Confira nossas dicas de como ser um youtuber de sucesso

Com certeza, você já ouviu falar ou já usou o YouTube, certo? Mas você sabia que, além de exibir vídeos, o site também é uma oportunidade bacana para quem quer ganhar uma graninha trabalhando em casa? E o melhor, sem deixar de conviver com os amigos! Demais, não é?

Apesar de parecer simples, o fato é que o trabalho de youtuber é bem mais difícil do que se imagina. Então, pensando nas dificuldades que surgem nessa busca pelo sucesso, preparamos 10 dicas para você se dar bem nesse meio! Confira a lista e veja como ser um youtuber de sucesso! o/

1. Escolha o assunto principal do seu canal

O primeiro passo para quem quer se tornar um youtuber é escolher o tema central do seu conteúdo. E para definir bem o que será o seu principal assunto, você precisa pensar em 3 pontos:

  1. o quanto você gosta desse assunto;
  2. a importância desse assunto para quem assiste;
  3. como falar desse assunto de forma inovadora no canal.

Escolheu o assunto principal do seu canal? Bom, agora tem que manter a disciplina! Fique atento e tente manter o canal atualizado. Afinal, um youtuber dedicado garante um público fiel e, com isso, consegue levantar uma graninha para continuar investindo na qualidade dos vídeos.

Faça os seus vídeos semana após semana, ou dia após dia (vai depender de você), mas não desista! O caminho é longo, mas uma hora tudo pode acontecer e o seu canal bombar!

Quais são os assuntos mais populares no momento?

De acordo com o site MediaKix, os 3 temas que estão mais em alta são:

  • Reviews (análise e opiniões) de produtos, principalmente os tecnológicos;
  • Educacionais, tutoriais para montar ou fazer algo;
  • Formato de vlog, ou o estilo de “diário”.

2. Planeje seus vídeos com cuidado

Assim como em qualquer outro negócio, planejar é muito importante para o seu canal dar certo. Então, antes de ligar a câmera, planeje as etapas dessa filmagem e evite ser pego de surpresa — ou pior, ter que gravar tudinho de novo! #triste ):

Nesse sentido, o planejamento de um vídeo pode ser feito de várias formas. Inclusive, algumas delas podem ser inspiradas na própria rotina de produção dos youtubers de sucesso. Por isso, fique de olho! o.o

Preparar anotações sobre ideias para a apresentação, escrever roteiros para a gravação e criar listas de assuntos para falar nas filmagens, por exemplo, são algumas das formas mais usadas para garantir que o seu vídeo seja claro, objetivo e interessante. Belezinha?

3. Tenha atenção com o ambiente de filmagem

Um dos pontos mais legais na criação de um canal é poder economizar com equipamentos de gravação e com o cenário. Geralmente, uma boa ideia, uma câmera razoável e o próprio quarto já bastam para a produção de um vídeo! Molezinha, né? (Bem, nem tanto!)

Mas, ao produzir o seu conteúdo, tenha alguns cuidados! Lugares barulhentos, com pouca luz ou bagunçados podem atrapalhar você na hora de conquistar as pessoas que assistem ao seu canal. Por isso, dê uma boa ajeitada no ambiente que está ao fundo e prontinho: arrase! o/

4. Domine o seu conteúdo

De todas as dicas dadas por youtubers famosos e bem-sucedidos, sempre encontramos uma em comum: domine o assunto! Não adianta tentar falar de futebol se você não sabe nem a função de cada jogador em campo, né? D:

Passar segurança sobre os assuntos do seu vídeo atrai e fideliza quem te assiste. Assim, o seu canal se torna respeitado e, com o tempo, pode ser uma grande referência da área de vídeos que você escolheu para atuar.

Um bom exemplo que podemos citar aqui são as filmagens do youtuber Felipe Castanhari, do canal NOSTALGIA. O garoto retrata, de maneira mais divertida e descontraída, os principais fatos da história do mundo e do Brasil, além de temas sobre ciência.

5. Explore a sua criatividade

Tenha a certeza de produzir os seus vídeos com qualidade e criatividade. Afinal, em um site onde milhares de usuários abordam o mesmo assunto, ser criativo pode fazer toda a diferença! 😀

Então, fuja do óbvio! Trabalhe na sua maneira de falar, de editar e de escolher seus assuntos. Afinal, os usuários estão cansados do mesmo tipo de conteúdo sendo publicado todos os dias. Seja diferente! Inove! Coloque o seu talento para jogo! o/

6. Fuja de polêmicas e apelações

Volta e meia, alguns youtubers caem na armadilha de falar sobre assuntos polêmicos, ou de gravar algo apelativo e ofensivo para tentar ganhar mais visualizações. Um erro básico (e clássico)!

Whindersson Nunes, por exemplo, não só comenta em seu vídeo “REAGINDO A MEU PRIMEIRO VÍDEO” sobre o problema desses conteúdos polêmicos, mas também esclarece por que vale a pena focar em assuntos que estimulem a simpatia do seu público. Siga essa dica! Anotado?

7. Grave e edite os seus vídeos com qualidade

A edição é um dos segredos para um canal de sucesso. Um vídeo bem editado, sem ruídos, com imagem sem tremer e uma boa iluminação, é um vídeo que tem muito potencial para conquistar a atenção do público! Mas fique ligado: isso não quer dizer que você precisa ter os melhores equipamentos do mercado, hein? Mas para ter cuidado com esses pontos.

Se você não domina os programas e aplicativos de edição de vídeos, busque ler sobre o assunto e aprender a editar o básico do seu material. Ou então, se puder, procure alguém que possa ajudar com esse trabalho. 😉

8. Trabalhe duro na divulgação do seu canal

A frase “o marketing é a alma do negócio” mostra bem a importância de se trabalhar na divulgação do seu material. Assim, criar páginas e perfis do seu canal em outras redes sociais é essencial para atrair mais inscritos e fãs. Fique esperto e invista nisso! Ah, uma dica: mantenha tudo atualizado, certo? 😀

9. Crie uma agenda de postagens para seus seguidores

Canais bem-sucedidos costumam ter datas e horários específicos para lançar novos vídeos. Então, tente ter o hábito de postar os conteúdos em dias e horários iguais, para mostrar que você tem respeito e compromisso com quem costuma acompanhar a sua programação.

Lembre-se que esse tipo de hábito facilita a criação de uma rotina, para que o seu público continue acompanhando o seu trabalho! o/

10. Não desista, nem se desespere: siga firme no seu sonho

O que há de comum nas histórias de sucesso de youtubers como Whindersson Nunes, Felipe Neto, Felipe Castanhari e Kéfera Buchmann? Fracasso! Sim, todos os youtubers mais famosos fracassaram alguma vez em sua busca pelo sucesso. Mas, em vez de desistir, eles se reinventaram e buscaram aprender com seus próprios erros.

Persistir é a palavra-chave aqui! Reinventar-se é o caminho para superar os problemas que podem nos deixar para baixo de vez em quando. Então, se você tem um sonho, não desista dele nas primeiras dificuldades. Insista e volte mais forte sempre! <3

E aí, gostou do post? Se curtiu as nossas dicas sobre como ser um youtuber de sucesso, que tal nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, YouTube e Instagram!

Share the Post:

Related Posts