Saiba como escolher uma profissão que te faça feliz!

saiba-como-escolher-uma-profissao-que-te-faca-feliz.jpeg

Escolher uma profissão é um dos maiores desafios de quem está saindo do ensino médio. Pode ser difícil decidir entre tantas opções, como entrar no mercado de trabalho, fazer um curso profissionalizante ou cursar uma faculdade.

Além disso, é grande a pressão por escolher entre os diversos cursos e profissões disponíveis. Como saber qual é o melhor caminho? Como identificar o que você quer fazer no futuro? Qual opção trará mais felicidade?

Se você está se fazendo essas perguntas, leia as dicas que trouxemos neste post e saiba como tomar uma decisão! Boa leitura.

Diminua o peso dessa escolha

Antes de escolher uma profissão é muito importante que você saiba que não precisa decidir hoje o que fará por toda a vida. Também é fundamental saber que não existe escolha certa ou errada. Isso diminui a pressão e os sentimentos negativos desse processo.

Apesar de ser uma decisão muito importante, você não precisa ter medo de errar e sofrer com o arrependimento — já que essa escolha não deve definir todo o seu futuro. Você sabia que muitos profissionais redirecionam as suas carreiras depois de anos de atuação? Pois é!

Por isso, procure manter a calma e não se pressionar. O caminho profissional escolhido hoje pode guardar muitas surpresas e aprendizagens e levar você para outras estradas mais na frente. Mesmo que você mude depois, a escolha não será em vão e nem tempo perdido!

Invista em autoconhecimento

Para saber qual profissão vai fazer você feliz é preciso identificar os seus interesses e sonhos para o futuro. Portanto, comece se conhecendo mais! Avalie a sua personalidade e liste as atividades que você adora fazer e as matérias que você curte estudar.

Essas informações ajudam a comparar suas opções e identificar aquelas com as quais você tem mais afinidade. Afinal, para ser feliz em uma profissão é importante gostar do que faz, não é verdade? Então, analise também as suas competências, o que você faz bem. Fica mais fácil exercer uma função quando você já tem algumas habilidades relacionadas a ela.

Quando for pensar nos seus interesses e habilidades não se limite apenas às questões profissionais. Relembre também situações do cotidiano: o que você faz no seu tempo livre, os programas que tem com seus amigos, as músicas e filmes que você gosta etc. Tudo isso pode dar informações importantes para sua escolha!

Além de listar o que você gosta e sabe fazer, é interessante também colocar no papel os seus projetos e sonhos. Pense, por exemplo, no que é mais importante para você: o salário ou a satisfação pessoal? Reconhecer os seus objetivos também é essencial para decidir que profissão seguir.

Se você sentir dificuldade para pensar sobre si mesmo, vale a pena pedir ajuda a pessoas que convivem com você — pode ser um amigo, seus pais, um professor. Peça que eles falem sobre como veem você e quais interesses e habilidades percebem no seu perfil. Essa atividade pode ser surpreendente e ajudar muito nesse processo de escolha!

Faça testes de interesse profissional

Além das pessoas com quem você convive, os testes vocacionais também podem ajudar a escolher uma profissão. Eles funcionam assim: você responde algumas perguntas, marcando uma das opções que eles oferecem para cada questão, e, no final, o resultado mostra seu perfil de interesses profissionais.

Assim, ele ajuda a perceber quais são as áreas que têm mais aproximação com você. No fim do teste é possível identificar se o seu perfil profissional tem mais a ver com trabalhar com pessoas ou organizar documentos, por exemplo.

Alguns sites têm testes vocacionais online e gratuitos. Quem quer um processo mais completo de orientação profissional pode procurar um psicólogo. Vale lembrar que algumas faculdades de psicologia oferecem esse serviço sem custos, não é o máximo?

Pesquise bastante sobre os cursos e mercado de trabalho

Observar os seus interesses e planos não é suficiente para escolher uma profissão de forma segura. Também é fundamental conhecer as possibilidades de cada profissão no mercado de trabalho.

O ideal é que você pesquise bastante e conheça a realidade das diversas profissões pelas quais se interessa. Busque informações em diversos canais (professores, familiares, internet, revistas e jornais, por exemplo) e pesquise sobre as funções, a média salarial e as características do mercado para a profissão.

É muito interessante, também, conversar com pessoas que já estão no mercado de trabalho. Assim, você consegue saber detalhes de como funciona aquela rotina. Um profissional que atua na área que você deseja pode dar muitas informações importantes para sua pesquisa.

E se você tiver dúvidas sobre cursos que quer fazer, compare as instituições e as grades curriculares que elas oferecem. Além disso, converse com professores de lá e pesquise sobre as oportunidades que cada curso pode abrir — saiba com o que você pode trabalhar depois de fazer aquele curso.

Procure inspiração em livros e filmes

Observar os filmes e seriados que você gosta de assistir pode ajudar a identificar seus interesses profissionais. Se você não perde um episódio daquela série médica, por exemplo, trabalhar na saúde pode ser um bom caminho profissional a seguir. Se um dos seus personagens preferidos trabalha no comércio, quem sabe você não se interessa por essa área?

Além disso, alguns livros e filmes abordam o tema da reflexão profissional e podem ser muito úteis nesse processo de escolha. O livro “A arte da Imperfeição” ajuda aqueles que precisam identificar e questionar os medos e inseguranças envolvidos na escolha profissional.

Lendo “Descubra Seus Pontos Fortes” você tem apoio para descobrir suas qualidades e ver como usá-las profissionalmente. Já o livro “Talento Não é Tudo” ajuda quem tem um sonho guardado, mas acha que ainda não desenvolveu competências para colocá-lo em prática.

Quer dicas de filmes? A animação “Bee Movie” aborda a escolha profissional na juventude de uma maneira leve e interessante. Essa é a mesma ideia do desenho animado “Emoji: o filme”. A insatisfação com as imposições profissionais e a busca pelo próprio caminho são temas discutidos nessas produções.

As escolhas profissionais também são temas dos filmes “O Diabo Veste Prada” e “A Grande Virada”. E o emocionante “À Procura da Felicidade” traz uma bela história de superação na caminhada profissional. Prepare a pipoca e faça uma sessão de filmes para inspirar a escolha da sua carreira.

Depois de ler essas dicas você está mais preparado para escolher uma profissão? Se ainda não, então diminua a tensão e pense com calma em tudo o que está em jogo — respira! Identificar seus interesses e as possibilidades profissionais são as chaves para tomar essa decisão com tranquilidade, combinado?

Seus amigos também estão passando pela fase de escolha profissional? Que tal ajudá-los compartilhando este post nas suas redes sociais, hein? Assim, quem sabe vocês não marcam uma sessão de cinema em casa para assistir os filmes que indicamos?! Até a próxima.