Veja 5 dicas para conseguir trabalhar e estudar ao mesmo tempo

veja-5-dicas-para-conseguir-trabalhar-e-estudar-ao-mesmo-tempo.jpeg

Um grande número de estudantes brasileiros precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. E se você já precisou se dividir entre trabalho e estudos, sabe bem como essa é uma tarefa difícil e cansativa. Para estudantes do ensino médio, a dificuldade parece ser ainda maior, pois muitos não se sentem preparados para dar conta das responsabilidades da empresa e da escola ao mesmo tempo.

Mas se combinar estudos e trabalho é mesmo tão complicado assim, como é que muitos estudantes conseguem dar conta do recado e garantir bons resultados nas duas atividades? É que eles perceberam que, com bons hábitos, podemos aproveitar bem o tempo entre uma atividade e outra.

Veja 5 dicas que poderão ajudá-la a trabalhar e estudar sem perder a tranquilidade:

1. Liste o que precisa ser feito no trabalho e na escola

As vantagens de criar listas com as atividades mais importantes são muitas. Listar aquilo que você precisa fazer por ordem de importância pode fazer toda a diferença na hora de poupar tempo e evitar momentos estressantes.

Listas nos ajudam a aproveitar melhor o tempo, a organizar as ideias, a evitar o esquecimento de coisas importantes que devem ser feitas e a produzir e estudar com facilidade. Sem falar que fazer listagens é algo super simples e bastante útil!

Tenha em mente que a ordem de importância da lista pode mudar a cada semana, de acordo com suas necessidades. Então, se isso acontecer, não se preocupe! Você não está fazendo nada de errado. Listas mudam mesmo!

As prioridades da lista criada durante a semana de provas do colégio podem não ser as mesmas da ordem estabelecida para alcançar uma meta no trabalho — fique esperta para essas mudanças!

2. Organize seu tempo

Tão importante quanto listar a urgência de suas tarefas é saber quanto tempo você pode gastar em cada uma delas. Organizar o próprio tempo é a melhor opção para quem precisa trabalhar e estudar. Falando nisso, você já pensou em montar um cronograma?

Cronogramas são ferramentas simples, em formato de tabelas, que nos ajudam a controlar o tempo gasto em nossas atividades. Esse tipo de instrumento serve para evitar que uma tarefa atrapalhe a outra e traga problemas indesejados.

Cronogramas são fáceis e divertidos de fazer. Entenda como essa ferramenta funciona: em um papel, de preferência grande como uma cartolina, divida 7 colunas e 24 linhas. Cada coluna será um dia da semana e cada linha será uma hora do dia.

Veja que o resultado é uma tabela com dias e horários divididos, que pode ser usada para agendar suas atividades da escola e do trabalho. Se você aprendeu o que é um cronograma, pare de dizer “não tenho tempo” e tente fazer agora mesmo o seu!

3. Crie e respeite objetivos

A lista está pronta e o cronograma também. O que fazer agora? Simples! Basta criar seus objetivos. Pense, por exemplo, que você quer aprender sobre um certo assunto de química até uma data específica e que, até lá, você precisa dedicar uma hora por dia para aprender esse conteúdo.

Pensou? Pronto! Temos aqui o seu primeiro objetivo e seu primeiro prazo. Tão importante quanto criar metas, é saber respeitar as regras que você criou para conquistá-las. Se você se imaginou estudando uma hora por dia até aprender o conteúdo, então, respeite isso!

Esse tipo de hábito é importante, porque ajuda a combinar o trabalho e os estudos sem grandes problemas. O costume de se comprometer com prazos e regras é fundamental para quem quer se tornar um bom estudante e profissional!

4. Use a tecnologia como aliada para trabalhar e estudar

A tecnologia pode ter um papel importante para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Se você acha que só de aplicativos como Facebook e YouTube vive o ser humano, está muito enganada! Hoje, podemos contar com vários programas que nos ajudam a planejar e organizar nossos estudos e trabalho.

Alguns desses aplicativos nos chamam a atenção por serem fáceis de usar. Muitos deles podem ser baixados no seu celular — o que torna o planejamento e a organização das nossas tarefas e do nosso tempo muito mais simples e confortável.

Entre tantos programas criados para planejamento, alguns se destacam, como Google Keeper, Trello e Asana. Suas funções de listar, lembrar e anotar, tornam mais divertida a tarefa de combinar os estudos com o trabalho. Você pode conhecer melhor esses aplicativos clicando neste artigo sobre as 5 ferramentas para organizar suas ideias, listas e tarefas!

5. Não deixe de se divertir 

O lazer também tem seu papel importante na vida de quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo. É errado pensar que a vida entre trabalho e estudos vai tirar de você os momentos de diversão com sua família e amigos.

Pausas para brincar, sair, dançar, assistir a um filme e praticar um esporte também devem ser pensadas durante o planejamento de tempo. Ao criar o seu cronograma, tente incluir esses momentos de lazer. Finais de semana são ideais para quem pretende descansar e se divertir.

Não se esqueça de que atividades como dormir e comer podem ser planejadas também. Organizar horários certos para elas ajuda a manter o equilíbrio entre trabalho e estudos. Tenha paciência e lembre-se de que a saúde mental e a saúde emocional também merecem atenção!

Quem já precisou trabalhar e estudar ao mesmo tempo sabe como é difícil combinar as duas atividades. Porém, quando a gente consegue focar e se motivar para mudar maus costumes, passando a nos planejar, trabalho e estudos se tornam atividades mais leves e mais controladas.

Mantenha o foco e lute contra o cansaço e os pensamentos negativos. Todo caminho para o sucesso é difícil, mas com uma dose de determinação é possível chegar lá. 

Se você gostou das dicas deste post, que tal clicar no nosso outro artigo sobre como combinar o ensino médio com ensino profissionalizante e descobrir mais coisas interessantes para melhorar a sua organização e seu planejamento? Aproveite a leitura e se prepare bem, pois a jornada só está começando!