Não cometa estes erros na hora de produzir um currículo

nao-cometa-estes-erros-na-hora-de-produzir-um-curriculo.jpeg

Se você está em busca de uma vaga de emprego, seja por estar sem trabalho ou procurando uma nova profissão, provavelmente já teve dúvidas na hora de produzir um currículo.  

O currículo é a sua chance de causar uma boa primeira impressão, portanto é essencial que seja bem feito. Caso isso não aconteça, você poderá acabar desperdiçando suas chances de conseguir uma vaga, mesmo sendo qualificado para ela. 

Neste post, listamos alguns dos principais erros cometidos na hora de produzir um currículo. Se você não quer vacilar de jeito nenhum, continue a leitura! \o/ 

Não colocar objetivo 

Currículos sem objetivo ficam muito abertos e podem passar a impressão de que o candidato não sabe direito o que quer, mas está mandando o documento na esperança de ser considerado para qualquer coisa.  

Mesmo que isso seja verdade e você esteja disposto a trabalhar em qualquer vaga, isso não deve ficar claro para o recrutador! Coloque em seu currículo o que você pretende realizar na empresa e, caso ele ache você um bom candidato para outra vaga, ele mesmo o encaminhará. #ficaadica

Mentir

Tem pessoas que acham que é preciso colocar qualificações que não têm no currículo para serem considerados para determinadas vagas. Ou que, caso não tenham todos os pré-requisitos, é só mentir que têm.  

Pode até ser que uma pessoa que inventou habilidades seja considerada para entrevista, mas com certeza não passará dessa fase. Não é tão difícil um recrutador perceber que o candidato está mentindo quando não consegue responder perguntas simples que deveria saber.  

Imagine se alguém coloca que tem inglês fluente e não consegue falar uma frase em inglês durante a entrevista? Além de o recrutador sentir que está perdendo tempo, ele com certeza nunca irá recomendar esse candidato a nenhuma outra vaga. :O 

Cometer erros gramaticais 

Erros gramaticais e de digitação têm o poder de tornar qualquer texto mais pobre. Isso porque eles tiram a credibilidade do conteúdo e de quem está escrevendo. Para não correr o risco de mandar um currículo com erros, sempre revise tudo depois de escrever, sem preguiça!  

Além disso, se você não se sentir confiante com seu texto, peça àquele amigo que manda muito bem em português para ler o que você escreveu e dar dicas de melhorias. Assim você garante que não será desconsiderado por não ter conseguido se expressar da forma que queria. 😉 

Escrever demais 

Imagine que você é o recrutador de uma empresa e tem uma pilha com 50 currículos para analisar. Será que você vai parar para ler textos longos contando cada detalhe das experiências ou vai descartar esse tipo de currículo?  

Claro que é importante descrever os cargos ocupados e ressaltar como você se destacou na empresa que trabalhou, mas para isso não é necessário escrever textos longos. Resuma o que você quer dizer em frases curtas e objetivas, isso vai poupar trabalho tanto para você que escreverá, quanto para quem vai ler depois.  

Não se esqueça também de que é importante que o seu currículo seja estilizado de acordo com a vaga que você está se candidatando. Dessa forma, sempre personalize o texto antes de enviar, adaptando seus objetivos e até mesmo retirando ou acrescentando experiências de acordo com o que a vaga pede.  

Agora que você está pronto para produzir um currículo perfeito para o emprego dos seus sonhos, assine a nossa newsletter e aproveite para ficar por dentro de outras dicas do blog!