Na área do web design, é comum conhecermos pessoas que aprenderam tudo sozinhas e seguiram a carreira a base de cursos onlines, afinal, essa é uma profissão que exige muita prática. Porém, se você quer ingressar nessa área e não sabe por onde começar ou como se destacar no mercado, confira nosso artigo e descubra […]

Na área do web design, é comum conhecermos pessoas que aprenderam tudo sozinhas e seguiram a carreira a base de cursos onlines, afinal, essa é uma profissão que exige muita prática. Porém, se você quer ingressar nessa área e não sabe por onde começar ou como se destacar no mercado, confira nosso artigo e descubra como se tornar um web designer profissional seguindo essas 6 dicas!

  1. Aprenda a teoria!

Apesar de ser um ramo muito prático, toda profissão requer alguma teoria. Por isso, ao iniciar seus estudos, aprenda os fundamentos da arquitetura de informação, como organizar os elementos de um website, entre outros.

Você pode começar lendo profissionais que são referência no mercado. Alguns livros clássicos são:

  • Don’t Make me Think: A common sense approach to web usability, de Steve Krug;
  • Letting Go of the Words: Writing web content that works, de Janice Redish;
  • The Big Red Fez: How to make any website better, de Seth Godin;
  • The Design of Everyday Things, de Donald Norman;
  • Designing with Web Standards, de Jeffrey Zeldman.

Enquanto você lê artigos e livros, comece a praticar e esteja sempre conhecendo outros livros para se atualizar das mudanças na área.

  1. Entenda o básico de programação

Apesar do desenvolvimento de sites ser possível apenas com ferramentas prontas das plataformas (como a Wix), um web designer profissional precisa saber o básico da programação, mais especificamente:

  • HTML
  • CSS
  • Javascript

Com essas linguagens será mais fácil elaborar websites avançados, principalmente com o JavaScript, que é essencial para adicionar interatividade às páginas.

  1. Aprenda os fundamentos de UX e UI

A época em que o WD precisava focar apenas na interatividade de uma interface acabou.

Com o fácil acesso a outras informações, aos feedbacks às marcas com tantas mudanças na comunicação online, a experiência do usuário (UX) é extremamente relevante.

Por isso, além de cuidar do UI (User Interface) e apenas da parte física e tangível de um website, um bom profissional do ramo deve pensar em estratégias que ofereçam a melhor experiência para o usuário.

  1. Não faça TI!

Se você também deseja se especializar na área com alguma graduação, conheça a grade curricular de todos os cursos que possam ter relação com web design.

Muita gente pensa, por exemplo, que a melhor escolha para o web design seja um curso de Tecnologia da Informação ou Ciência da Computação.

Entretanto, para quem quer atuar de forma mais analítica e ver resultados no mercado, entender como o WD se encaixa nos sites, e-commerces e blogs é fundamental, principalmente porque essa é uma tendência do mercado atual.

  1. Entenda sobre SEO

O web design é bastante focado na experiência do usuário, contudo, para um site performar bem, ele também precisa ser amigável para os mecanismos de busca.

Portanto, um profissional dessa área deve conhecer as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que em conjunto ajudam as páginas a ranquear da forma mais natural possível.

  1. Faça estágios

O estágio é o melhor momento para absorver o máximo de conhecimento possível que seu contratante pode oferecer, e é ali o seu momento de errar e aprender.

Além de adquirir experiência, crie uma rede de contato nos seus estágios, pois futuramente eles podem ser úteis para oportunidades maiores.

  1. Tenha um portfólio

É essencial entender que na área de web design, seu trabalho deve ser mostrado para os clientes, pois somente falar das suas habilidades não realmente prova que você tem bons projetos.

Por isso, em algum momento você irá se deparar com o pedido “me envie seu portfólio, por favor”.

O problema é que se em todo esse tempo você só fez projetos para clientes, você não poderá usar esses jobs para mostrar a outros possíveis clientes.

Portanto, tire um tempo para criar projetos seus, únicos e reúna-os em um portfólio.

Ainda tem alguma dúvida sobre como começar na área? Deixe seu comentário!

 

Tags: , , ,

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades