O que é um teste vocacional? Entenda e faça boas escolhas na carreira!

o-que-e-um-teste-vocacional-entenda-e-faca-boas-escolhas-na-carreira.jpeg

Atire a primeira pedra quem nunca se viu cheio de dúvidas em uma situação importante, como quando precisamos escolher uma profissão. Essa é uma das primeiras grandes decisões da vida. Nesse momento, muita gente se pergunta o que é um teste vocacional e como ele pode ajudar!

Quando chega a hora de decidir a profissão e trabalhar, vemos que a vida adulta começou de verdade. É normal ficar confuso e não saber que caminho seguir. Como crescer não é nada fácil, toda ajuda é bem-vinda, não é?

Por isso, preparamos este texto especial. Descubra tudo sobre teste vocacional e saiba como ele pode facilitar sua escolha! Boa leitura!

Para que serve o teste vocacional?

De forma simples, ele vai servir para que se conheça mais e consiga descobrir quais áreas profissionais mais interessam para você. Existem muitas profissões disponíveis e muita gente acaba tendo dificuldade para decidir entre elas — e isso é perfeitamente normal, hein?! Pode acontecer de você se interessar por várias delas ou mesmo achar que não se interessa por nenhuma.

Por isso, cientistas criaram testes que ajudam a perceber as coisas que você mais gosta de fazer. Para pessoas que costumam pensar bastante sobre a vida e seus sentimentos, talvez o resultado do teste não seja uma surpresa. Mas para outras que não se conhecem tão bem assim, ele é uma ótima ajuda.

Muitas vezes, o jovem se sente confuso porque mistura os seus gostos com a pressão da família. É comum que várias pessoas deem opiniões sobre a sua vida, mas isso pode acabar atrapalhando a escolha, já que você pode ficar preocupado em não decepcionar os outros — não caia nessa pilha, combinado?

Como saber se você está escolhendo uma profissão que realmente gosta ou se só está seguindo o que sua mãe ou seu pai querem? No teste vocacional você responde várias perguntas sobre o que mais gosta de fazer. Assim, ao ver o resultado, vai saber quais são seus interesses verdadeiros.

Como funciona esse teste?

Se você está se perguntando o que é um teste vocacional, pode ficar tranquilo! Não é uma prova que você tem que responder as questões de forma certa. Na verdade, ele é bem agradável e gostosinho de fazer! Você só vai ter que escolher entre as opções que cada questão dá, falando se você gosta mais de uma coisa ou de outra. Moleza, não?

Esse tipo de teste é chamado de teste de personalidade, pois eles funcionam analisando as informações que você marca e apresentando o seu perfil. No fim, ele vai dizer quais são as áreas ou as profissões que mais se aproximam dos interesses e habilidades que você mostrou nas respostas.

Todas as questões do teste são levadas em conta na hora de dar o resultado. Parece difícil? Os psicólogos que pensaram nas perguntas tomaram vários cuidados para que o teste fosse fiel ao que você respondeu. O seu trabalho é apenas responder as questões com sinceridade — se você mentir em alguma, o resultado vai mudar!

Onde fazer?

Quem quer fazer um teste vocacional tem muitas opções. Na verdade, vários psicólogos trabalham com mais de um teste, porque assim fica mais fácil ter uma visão completa da sua personalidade e dos seus interesses.

Muitas escolas, hoje em dia, entram em contato com profissionais para aplicar o teste em seus alunos. Se não é o caso da sua, não tem problema! Você pode procurar um serviço de psicologia. Nas faculdades e em projetos sociais é possível conseguir isso sem pagar nada, ou pagando bem barato.

Quem não conhece um psicólogo também não fica sem fazer o teste vocacional. Alguns sites oferecem testes de graça para você ter uma ideia de quais profissões estão mais próximas do seu perfil. Eles podem não ser tão profundos quanto os usados pelos psicólogos, mas ajudam bastante também.

De que forma ele pode ajudar você a escolher uma profissão?

Algumas pessoas pensam que o teste vai falar qual é a profissão que você deve escolher, mas não é assim que funciona. Ninguém pode tomar essa decisão por você — as pessoas (e os testes) podem apenas mostrar alguns caminhos e ajudar a esclarecer as coisas, certo?

O resultado do teste pode dizer, por exemplo, que você tem interesse em trabalhar com pessoas. Mas dentro dessa área há profissões como garçom, vendedor ou maquiador. Entre elas, a decisão é sua! Viu só por que o teste vocacional não pode escolher por você?

Mesmo sem oferecer uma decisão final, o teste pode ser um grande apoio para você se conhecer melhor e identificar a profissão que mais gosta. Se alguém está em dúvida entre trabalhar como assistente administrativo ou operador de telemarketing, por exemplo, pode ver no teste que gosta mais de mexer com documentos e organizar a rotina em um escritório.

Além de medir os seus gostos, o teste vê também as suas habilidades. É claro que muitas qualidades são aprendidas durante o trabalho, mas, com certeza, existem várias coisas que você já sabe fazer bem! Com o resultado do teste, é possível perceber quais profissões têm mais a ver com as suas capacidades. Bacana, né?

O teste vocacional também pode fazer com que você conheça profissões que nem sabia que existiam. Afinal, é impossível conhecer tudo que o mundo atual oferece, não é mesmo? Imagine que a sua profissão ideal pode ser uma que você nunca pesquisou? Ao fazer o teste você entra em contato com várias atividades que podem fazer com que seus olhos brilhem ainda mais!

O que o resultado desse teste quer dizer?

Precisamos reforçar que você não deve ver o resultado do teste vocacional como uma certeza da sua futura profissão, já que ele aponta alguns caminhos possíveis. Por isso, sua escolha não depende só desse teste, combinado?

É muito importante que você pesquise sobre as profissões que o interessam. Faça uma lista daquelas que você gostou e procure informações sobre elas — você pode olhar na internet ou conversar com pessoas que trabalham nessas áreas. Pesquise também os cursos que você pode fazer para se preparar para cada profissão.

Além disso, conheça o mercado de trabalho (veja se há vagas disponíveis e quanto é o salário, por exemplo). Ter todas essas informações é importante para que você tome uma decisão com calma e segurança. O resultado do teste é uma grande ajuda, mas ele não vai escolher no seu lugar.

Agora você já sabe o que é um teste vocacional. Não procure nele uma resposta mágica para a sua dúvida profissional, mas veja como um apoio para se conhecer melhor e saber quais profissões devem fazer parte das suas pesquisas. Escolha com cuidado e boa sorte na sua carreira!

E então? O que achou deste texto? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário aqui embaixo!