Como escolher um curso profissionalizante? Confira 5 dicas!

como-escolher-um-curso-profissionalizante-confira-5-dicas.jpeg

Quem não se qualifica, dificilmente conseguirá se destacar no mercado de trabalho — isso porque ter uma certificação deixou de ser apenas um diferencial, mas sim algo necessário para quem deseja decolar em uma carreira de sucesso. 

Assim, saber como escolher um curso profissionalizante é o primeiro passo para que isso aconteça. Está perdido? Calma! Foi pensando nisso que criamos este post para explicar como funcionam os cursos profissionalizantes e como eles se diferem dos técnicos.

Você vai conferir, também, 5 dicas essenciais que vão ajudar você a escolher um curso de acordo com seus objetivos de carreira. Ficou interessado? Vem com a gente!

Curso profissionalizante x curso técnico

Como já citamos por aqui, buscar por qualificações é algo fundamental nos dias de hoje. Nesse contexto, é cada vez mais comum que os jovens — inclusive os que ainda estão cursando o ensino médio, viu? — matriculem-se em cursos técnicos e profissionalizantes. Mas, afinal, você já conhece as diferenças entre esses cursos?

Ainda que os dois modelos sejam parecidos e tenham características em comum, é preciso destacar que existem, também, grandes diferenças entre eles. Para começar, podemos falar do tempo de duração, por exemplo.

Embora ambos sejam de curta duração, os cursos profissionalizantes podem ser concluídos, na maior parte das vezes, no período de 6 meses. Assim, de forma rápida e eficaz, você terá em mãos um certificado bastante valorizado pelo mercado. Já os técnicos, por outro lado, têm uma carga horária maior, com um tempo médio de duração de 2 anos. 

Além disso, outra diferença entre os dois é que, para se matricular em um curso técnico, é preciso estar cursando ou já ter concluído o ensino médio — diferentemente dos cursos profissionalizantes, que não possuem essas exigências e são voltados para quem deseja se aprofundar em alguma área, de maneira prática e eficiente. 

Por fim, outra vantagem interessante dos cursos profissionalizantes é que eles podem ser concluídos sem que o aluno precise obrigatoriamente passar por uma experiência de estágio (remunerado ou não) e também sem que ele entregue um trabalho de conclusão, assim como exigem as graduações de nível superior, ou seja, de faculdades e universidades. 

Essas exigências também são encontradas nos cursos técnicos: para que os alunos dessa modalidade consigam a sua certificação — no caso, um diploma que possui validade junto ao Ministério da Educação (MEC) —, devem cumprir uma carga horária mínima de estágio e apresentar o trabalho de conclusão. 

Para terminar, quem decide se matricular em um curso profissionalizante está fazendo um investimento de excelente custo-benefício. Isso porque, além de possuírem um custo menor em relação aos cursos técnicos, por exemplo, também possuem como foco formar profissionais que atendam às necessidades do mercado atual.

Dicas para escolher um curso profissionalizante

Como você pode perceber, os cursos profissionalizantes são ideais para quem deseja alcançar o tão sonhado primeiro emprego ou, até mesmo, dar um salto na carreira. 

Se está pensando em se matricular em um desses cursos, sabe que é preciso fazer a escolha certa, não é mesmo? Abaixo, listamos 5 dicas que vão ajudar você nessa missão. Confira!

1. Determine quais são os seus objetivos

Primeiramente, liste todos os seus objetivos em relação ao curso. Quer conquistar o primeiro emprego? Aprender mais sobre uma área em que você já possua algum conhecimento? Entrar de maneira rápida no mercado? Se realizar fazendo aquilo que gosta? 

Se precisar, inclusive, ponha tudo no papel. Uma escolha profissional correta precisa de bastante autoconhecimento. Sendo assim, alinhe seus gostos e objetivos profissionais para fazer as melhores escolhas!

2. Escolha um curso que se encaixe em seu perfil 

De nada vale escolher um curso que não tenha nada a ver com os seus objetivos, certo? Nesse sentido, os gostos, aptidões e habilidades pessoais também devem ser considerados antes de se tomar uma decisão. 

Se você já tem em mente a área em que gostaria de atuar, analise se você estará realmente disposto a realizar as atividades exigidas pela profissão. Caso queira realizar um curso profissionalizante na área da saúde, por exemplo, pense se você gostaria de lidar com as pessoas ou se você se interessa por temas ligados à área médica e social. 

3. Pesquise sobre o curso 

Pode até parecer algo óbvio, mas pesquisar a fundo sobre o curso no qual você deseja entrar é mais do que preciso. Para isso, analise a grade curricular e veja se o conteúdo oferecido vai de encontro com as suas expectativas. Veja, também, se o curso foca mais na parte teórica, na prática ou em ambas. 

Além disso, procure conversar com profissionais já formados na área escolhida para ter uma ideia de como será o seu futuro profissional após a conclusão do curso.

4. Analise as necessidades do mercado

Além dos objetivos pessoais, é importante possuir uma visão de mercado antes de decidir em qual curso profissionalizante se matricular. Mas, o que isso quer dizer? 

Aqui, não estamos dizendo para você escolher um curso se baseando somente naquilo que é tendência, mas que leve em consideração as principais exigências do mercado atual, como o domínio de um segundo idioma, o conhecimento em informática e a criatividade, por exemplo. 

Em relação a área escolhida, analise fatores como salário inicial e perspectivas futuras da carreira (ela se encontra em fase de saturação, expansão, ou é uma carreira estável?). Procure saber também se há oportunidades de emprego imediato em sua cidade ou região. 

5. Procure saber mais sobre a escola 

Por último, mas não menos importante, é fundamental que você escolha uma boa escola, que ofereça cursos de qualidade, conte com bons professores e possua uma reputação positiva em relação ao mercado de trabalho. 

Para tomar a melhor decisão, faça pesquisas e, se possível, tente conversar com alunos que já se formaram ou que ainda estudam na instituição. 

Agora que você já sabe como escolher um curso profissionalizante, levando em consideração seus objetivos pessoas, profissionais e também as necessidades do mercado, que tal dar o primeiro passo para uma caminhada de sucesso agora mesmo? Entre em contato conosco e conheça nossas opções de curso!