriamente em se especializar nessa área. Quer ver dicas tops para sua carreira? Então, acompanhe a seguir e boa leitura!

O que o operador de telemarketing faz?

Antes de falarmos sobre o curso de operador de telemarketing, vamos entender melhor o que esse profissional faz, certo? Você já deve ter visto várias vagas de emprego para a posição e, com certeza, é uma área bastante procurada, uma vez que é necessária em praticamente todas as empresas. Você pode trabalhar no setor aéreo, de telecomunicações, bancário e muitos outros.

O operador de telemarketing é o responsável pela comunicação do cliente com a empresa e em muitos momentos ele é a porta de entrada para esse relacionamento, por isso, é tão importante um atendimento bem-feito. Há dois tipos de telemarketing, o ativo e passivo. No primeiro, o operador é responsável por entrar em contato para oferecer serviços, produtos, upgrades de pacote e realizar cobranças.

Já no segundo, ele deve receber as chamadas que os clientes realizam. Sabe quando temos alguma dúvida e ligamos no setor de atendimento ao consumidor das empresas? Então, é um operador de telemarketing passivo que atende e efetua o atendimento.

Além de fazer ou receber as ligações, o operador de telemarketing também deve fazer as anotações relacionadas ao atendimento, desde críticas, sugestões e outras questões levantadas pelo cliente. Os registros no sistema são importantes para evitar informações desencontradas e erros posteriores que causam uma má impressão sobre a empresa.

O que é o curso operador de telemarketing?

O curso pretende deixar todo interessado em ser um bom operador de telemarketing por dentro de tudo dessa profissão. É uma das áreas que mais contratam no Brasil e, por esse mesmo motivo, os processos seletivos são muito concorridos.

Então, o que fazer para se destacar em meio a tantos outros candidatos bons de serviço? Calma, não tem motivo para ansiedade. O curso operador de telemarketing prepara você para todos os desafios que vai encontrar, desde a fase de entrevistas até o momento de assumir a sua tão sonhada vaga de emprego, beleza?

Neste curso, você vai aprender como ouvir o cliente e mostrar respeito e atenção pelo que ele fala, técnicas para ter uma ótima comunicação, ser uma fera da área de vendas, até escrever um bom texto de atendimento e lidar com as adversidades do dia a dia, como os clientes que podem ser um pouco grosseiro.

Quais as vantagens de fazer o curso operador de telemarketing?

Imagina, já existem mais de 400 mil operadores de telemarketing hoje em nosso país. Então, para não correr o risco de perder a vaga, você tem que demonstrar algum diferencial, concorda?

A principal vantagem de fazer o curso operador de telemarketing é já sair na frente dos outros candidatos: enquanto o recrutador fica em dúvida sobre o conhecimento que um candidato comum tem sobre a profissão, quando ver em seu currículo que já concluiu um curso na área, vai ter certeza de que você sabe bastante sobre o assunto!

Outra vantagem top é ter a possibilidade de trabalhar em uma grande empresa. São muitas as áreas do mercado que precisam da função de operador de telemarketing como os empreendimentos de telefonia, vendas, SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e ouvidorias, agências de cobrança e pesquisas. Veja outros benefícios para quem busca se especializar:

  • ótima profissão para quem se comunica bem;
  • as empresas continuam contratando mesmo em tempos de crise;
  • é ainda mais simples ser operador de telemarketing se tem facilidade com computadores;
  • é uma grande chance de crescer na carreira;
  • possibilidade de fazer o curso totalmente online.

Quais os focos do curso operador de telemarketing?

Se você chegou até aqui, com certeza quer saber mais sobre o curso, certo? Então, continue lendo e descubra adiante de forma mais detalhada quais as maiores habilidades que você vai desenvolver estudando para ser “o” operador de marketing!

Aprender a falar bem

É fácil encontrar pessoas que gostam de conversar muito, né? Aposto que você deve ter um bocado de amigos e amigas que ficam sempre disputando pra ver de quem é a vez de falar. Isso é bem normal, mas não deve ser confundido com “falar bem”.

Muitas vezes, mesmo que o sujeito seja supercomunicativo pode acabar não conseguindo a tão esperada vaga de emprego como operador de telemarketing. No entanto, por que isso acontece? Os motivos são os mais variados, como uma fala muito apressada ou voz baixa o que dificulta o entendimento de quem está ouvindo, por exemplo.

Ou ainda, se cometer muitos erros de português, a empresa vai dar preferência para aquela pessoa que, mesmo sendo um pouco tímida, sabe se comunicar bem, falar direitinho e se fazer entendida.

Habilidades em comunicação

Diferentemente do que a gente imagina, desenvolver as habilidades em comunicação é muito importante não só para quem deseja trabalhar com o telemarketing, mas para praticamente qualquer profissão.

Ser hábil em se comunicar tem muito a ver com pronunciar corretamente as palavras, não interromper a pessoa com quem está conversando, não deixar ninguém esperando por sua resposta e também usar o tom de voz adequado para cada ambiente.

No rolê com seus amigos, definitivamente não tem problema falar alto, rir muito e até mesmo usar várias gírias. Agora, é claro que não dá para ter essa mesma postura no ambiente de trabalho, né?

Saber ouvir

Se pretende fazer o curso operador de telemarketing, precisa saber que ouvir o cliente com atenção é um enorme passo para fazer um atendimento nota 10. Mesmo que a pessoa não esteja sendo educada com você, é muito importante que ouça primeiro tudo o que ela tem a dizer para aí então apresentar seus argumentos, acalmá-la ou passar as informações necessárias.

Além disso, uma escuta ativa também facilita que você compreenda o que o cliente deseja, mesmo quando nem ele sabe direito. Sabe aquelas pessoas que contam uma história imensa para pedir algo simples? Então, é apenas aprendendo a ouvir com atenção plena que conseguirá filtrar as informações importantes e finalizar o atendimento de forma excelente.

Agora, uma dica que pode fazer toda a diferença: evite ao máximo interromper o cliente! A interrupção é muito irritante, fala sério!

Exercício da paciência

É sério, gente! Todo trabalhador de call center precisa exercitar, e muito, a paciência. Aliás, não apenas com call center, com atendimento ao público no geral. Você lidará com pessoas de todos os tipos, mais velhas, mais novas, simpáticas ou nem tanto e precisará aprender a contornar essas situações sem se irritar e perder a razão.

Além disso, também é uma maneira de oferecer um atendimento com mais empatia, imagine só que quem ligou é uma senhora que tem dificuldade tanto para falar quanto para escutar. Coloque-se no lugar dela! Vai dizer que não gostaria de ser tratado com dedicação e paciência? Isso se chama empatia: colocar-se no lugar do outro. Vai tornar você um bom profissional e, com certeza, um ser humano melhor.

Agilidade

O curso operador de telemarketing também vai preparar você para fazer um atendimento ágil e objetivo. Afinal, não faz sentido se dedicar, prestar atenção na fala do cliente e ter um português correto se no final o problema não for resolvido, não é mesmo?

Por isso, o bom atendimento é aquele que busca solucionar os problemas com eficiência, agilidade e que, ao mesmo tempo, é feito por um profissional educado e prestativo.

Como utilizar o curso operador telemarketing para alavancar a carreira?

É muito simples! Atualize o currículo e inclua a informação de sua matrícula no curso operador de telemarketing. Caso já tenha concluído, vale a pena anexar o seu certificado de conclusão para comprovar que você realmente fez. Como tem muitas pessoas que ainda costumam mentir no currículo, essa pode ser uma maneira positiva de se destacar da concorrência.

Essa atitude é ótima para que os empregadores e recrutadores saibam que você fez o curso completo em uma escola de excelência. Descreva um pouco do que aprendeu para demonstrar que você conhece a função de operador e passar credibilidade na hora da entrevista de emprego.

O que é ensinado no curso operador de telemarketing?

Durante o curso, você vai perceber que o conteúdo passado em sala ou na videoaula (para aqueles que desejam estudar online) é válido para diversas áreas de atuação no mercado. Ajuda muito quem trabalha com vendas, atendimento presencial de clientes e secretariado, por exemplo.

Afinal, são funções do operador ter uma boa fala, ser simpático, bem-informado, registrar informações e saber mexer no sistema do computador com alguma facilidade. Esse curso é a sua cara, fala a verdade!

Interação com o público

É o famoso jogo de cintura, já ouviu falar? Anote o nome do cliente para chamá-lo sempre de forma educada. Se agir de forma natural e simpática, mesmo que a outra pessoa esteja nervosa, ela vai entender que está se esforçando para fazer o seu trabalho. Concorda que isso dá mais chances de a conversa rolar com mais tranquilidade?

Mesmo que você já tenha percebido que o cliente só quer descontar a raiva, você deve ser bem razoável e manter a pose, viu? No começo é normal sentir um pouco de desconfiança, mas rapidamente vai se acostumar a agir com profissionalismo e ser mais racional.

Postura profissional

É importante que você entenda que a empresa não é o mesmo ambiente da escola. Por mais que várias outras pessoas, jovens como você, estejam ocupando outras vagas, lembre-se de que, para crescer em sua carreira, a postura do operador de telemarketing deve estar de acordo com as regras do empreendimento em que trabalha.

Então, preste atenção nas roupas que está usando; evite usar peças transparentes, extravagantes ou muito curtas, aja com seriedade (mas não precisa perder o bom humor) e crie relações profissionais com os colegas, tá legal?

Respeito a hierarquia

Você já sabe que o mercado de trabalho não é a mesma coisa que a escola, né. Lá você terá chefes com os mais diversos nomes, como supervisores, gestores, líder técnico e por aí vai. É importante aprender a lidar com a hierarquia, receber ordens, cumprir as regras e entender que as coisas na empresa acontecem de maneira diferente.

Você não pode fazer o que der na telha, não pode sair na hora que bem entender, não pode faltar quando quiser ou por qualquer coisa, tudo precisa ser avisado, avaliado e aprovado antes. Tudo isso será ensinado e treinado no curso de operador de telemarketing para você chegar preparado e arrasando na empresa.

Necessidades dos clientes

A gente insiste nesse ponto de saber ouvir o cliente justamente para poder atender suas necessidades com mais rapidez. Preste atenção ao que ele fala sem interromper e procure passar a informação bem completa.

Se a sua atuação for em televendas, é importante oferecer produtos relacionados à compra para que a experiência de consumo do cliente seja diferenciada. Imagine, por exemplo, que está com um cliente na linha que deseja comprar um telefone. É claro que ele vai precisar também de uma película de vidro, uma capinha resistente e um cartão de memória. Pegou a dica?

Durante a ligação, o atendente deve se preocupar não somente em atender as necessidades iniciais do cliente, mas também precisa se lembrar de incentivar seu interesse por outros produtos que você imagina que ele possa gostar.

Vícios da linguagem

O gerundismo virou uma caricatura do atendimento de call center. Não é necessariamente errado, mas é um pouco irritante, principalmente quando a pessoa utiliza muito esse vício de linguagem. Veja alguns exemplos:

  • vou estar transferindo a ligação;
  • vou estar finalizando o seu procedimento;
  • vou estar passando a informação;
  • vou estar resolvendo a situação;
  • o senhor precisa estar aguardando.

Outro vício comum é esquecer o plural e falar “aqueles problema”, “as coisa” e “os dado”, por exemplo. Vendo por esse lado, é normal que os recrutadores comecem a seleção dos candidatos a partir de uma leitura em voz alta para que os vícios fiquem bem evidentes.

Então, prepare-se: leia livros, jornais e revistas sempre que possível. Além de ajudar a se manter informado, é uma das melhores formas de enriquecer o vocabulário para ter bons recursos de fala e se livrar dos problemas limitantes com a linguagem.

Objeções

O curso de operador de telemarketing precisa ter um bom tempo dedicado ao contorno de objeções dos clientes. É normal que a primeira reação seja recusar o produto oferecido, mas com bons argumentos é possível inverter a situação.

Ferramentas de atendimento

Para colaborar de forma efetiva, hoje a tecnologia é uma das maiores parceiras do mercado de trabalho em geral. Como a profissão de operador de telemarketing é fruto dessa era, vale contar com algumas ferramentas para deixar o atendimento ainda mais afinado. Veja!

URA

É a sigla de Unidade de Resposta Audível. Sabe aquele “menu de voz” em que o atendente eletrônico apresenta várias opções de atendimento? Isso é a URA.

Programa de atendimento ao cliente

Cada empresa utiliza um software diferente para atender e cadastrar clientes. Essa ferramenta serve para gerar um banco de dados detalhado e centralizar as informações para melhor analisá-las.

Discador preditivo

Trata-se de uma ferramenta que impulsiona a produtividade de toda a equipe, acredita? É chamado também de discador automático. Funciona baseado no TMA, o famoso Tempo Médio de Atendimento. As chamadas são feitas antes mesmo da ligação se encerrar, o que otimiza bastante o tempo do atendente.

Atendimento nas redes sociais

O mercado de telemarketing tem se atualizado a cada dia de acordo com as novidades tecnológicas que vão sendo apresentadas e o atendimento nas redes sociais é uma delas, por ser prática e apresentar ótimos resultados. Para você que adora navegar no Facebook, no Instagram e passa horas nas redes sociais vai ser fácil se adaptar, não acha?

Chat online

O chat online é uma excelente ferramenta de trabalho para o operador. Isso porque oferece feedback imediato para quem solicita atendimento e também a possibilidade de resolver o problema de forma prática.

Gravação de ligação

Esse recurso de segurança pode ser solicitado a qualquer instante pelo cliente junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas também representa garantia para o atendente, que pode pedir as gravações para o seu supervisor.

Como escolher o curso operador de telemarketing ideal para minha carreira?

Credibilidade é o que você deve procurar quando for escolher o curso operador de telemarketing. Existem muitas opções, mas será que todas elas oferecem a possibilidade de estudar totalmente online?

A Jumper Cursos, por exemplo, ensina todos os pontos que explicamos neste texto e ainda disponibiliza todo o conteúdo para você estudar em seu computador, sem precisar sair de casa! É muito mais prático e em conta para seu bolso.

Também é válido ressaltar que essa é uma das profissões que mais contratam hoje no Brasil e ainda dá muita possibilidade para crescer na empresa e alcançar cargos e salários mais atraentes. Atualmente, inclusive, há muitas empresas que estão contratando para você trabalhar da sua própria casa, já pensou que demais?

O curso operador de telemarketing é o que você precisa para sair desse marasmo profissional, parceiro! Vai dizer que não está a fim de ter uma boa colocação no mercado de trabalho para poder bancar os rolês #tops com o crush ou com a galera? Então, já sabe o que fazer, não é verdade? Bora sair da bad e vencer essa inércia, porque as oportunidades não caem do céu, é preciso correr atrás.

Se gostou deste post, confira mais detalhes sobre o curso operador telemarketing da Jumper Cursos e tome a decisão que vai mudar o rumo da sua vida. Até mais!

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