Descubra qual a importância do inglês para sua vida

descubra-qual-a-importancia-do-ingles-para-sua-vida.jpeg

Todo mundo sabe que o inglês faz a diferença no futuro profissional, mas o que poucos sabem é que o inglês não é só um item para preencher o currículo. Isso porque além da vantagem competitiva que a fluência no idioma fornece, a fluência abre as portas do mercado de trabalho ao redor do mundo e, sobretudo, permite que o falante tenha contato com outras culturas. 

Diante dessas vantagens fica claro que aprender inglês é importantíssimo não só para quem deseja entrar e se destacar no mercado de trabalho, mas também para quem quer ter acesso a conteúdos mais diversificados e mergulhar em outras culturas.

Portanto, aprender inglês, definitivamente, é uma boa ideia! Não ficou convencida da importância do inglês na sua vida? Então confira o nosso post e entenda por que saber a língua inglesa é fundamental nos dias de hoje. Boa leitura!

É considerada a língua universal 

Não temos dúvidas de que você já ouviu a expressão que diz que o inglês é a língua universal. Mas você sabe o motivo disso? Bom, é simples!

Com o Reino Unido colonizando países como a África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Irlanda e Nova Zelândia, a língua inglesa se espalhou pelos continentes e escolas de todo o mundo passaram a lecionar o idioma — com o objetivo de padronizar e facilitar a comunicação.

Assim, muitas empresas também começaram a ver uma necessidade de que seus colaboradores e gestores se tornassem fluentes na língua — e isso contribuiu para tornar o inglês a língua oficial do mundo dos negócios.

Traz benefícios para a saúde da mente

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores em 2012, aprender uma nova língua pode estimular o crescimento do cérebro. O processo ocorre porque conforme se aprende coisas novas, áreas cruciais do cérebro encontram novas regiões para se desenvolver. 

Deste modo, não há dúvidas de que ser bilíngue é ótimo para a saúde da mente, não é mesmo? Além disso, aprender uma nova língua retarda o Alzheimer e ainda reduz as chances do falante desenvolver demência. Portanto, aprender inglês é, de fato, um grande benefício para a sua vida!

Estimula a aprendizagem

Além do diferencial apontado no tópico anterior, os cérebros bilíngues demonstram maior facilidade durante o processo de aprendizagem. Isso acontece porque ao aprender um novo idioma, o cérebro se desenvolve ainda — o que favorece a realização de diversas tarefas de forma rápida e eficaz.

A consequência disso é um profissional com perfil multitarefa e que se desenvolve em qualquer situação. 

Permite o contato com outras culturas

Ainda que o real não seja tão valorizado como o dólar e o euro, diversas promoções tornam a viagem para o exterior possível aos brasileiros — e isso permite que eles passem pela experiência de interagir com outras culturas. 

Contudo, para que essa experiência possa ser aproveitada ao máximo, saber inglês é importantíssimo. Pois, com a fluência no idioma, você será capaz de pedir informações, se alimentar, se locomover, interagir com a população local, além de conseguir se comunicar em qualquer lugar do mundo!

Por outro lado, caso você não tenha o domínio sobre a língua inglesa, acabará dependendo da mímica, de um tradutor ou de um nativo paciente para conseguir fazer as tarefas mais básicas — impactando negativamente a sua experiência em outro país. 

Facilita o acesso a conteúdos

Acredita-se que, aproximadamente, 55% do conteúdo disponível na internet esteja em inglês. Saber o idioma é, dessa maneira, conseguir acesso direto a milhares de informações que estão nos sites, blogs, jornais, canais do YouTube etc.

Já imaginou assistir aquela série que você adora em tempo real, ou entender a nova letra lançada pelo seu artista internacional favorito sem o auxílio da tradução? Ao dominar a língua inglesa essas possibilidades se tornam simples e reais!

Além disso, vale lembrar que além de servirem como fonte de lazer e enriquecimento cultural, músicas, filmes, séries e obras literárias também podem ser utilizadas como instrumentos de estudo — tornando o aprendizado da língua ainda mais prazeroso e natural.

Amplia as oportunidades de trabalho

O desemprego está atingindo mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, de modo que as vagas de emprego estão cada dia mais concorridas. Em determinados casos, está mais fácil ser aprovado em um vestibular para o curso de Medicina — um dos mais disputados do país — do que conseguir um trabalho. 

Por isso, os empregadores se tornaram mais rígidos ao selecionar os seus candidatos e, o inglês se tornou item determinante para a contratar ou não um colaborador. Deste modo, o domínio do idioma amplia o leque de possibilidades para o falante e garante a permanência em diversos processos seletivos.

Garante melhores salários

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site brasileiro de classificados de empregos, a fluência em inglês pode significar um aumento de 61% no salário do colaborador.

Isso acontece porque as empresas utilizam a língua inglesa constantemente em seu cotidiano, seja na comunicação com fornecedores, clientes ou prestadores de serviço — tornando fundamental a presença de colaboradores fluentes no idioma dentro da empresa.

Passa credibilidade

Falar inglês deixou de ser um diferencial e tornou-se um pré-requisito para quem quer entrar no mercado de trabalho e se destacar. Nesse contexto, é fundamental que os futuros profissionais se desenvolvam nesse aspecto para ingressar no mercado e transmitir credibilidade, confiança e segurança para o empregador. 

Portanto, se você deseja levar sua carreira para um novo nível e concorrer às melhores oportunidades de emprego, aprender inglês é o primeiro passo para atingir os seus objetivos.

No entanto, ter fluência em um idioma não é uma tarefa nada fácil. Por isso, é preciso manter em mente que a caminhada é longa, repleta de desafios, mas que no fim vale a pena.

Afinal, o inglês não só é a chave para abrir as portas do conhecimento e do mundo como também proporciona novas formas de pensar. Sendo assim, na hora de aprender inglês busque por uma instituição de ensino que passe confiança, estude e se prepare para brilhar no mercado de trabalho.

Curtiu nosso artigo sobre a importância do inglês? Que tal descobrir agora 8 maneiras de melhorar o currículo que vai surpreender o empregador? Nos vemos por lá!