Técnicas poderosas para superar a timidez

tecnicas-poderosas-para-superar-a-timidez.jpeg

A timidez pode ser um grande obstáculo na trajetória profissional e pessoal de uma pessoa. Isso porque em um mercado de trabalho competitivo, quem é cativante e se comunica bem desenvolve bons relacionamentos com mais facilidade e, consequentemente, tem mais chances de crescimento.

Contudo, é importante lembrar que a timidez não é sinônimo (nem de longe) de fracasso. Uma prova disso é o caso de Bill Gates: o empresário afirmava ser tímido na infância, vivia na companhia de livros e, embora não tenha mudado muito, agora comanda o império da Microsoft e tem uma fortuna avaliada em 86 bilhões de dólares.

Portanto, se você é uma pessoa tímida, mantenha a calma e saiba que é possível superar a timidez seguindo algumas técnicas simples e poderosas. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso post até o final, já que ele foi escrito especialmente para você. Boa leitura!

Compreenda a sua timidez

O primeiro passo para superar um problema é compreendê-lo e aceitá-lo, não é mesmo? Por isso, quem quer vencer a timidez deve entender como essa característica afeta sua vida e ficar atento para as situações em que ela surge.

Desse modo, você conseguirá notar o que provoca essa reação e o que você realmente sente nesse momento. Feito isso, você vai poder buscar formas de superá-la e, finalmente, vai conseguir deixar esse obstáculo para trás.

Pratique o autoconhecimento

Como dito no tópico anterior, é importante que você verifique como a timidez afeta sua vida. Isso inclui analisar como essa característica está impedindo que você alcance seus objetivos, certo?

Para isso, uma boa forma de realizar essa apuração é colocar tudo que envolve a sua timidez no papel. Com uma lista em mãos fica mais fácil realizar uma análise concreta sobre como funciona essa relação.

Descubra quais são seus pontos fortes

Todas as pessoas têm qualidades que as tornam únicas, e é importantíssimo descobrir quais são elas. Assim, você poderá se concentrar nelas, permitindo que sua autoestima e autoconfiança cresçam.

Além disso, essa prática de focar e explorar os seus pontos fortes vai permitir que você adquira a segurança necessária para que a barreira imposta pelo medo seja quebrada.

Não fuja dos olhares

Quando alguém olha nos seus olhos ou encara por algum tempo, sua reação é abaixar a vista, virar a cabeça ou mexer no cabelo? Saiba que esses são comportamentos muito comuns entre os tímidos. Para superar isso, a nossa dica é que você pare de fugir dos olhares. Afinal, a comunicação não acontece apenas verbalmente, não é mesmo?

Por isso, lembre-se de que o contato visual é importante em uma interação social e evitá-lo demonstra insegurança. E isso é não é tão bom para quem está tentando passar uma boa impressão em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Conheça novos ambientes e tenha mais experiências

Como funciona a sua rotina diária? Você vai da casa para a escola e da escola para o trabalho? Ou só vai para a escola e passa o restante do tempo livre nas redes sociais? Frequenta sempre os mesmos lugares? Então saiba que é hora de mudar! Pois, descobrir novos lugares e ter novas experiências é essencial durante o processo de superação da timidez.

Existem diversas opções para quem quer transformar a rotina. Basta você encontrar a que mais se adapta ao seu perfil e orçamento. Veja alguns exemplos:

  • fazer aula de dança ou teatro;
  • viajar para outra cidade, estado ou país;
  • aprender a falar um novo idioma;
  • praticar um esporte interessante;
  • realizar passeios culturais.

Nesse ponto, é importante destacar as aulas de dança e teatro. Isso porque as técnicas de relaxamento, expressão corporal, improvisação e dinâmica de grupo que são ensinadas nesses cursos contribuem significativamente para que os tímidos:

  • descubram novos potenciais;
  • interajam com pessoas diferentes;
  • trabalhem a desinibição;
  • se acostumem com os olhares voltados para eles;
  • melhorem a autoestima e a oratória;
  • aprendam a respeitar as diferenças.

Evite se comparar com outras pessoas

É importante entender que somos únicos e que ninguém é melhor do que ninguém. No entanto, é interessante lembrar que é natural que algumas pessoas se destaquem mais em determinados momentos.

Na escola, por exemplo, é comum ver pessoas que tiram notas melhores em matérias de exatas, enquanto outras se sobressaem em matérias de humanas. Isso significa que a pessoa que se sai melhor em Geografia é menos inteligente que o colega que só tira 10 em Matemática? Claro que não! Isso só deixa claro que as pessoas têm habilidades diferentes e está tudo bem.

Por isso, jamais se compare com os outros, mantenha em mente que todos nós temos qualidades e defeitos — inclusive “o cara mais popular” e “a garota mais bonita” da escola, com os quais você, provavelmente, pode já ter se comparado.

Sendo assim, admita suas qualidades e defeitos, se admire e deixe que os outros admirem quem você é também! Não tenha dúvidas de que muitas pessoas vão apreciar seu jeito único de ser.

Controle sua ansiedade

Para quem já consegue reconhecer as situações que lhe causam estresse e ansiedade, é bom procurar relaxar ao primeiro sinal delas. Um exercício simples que muita gente conhece, mas poucas executam é o da respiração.

O exercício consiste em inspirar pelo nariz e expirar devagar pela boca, assim como o médico nos pede desde pequenos. Essa simples atividade vai proporcionar uma sensação de relaxamento e vai ajudar no controle da ansiedade.

Se desafie

Uma das principais formas de superar a timidez e o medo é realizar as coisas que você, justamente, tem mais pavor. Desse modo, se o seu problema for o convívio social, que tal ir se aproximando aos poucos das pessoas?

Caso seu medo seja falar em público, por exemplo, experimente ir mudando esse quadro lentamente. Expor a sua opinião em um debate em sala de aula pode ser um bom começo.

Mantenha a persistência

Por fim, seja persistente! Infelizmente, a timidez não é superada do dia para a noite. Afinal, você conviveu com ela por muitos anos, e é natural que você leve tempo para deixá-la para trás. Só não esqueça que o mais importante durante esse processo é não desistir, combinado?

Não temos dúvidas de que seguindo essas técnicas, você vai superar a timidez, se destacar no mercado de trabalho e vivenciar momentos incríveis ao longo de sua vida! Estamos na torcida!

Se você curtiu o post, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a também superarem a timidez!