Conheça os benefícios de buscar uma profissionalização

conheca-os-beneficios-de-buscar-uma-profissionalizacao.jpeg

Embora a taxa de desemprego no Brasil tenha ficado em torno de 13% no segundo trimestre de 2017  de acordo com a avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  quando avaliada sob o ponto de vista do desemprego de jovens entre 18 e 24 anos, ela foi bem superior, chegando a 27,3%.

Esses dados deixam claro que os jovens brasileiros estão em um período desafiador no que diz respeito à entrada no mercado de trabalho. Isso porque já não basta o ensino fundamental ou médio para entrar nele. Para conseguir um emprego, é preciso se destacar entre os concorrentes e, naturalmente, ser capacitado para preencher as vagas. 

Desse modo, com o mercado cada dia mais competitivo, conhecimentos que antes eram considerados diferenciais se tornaram pré-requisitos — tornando a profissionalização uma questão de necessidade.

Nesse sentido, os profissionais precisam se qualificar constantemente para que possam se estabelecer financeiramente e conseguir as melhores oportunidades de emprego. 

Não se convenceu da importância de realizar um curso profissionalizante? Então confira, a seguir, alguns benefícios de buscar uma profissionalização! Boa leitura!

Entre mais rápido no mercado de trabalho

Enquanto o aluno que faz uma graduação leva de 4 a 5 anos para concluir seu curso, o estudante que opta por um curso profissionalizante se forma na metade do tempo — geralmente em menos de 2 anos —, estando pronto para atuar no mercado de trabalho.

Por isso, o curso profissionalizante é considerado, hoje, o melhor aliado não só dos estudantes que precisam ingressar rapidamente no mercado de trabalho, mas também dos profissionais que querem mudar de carreira e não dispõem de tempo para cursar uma nova graduação.

Garanta boas oportunidades profissionais

De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), apesar de o Brasil oferecer centenas de oportunidades para quem deseja fazer um curso profissionalizante, o mercado apresenta ausência de profissionais que têm essa formação.

Por isso, mais de 70% dos estudantes que finalizam um curso profissionalizante conseguem um emprego na área em que estudaram logo no primeiro ano após a conclusão do curso. 

Essa informação também foi confirmada pelos dados divulgados no estudo “Novas habilidades no trabalho  desenvolvimento de competências que levam ao crescimento econômico”, que afirma que, enquanto sobram bacharéis no mercado, faltam técnicos em diversas áreas. 

A pesquisa assegura ainda que aproximadamente 40% das empresas brasileiras têm dificuldade para preencher as vagas de nível técnico e profissionalizante no estado de São Paulo. Isso porque elas não encontram candidatos qualificados para preencher os postos de trabalho.

Vale lembrar que os cursos profissionalizantes, muitas vezes, inserem o aluno em vagas de estágios — facilitando a jornada do estudante e, naturalmente, encurtando o seu caminho até a contratação.

Assim, em um cenário de alto desemprego, ter um curso profissionalizante no currículo se tornou a melhor garantia de emprego para os estudantes que precisam ter a certeza de que conseguirão entrar e atuar no mercado de trabalho em um curto período de tempo.

Conte com uma carga horária ajustável

O curso profissionalizante apresenta uma carga horária mais flexível que os cursos de graduação que, geralmente, são integrais — ocupando todo o dia do estudante.

Como isso não ocorre na profissionalização, o aluno tem mais liberdade para conduzir sua vida pessoal e tem a chance de realizar atividades profissionais enquanto dá continuidade aos estudos.

Tenha gastos menores com a sua formação

Enquanto na graduação tradicional o estudante deve realizar um vestibular e desembolsar uma grande quantia de dinheiro para o pagamento da matrícula e das mensalidades, na formação profissionalizante, basta que os futuros estudantes já tenham concluído — ou estejam cursando  o Ensino Médio.

Desse modo, fica evidente que a formação profissionalizante é mais democrática que a de nível superior, sendo, inclusive, uma ótima opção para os estudantes de classes sociais mais baixas — visto que são mais acessíveis e custam de 40% a 60% menos do que uma graduação.

Capacite-se para a prática no mercado de trabalho

Talvez a maior vantagem dos cursos profissionalizantes seja a abordagem voltada para o mercado de trabalho que o curso fornece, pois o enfoque prático e teórico que esse tipo de formação dá prepara os profissionais para a atuação no mercado de trabalho. Isso não acontece em cursos de graduação, por exemplo, pois eles apresentam uma visão mais ampla e teórica da profissão. 

Por isso, é comum que a maior parte dos estudantes de graduação acabe precisando recorrer a uma pós-graduação ou especialização após a formatura — pois só assim é possível preencher as lacunas deixadas por esses cursos.

É importante lembrar que isso não ocorre com os estudantes que optam diretamente pelo curso profissionalizante, já que essa formação fornece as habilidades necessárias para que o profissional faça a diferença no mercado e construa uma carreira de sucesso.

Conte com mais possibilidades na carreira profissional

Uma das principais vantagens do curso profissionalizante é a possibilidade de reciclagem profissional, pois o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais inovação e competências técnicas dos seus profissionais. Dessa maneira, os trabalhadores de diversos segmentos podem se atualizar e desenvolver novas habilidades por meio da profissionalização — o que possibilita o alcance de uma promoção, uma mudança de carreira ou a conquista do emprego dos sonhos. 

Além disso, também há vantagens para os jovens que estão em busca do primeiro emprego e realizam um curso profissionalizante, já que essa formação permite que os alunos que estão cursando o ensino médio ou que se formaram recentemente tenham não só uma profissão, mas também uma base para que, mais tarde, consigam ingressar na universidade e dar continuidade aos estudos na profissão escolhida.

Agora que você já conhece os benefícios de fazer um curso profissionalizante, fique atento à instituição de ensino que vai escolher, hein? Nada de investir dinheiro e tempo em uma organização que não vai preparar você para competir no mercado de trabalho. 

Você já teve alguma experiência com a profissionalização? Gostaria de mais informações sobre cursos profissionalizantes? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!