fbpx

Descubra quais são as profissões em alta no mercado atual e veja como cada curso pode dar oportunidades incríveis de atuação!

A maioria das pessoas que quer encontrar logo um emprego se desespera para escrever um currículo quando, na verdade, buscar os cursos técnicos mais procurados no mercado de trabalho pode ser muito mais eficiente. Quer saber por quê?

Bom, a resposta mais óbvia é que eles aumentam seus conhecimentos e, em relação aos concorrentes da vaga, você fica mais preparado para os desafios da rotina do trabalho.

Mas o contato com outros alunos e professores também cria oportunidades. Afinal de contas, quem já está dentro sempre ajuda aquele que quer ingressar no mercado, certo? Então se liga nesse post, pois listamos os cursos técnicos mais desejados no momento.

Cursos técnicos mais procurados

Sempre existem aquelas opções com boa reputação e que geram bastante procura. Abaixo, veja as principais.

Departamento Pessoal

As empresas por aí estão usando vários sistemas e tecnologias para administrar seus negócios. No entanto, elas ainda não conseguem acompanhar as mudanças de leis trabalhistas ou os detalhes que fazem um empregado diferente do outro.

Por esse motivo, o aluno do curso técnico em Departamento Pessoal tem grandes chances de contratação. Ele adquire conhecimentos sobre como funcionam as jornadas de trabalho, leis trabalhistas, benefícios previstos em leis, guias de recolhimentos de impostos etc.

Assistente Jurídico

Por falar em leis, aqui figura outro curso técnico que está sempre em alta: o de assistente jurídico. E não pense que quem faz essa modalidade só consegue trabalhar com advogados.

Áreas jurídicas das empresas privadas, escritórios de advocacia e até setores do governo, como a Defensoria Pública e os fóruns locais, também contratam pessoas com esse tipo de formação.

Entre os conhecimentos que se coloca em prática aparecem, por exemplo:

  • apoio técnico-administrativo aos advogados;
  • gerenciamento de arquivos jurídicos;
  • atendimento especializado ao público;
  • recolhimento dos pagamentos ou reembolsos entre quem processou e foi processado.

Marketing e propaganda

Se você não curte essa pegada de prazos e processos rígidos, um pouco de marketing e propaganda deve fazer bem à sua vida. Mas preste atenção, pois é uma área que também exige bastante disciplina e organização!

O marketing está em alta nos últimos tempos, em especial nas redes sociais. Porém, para que aquelas propagandas e imagens saiam tão maneiras como você vê, é preciso muito esforço dos profissionais.

E é aí que você entra para ajudar! Com o curso de marketing e propaganda, ganha-se conhecimento para:

  • promover pesquisas sobre o perfil dos clientes de um negócio;
  • criar sites;
  • gerir redes sociais;
  • pesquisar imagens;
  • programar campanhas;
  • dar ideias criativas para atrair mais clientes;
  • mudar a forma como a loja faz promoções etc.

Operador de telemarketing

Outro setor que não para de contratar é o de telemarketing. Depois da atualização das leis trabalhistas, trabalhar em call centers agora entrega certas vantagens além da facilidade de contratação.

Intervalos obrigatórios, carga horária reduzida, alta tecnologia para facilitar os processos, entre outras coisas, tornam a rotina do operador de telemarketing bem melhor.

E tem mais: com o curso de operador de telemarketing, você aprende a lidar com situações de estresse do cliente, maneiras de convencê-lo com bons argumentos etc.

Além dos call centers, diversas empresas investem eprofissionais com o curso técnico de operador de telemarketing para trabalhar em suas centrais de atendimento ou, até mesmo, na recepção.

Ou seja, é um conhecimento que muitos setores do mercado de trabalho procuram e contratam. Se você curte esse lance de recepção, saiba que também existem outros cursos que vão se encaixar direitinho nesse tipo de emprego, como atendente de laboratório, de farmácia, consultório médico ou odontológico.

Técnicas de contabilidade

Esse é outro curso que pode ser aplicado em qualquer negócio. Afinal de contas, todos eles precisam prestar contas e pagar seus impostos.

E a contabilidade é igual à área jurídica e de departamento pessoal, cheia de prazos e regras que precisam ser cumpridas e conferidas com muito cuidado.

São muitos dados para serem lançados em sistemas e enviados para os órgãos que fiscalizam as empresas, por exemplo. Também há as prestações de contas com os clientes e as funções administrativas do setor contábil que o técnico tira de letra!

Informática e outros cursos da área de tecnologia

É claro que os cursos relacionados à tecnologia não poderiam ficar de fora dessa lista, certo? Na JUMPER! eles são um dos mais badalados.

Os cursos de Photoshop, fotografia, HTML, Flash e muitos outros atraem os amantes das tecnologias, pessoas que gostariam de trabalhar em áreas de criação ou, até fazer seu próprio negócio de marketing, por exemplo.

Com esses cursos, é possível tanto trabalhar fixo com uma agência ou empresa, como também fazendo o chamado “freelancer”, que é uma atuação sem vínculo de trabalho, mas que rende uma boa grana.

Turismo e Hotelaria

Já pensou em um trabalho que te permita se relacionar com pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo? Na área de Turismo e Hotelaria, os empregos vão de gestão de hotéis e pousadas, passando pela recepção de turistas e chegando até ao planejamento de eventos e programações voltadas para viajantes.

Por ser uma área super dinâmica e em alta no Brasil, esse é um dos cursos técnicos mais procurados. Afinal, se todo mundo quer viajar, é claro que serão necessários cada vez mais profissionais para atender toda essa galera por aí.

Ao optar por um curso de Turismo e Hotelaria ou de Recepção você vai entender tudo sobre a lógica por trás do funcionamento de hotéis, pousadas, spas e até cruzeiros de viagem. Vai descobrir como gerenciar pessoas e negócios e como atender bem para garantir a satisfação dos hóspedes. Animou?

Auxiliar administrativo

Se você se considera uma pessoa organizada, a área administrativa pode ser sua praia. Um dos cursos técnicos mais procurados do momento é o de Auxiliar Administrativo, que tem um mercado bastante vasto, em pequenos e grandes negócios.

O profissional desse setor fica responsável por tarefas operacionais e burocráticas, como, por exemplo, pagamento de contas, compras de mercadorias, transações financeiras, relacionamento com fornecedores e parceiros do negócio, entre outros. O fato é que a maioria das empresas têm um auxiliar administrativo para ajudar a gestão.

Essa área te ensina um pouco de tudo, e por isso agrega uma ótima experiência. Planejamento, contabilidade, organização, marketing, relacionamento interpessoal são apenas alguns conhecimentos que você vai adquirir no curso.

Mecânica

Já percebeu como nosso dia a dia é sempre cercado por máquinas de diversos tipos? Com o desenvolvimento industrial cada vez maior, maquinários mais robustos e automatizados estão surgindo. E existe um mercado enorme para dar conta de todas essas inovações, por isso, a Mecânica está entre cursos técnicos mais procurados atualmente.

Mas existem diversos ramos dentro desse setor. Um deles é a Mecânica Industrial, que é focada na produção e manutenção de máquinas dentro de indústrias. Por outro lado, temos também cursos voltados para quem quer trabalhar com motos, automóveis ou veículos à diesel.

Viu como existe um universo para você conhecer? Quem se aventura nesse segmento pode atuar dentro de uma empresa ou fabricante de peças, por exemplo. Mas também há uma ótima oportunidade de empreender e abrir um negócio próprio prestando serviço para outras pessoas.

Logística

Com o crescimento do comércio virtual, uma área que está super em alta é a de logística. Isso porque e-commerces, distribuidoras e empresas que querem enviar seus produtos para outros lugares do país precisam de profissionais com entendimento das melhores estratégias nesse ramo.

O profissional de logística vai considerar todo o caminho de uma encomenda e descobrir as melhores rotas para a empresa adotar. Ele vai conseguir entregar algo em menor tempo e por um custo menor, por isso, precisa estudar possibilidades, conversar com fornecedores e serviços de transporte.

Como Logística tem sido um dos cursos técnicos mais procurados atualmente, é fundamental estudar em uma instituição que ofereça uma excelente base. Assim, você vai ser um profissional fera no mercado.

3 dicas para escolher a alternativa ideal

Ok, agora que demos algumas pistas sobre quais são os cursos técnicos mais procurados no mercado de trabalho e você já identificou, pelo menos, um que gostaria de fazer, vem a outra decisão importante: onde se matricular para conquistar tais conhecimentos.

Pense na área em que gostaria de atuar

Afinal de contas, trabalhar na área de marketing é completamente diferente do setor de contabilidade. Se você já tem um mercado ou empresa em mente, pense sobre qual curso tem mais a ver com ele.

Consulte outras pessoas

Veja com amigos e familiares se eles estão sabendo de alguma oportunidade nos lugares em que eles trabalham e escolha um curso que ajude a conquistar uma vaga por lá.

Opte por uma instituição de qualidade

Escolha uma instituição que ofereça cursos técnicos de qualidade e reconhecidos no mercado de trabalho, como é o caso da JUMPER! Profissões e Idiomas.

Outra dica importante é que muitos cursos técnicos se relacionam com outros, e, depois que você já estiver trabalhando, pode continuar investindo uma parte do seu salário para conquistar mais conhecimentos. Seus gestores, certamente, vão valorizar essa atitude, e novas oportunidades surgirão.

E aí, conseguiu identificar quais dos cursos técnicos mais procurados no mercado de trabalho você gostaria de fazer para começar a trabalhar o mais rápido possível?

Na JUMPER! Profissões e Idiomas você encontra todos esses que listamos e muitos outros com um formato moderno e fácil de aplicar. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades