Descubra qual a importância do inglês para sua vida

Todo mundo sabe a importância do inglês para o futuro profissional, mas o que poucos sabem é que ele não serve só para preencher o currículo. Falar bem a língua abre as portas do mercado de trabalho ao redor do mundo todo e, além disso, faz com que a gente conheça outras culturas! 🌎

Sabendo dessas vantagens, a gente percebe que aprender inglês é importantíssimo não só para quem deseja entrar e se destacar no mercado profissional, mas também para quem quer ter acesso a conteúdos mais diversificados e mergulhar em outros países. 🏊

Percebeu como aprender inglês é — definitivamente — uma boa ideia? Se você ainda não está convencido, confira o nosso post e entenda por que saber essa língua é fundamental nos dias de hoje. Bora?

É considerado a língua universal

Você talvez já tenha ouvido a expressão que diz que o inglês é a língua universal. Mas sabe qual o motivo disso? Bom, é simples!

A Inglaterra, alguns séculos atrás, colonizou muitos países, como África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Irlanda e Nova Zelândia. — bastante coisa!

Com isso, o inglês se espalhou pelos continentes e escolas de todo o mundo passaram a ensinar o idioma — com o objetivo de padronizar e facilitar a comunicação entre todo mundo.

Assim, muitas empresas também começaram achar que seria melhor que seus colaboradores e gestores fossem fluentes na língua — e isso contribuiu para tornar o inglês a língua oficial do mundo dos negócios.

Com o tempo, isso foi para além das empresas e o inglês foi virando a língua mais usada por pessoas de países diferentes para se comunicar em qualquer situação. 💬

Tem uma gramática simples

Para quem já tentou aprender e teve dificuldades pode parecer piada, mas é a mais pura verdade! O inglês, se a gente comparar com muitas línguas, é uma das mais simples que existem.

Pensa bem: quando você aprendeu os verbos em português na escola, lembra que ele fica de um jeito diferente para eu, tu, ele, nós, vós, eles? No inglês, isso não existe 😮. O passado é igual para todo mundo e isso faz com que seja mil vezes mais fácil aprender os verbos!

Isso é só um exemplo. Têm várias outras situações em que o inglês é mais fácil que o português. Então, aprendê-lo não é impossível, muito pelo contrário. Animou um pouquinho? Veja mais vantagens ainda que você pode ter sabendo a língua.

Traz benefícios para a saúde da mente

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores em 2012, aprender uma nova língua pode estimular o crescimento do cérebro! #eita.

Parece que isso acontece porque, conforme se aprende coisas novas, algumas áreas importantes do cérebro encontram novas regiões para se desenvolver.

Não há dúvidas de que ser bilíngue é ótimo para a saúde da mente! Além disso, aprender uma nova língua retarda o Alzheimer e ainda reduz as chances do falante desenvolver demência. Portanto, aprender inglês é, de fato, um grande benefício para a sua vida. ❤️

Estimula a aprendizagem

Além do que já explicamos ali em cima, os cérebros bilíngues também demonstram maior facilidade durante o processo de aprendizagem.

Isso acontece porque, ao aprender um novo idioma, o cérebro se desenvolve ainda mais — e começa a realizar as tarefas do dia a dia de um jeito mais rápido e eficiente. Loucura, né?

O que acontece com isso é que, quem aprende um novo idioma, se torna uma pessoa mais inteligente, com raciocínio mais rápido e um perfil profissional multitarefa, ou seja, que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e se desenvolver em qualquer situação. 😎

Permite o contato com outras culturas

Ainda que o real não seja tão valorizado como o dólar e o euro, muitas promoções tornam a viagem para o exterior possível a alguns brasileiros — e isso dá a chance de passar pela experiência de interagir com outras culturas.

Porém, para aproveitar ao máximo, saber inglês é im-por-tan-tís-si-mo! Só com a fluência no idioma a gente consegue pedir informações, se alimentar, se locomover, interagir com a população local, além de conseguir se comunicar em qualquer lugar do mundo com naturalidade!

Por outro lado, se você não tiver o domínio sobre a língua inglesa, vai depender da mímica, de um tradutor ou de um nativo paciente para poder fazer as tarefas mais básicas.

Além de chato para você, também acaba incomodando um pouquinho os outros e isso impacta negativamente a sua experiência em outro país. 😟

Facilita o acesso a conteúdos

Acredita-se que mais da metade do conteúdo disponível na internet esteja em inglês. Muita coisa! Então, se você sabe o idioma, consegue acesso direto a milhares de informações que estão nos sites, blogs, jornais, canais do YouTube etc.

Já imaginou assistir aquela série que você ama em tempo real, ou com a legenda em inglês sem precisar esperar sair em português? 😲

Ou ainda, entender a nova letra lançada pelo seu artista internacional favorito sem a ajuda do querido Google? Ao dominar a língua inglesa essas possibilidades se tornam simples e reais!

Outra coisa que você vai entender e ter acesso: memes! Claro que os memes brasileiros são maravilhosos e insuperáveis, mas entrar nas redes sociais e entender todos as postagens que suas páginas e perfis favoritos compartilharam vale muito a pena, sério! 😝

Além disso, músicas, filmes, séries e obras literárias também podem ser utilizadas como instrumentos de estudo e não só lazer. Significa que está liberado ver séries para estudar! Mas nada dublado, hein?

Amplia as oportunidades de trabalho

O desemprego está atingindo mais de 12 milhões de pessoas no Brasil , o que significa que as vagas de emprego estão cada dia mais concorridas. Em alguns casos, está mais fácil ser aprovado em um vestibular para o curso de Medicina — um dos mais disputados do país — do que conseguir um trabalho. 😱

Por isso, as empresas estão cada vez mais rígidas ao selecionar os seus candidatos — e o inglês se tornou item determinante para contratar ou não um funcionário. Tenha certeza que o domínio do idioma amplia as possibilidades para quem o fala e garante a permanência em processos seletivos. 😉

Aumenta as chances de entrar nas melhores universidades

Em grande parte dos vestibulares — e no Enem — tem prova de inglês. Isso provavelmente você já sabia, mas já parou para pensar como ir bem nessa prova pode trazer uma vantagem enorme sobre os outros candidatos?

A gente sabe que, nessas provas, cada pontinho conta, não é? Como em algumas áreas, muita gente tem desempenho parecido, então, ir bem na prova de inglês é o empurrão necessário para fazer você chegar na nota necessária para o curso que você quiser. #quero

Além disso, quem sonha em fazer um intercâmbio na faculdade, com certeza, terá mais chances de conseguir se já souber falar inglês. ✈️

Garante melhores salários

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site brasileiro de classificados de empregos, a fluência em inglês pode significar um aumento de 61% no salário do funcionário. 😍

Isso acontece porque as empresas usam a língua inglesa o tempo todo, seja na comunicação com fornecedores, clientes ou prestadores de serviço.

Ou seja, é fundamental a presença de funcionários fluentes no idioma dentro da empresa, e esse colaborador pode ser você! 😉

Melhora a memória

Se você é meio esquecido, está aí mais um motivo para aprender um novo idioma: pesquisas indicam que aprender uma língua nova ajuda a proteger nossas memórias. Ou seja, você vai se esquecer menos das coisas. Legal, né?

Parece que quanto mais línguas uma pessoa aprender, melhor fica a memória dela. Seria meu sonho parar de esquecer onde eu deixei a chave da casa? #preciso

Facilita a comunicação em qualquer lugar do mundo

Como já falamos um pouquinho ali em cima, saber inglês é estar conectado com o mundo todo. Para fazer uma viagem, um intercâmbio, morar fora, conseguir um emprego melhor, usar o computador e até navegar na internet.

Aprender a língua não só trará novas oportunidades, como também vai facilitar a sua vida de jeitos que você nem imagina.

Passa credibilidade

Falar inglês muitas vezes não é um diferencial, mas uma necessidade para quem quer entrar no mercado de trabalho e se destacar.

Ou seja, é fundamental que os futuros profissionais se desenvolvam para conseguir emprego e transmitir credibilidade, confiança e segurança para o empregador.

Isso significa que, se você deseja levar sua carreira para um novo nível e concorrer às melhores oportunidades de emprego, aprender inglês é o primeiro passo para atingir os seus objetivos.

Só que ter fluência em um idioma não é uma tarefa nada fácil. É preciso ter em mente que a caminhada é longa e repleta de desafios, mas que no fim vale a pena. #foco

Por fim, o inglês não só é a chave para abrir as portas do conhecimento e do mundo, como também proporciona novas formas de pensar.

Por isso, na hora de aprender inglês busque por uma escola que passe confiança, estude e se prepare para brilhar no mercado de trabalho e no mundo. 😎

Curtiu nosso artigo sobre a importância do inglês na vida? Aproveita o ânimo e veja os parques da Disney que você tem que conhecer quando for bilíngue!

Share the Post:

Related Posts