Tanto a tecnologia quanto as redes sociais vêm revolucionando o mercado de trabalho e, consequentemente, criando novas profissões, sendo que a mais nova aposta é a carreira de influenciador digital 😦. Mas você sabe como ser um?
Em meio ao turbilhão de informações e desejos, que nos são apresentadas todos os dias, surgem cada vez mais pessoas com perfil empreendedor e habilidades de influenciar outras pessoas. 🥰
Se você está curioso para saber mais sobre esse novo trabalho, leia o post 👇 e descubra como ser um influenciador digital nos dias de hoje. Confira!
O que é influenciador digital?
Sabemos que o verbo influenciar significa induzir alguém a fazer alguma coisa, assim como a agir de modo determinado ou ainda pensar de maneira específica 😏. Assim sendo, o influenciador é uma pessoa que exerce influência sobre as demais, em diferentes nichos.
Os influenciadores digitais costumam se expressar por meio das redes sociais, 😎 gerando conteúdo, com o objetivo de impactar indivíduos e até a sociedade de modo geral. As pessoas, ao longo do tempo, passam a gostar desses influenciadores e confiam no que dizem. Logo, seu público aumenta e torna-se leal e engajado.
Além disso, os influenciadores digitais passam a ditar comportamentos até o ponto de mudar a mentalidade de seus seguidores em relação aos temas que abordam. 👍
Como surgiu o conceito de influenciador digital?
A partir do do início do século XXI, passou-se a entender a internet como sendo uma ferramenta que aproveita a inteligência coletiva para evoluir.
Daí em diante, ela tornou-se um ambiente no qual as pessoas não apenas faziam uso das informações disponíveis, mas também passaram a contribuir socialmente com a geração de conteúdos.
Podemos dizer que no marketing tradicional, existente já há alguns anos, era muito comum apresentar a imagem do artista para divulgar uma marca e assim influenciar a opinião de consumidores.
Porém, isso era praticado como estratégia da empresa, pois a marca decidia quem contratar 👦🏻 👧🏻, o que seria falado e em que momento seria mais oportuno executar a ação.
Assim, é possível afirmar que a inclusão significa que a distância entre os consumidores e as marcas foram encurtadas. Agora, existe uma comunicação mais direta, a existência de comunidades e o compartilhamento de experiências.
Em outras palavras, esse processo de horizontalização permite que as marcas já não sejam mais as únicas a agirem no mercado. Para tanto, devem estar mais próxima ao público, estabelecendo um diálogo mais aberto e verdadeiro com ele.
Aqui é que surge os influenciadores digitais, como grandes geradores de conteúdos em sites, blogs, vídeos e stories. Para cada conteúdo, uma nova audiência surge todos os dias!
Aos poucos, nós podemos presenciar a ascensão de pessoas até então desconhecidas, que se tornam “estrelas” ⭐️e passam a influenciar diretamente a opinião de grupos de pessoas.
Por isso, atualmente, temos influenciadores digitais das mais diversas áreas, como 👠 moda, beleza, educação, esportes, política, automobilismo, gastronomia 🥩, finanças, carreira entre outros temas.
Os influenciadores podem aparecer primeiramente em uma determinada rede social. Porém, com o passar do tempo, seu alcance atinge outras plataforma, o que faz deles uma verdadeira potência 🤑 na estratégia de marketing de influência.
Como ser um influenciador digital?
Como você pode observar ao longo do texto, a carreira de influenciador digital é relativamente recente e tende a se desenvolver com muita força nos próximos anos. 😀
No entanto, a carreira exige que o profissional seja dedicado, atuante e comprometido com o assunto que pretende abordar. Por isso, nós selecionamos as principais ações que a pessoa deve ter ao abraçar essa profissão. Acompanhe!
1. Defina o nicho
O primeiro passo para ser um influenciador digital é definir qual é o nicho que deseja abordar. Como já dissemos acima, você pode escolher entre vários temas, sendo que a dica é optar por aquilo que mais gosta de fazer ou que se tem mais domínio (culinária 🥣, esporte, moda, viagem etc).
2. Entenda o seu público
Assim que definir o nicho em que vai atuar, é hora de entender quais são as necessidades do seu público. Mas, o que isso quer dizer?
Isso significa que você deve conhecer bem o perfil de quem vai se beneficiar com os conteúdos que oferece todos os dias nas redes sociais.
Por exemplo, se o seu público gosta de viajar 🛶, é útil que você divulgue informações sobre lugares interessantes, hospedagem, transporte, pontos turísticos, assim como belas fotos, entre outros tópicos.
3. Invista em boas imagens
Por falar em fotografias, é importante destacar que o influenciador digital deve investir em imagens nítidas e atraentes para todos os conteúdos que for publicar.
Lembre-se que as pessoas gostam de ver fotos bonitas associadas aos temas abordados. Por exemplo, se você fala sobre carros, pense na possibilidade de postar imagens de veículos reluzentes em cenários diversificados, como prais, desertos ou avenidas de grandes capitais!
4. Capriche nos conteúdos
Além da fotografia 📷 em si, não vamos deixar de mencionar a importância de se postar excelentes conteúdos.
As pessoas têm buscado informações rápidas e precisas para resolver os seus problemas, por isso é importante apostar em textos relevantes e objetivos, não importa qual seja o tópico abordado.
Selecione os canais
Além das dicas citadas acima, também é importante escolher com muita atenção quais os canais que você vai usar como estratégia de marketing nas mídias sociais.
O influenciador digital não precisa estar presente em todas as plataformas, mas é recomendado focar naquelas mais influentes junto ao público que você quer atingir. Além de manter o foco no trabalho, ajuda a criar relevância, aumentando o seu poder de influência. 😉
Quais são as vantagens de ser um influenciador digital?
A profissão de influenciador digital traz vantagens, assim como qualquer outra carreia. A seguir, conheça algumas delas!
Liberdade de escrever
Um dos fatores positivos da profissão é o fato de criar conteúdos sobre o assunto que se tem mais interesse, com exceção dos casos nos quais essa liberdade editorial é negociada com a empresa que contratou o serviço.
Ter acesso a experiências
Nos dias de hoje, o influenciador digital é um dos profissionais mais requisitados para divulgar produtos e serviços. Em vista disso, eles obtêm algumas vantagens 😀 no contrato que vão além do cachê, tais quais viagens, participações em eventos, sem falar da obtenção de produtos e serviços de marcas famosas!
Apresentar mais mobilidade
Entre as vantagens, ainda podemos destacar que as pessoas que trabalham com a internet têm possibilidade de trabalhar remotamente, seja em casa, em um café ou até em um quarto de hotel do outro lado do mundo.
Basta ter internet, um smartphone, uma câmera ou um computador portátil 💻 para estar conectado com todos os seus seguidores.
Agora que você já sabe as dicas de como ser um influenciador digital, invista na profissão que já faz parte do universo de muitas pessoas. Dedique-se a ela e boa sorte!
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