Aprender inglês: saiba por que estudar o idioma o quanto antes é melhor

aprender-ingles-saiba-por-que-estudar-o-idioma-o-quanto-antes-e-melhor.jpeg

É quase impossível não chover no molhado quando o assunto é a importância de aprender inglês. Isso porque todos sabem que, apesar de não ser a língua com mais falantes nativos, o inglês é o idioma mais utilizado ao redor do mundo. 

Por isso, seja para a vida profissional, escolar ou até mesmo para estar por dentro dos jogos, filmes e músicas do momento, é importantíssimo aprender inglês.

No entanto, falar fluentemente não costuma ser uma tarefa fácil para todas as pessoas, visto que muitas têm dificuldade para aprender essa ou qualquer outra língua que não seja a nativa. Contudo, quanto mais cedo se aprende inglês, mais fácil é driblar as possíveis dificuldades durante o aprendizado e se beneficiar desse conhecimento.

Pensando nisso, decidimos reunir alguns dos principais motivos para você iniciar os seus estudos e dar adeus ao medo do fracasso. Confira!

Abre portas no mundo profissional

Talvez a principal razão para aprender inglês seja a abertura de portas e caminhos no mundo profissional. Isso porque ser fluente na língua inglesa é um pré-requisito para a maior parte das vagas ofertadas.

Além disso, mesmo quando o idioma não é um requisito, ele costuma ser crucial na hora de conseguir um emprego. Isso acontece porque ele é um fator muito utilizado para desempatar seleções com candidatos que têm um currículo muito parecido, por exemplo.

Sendo assim, aprender inglês é fundamental para todos que querem se destacar no mercado de trabalho e conseguir dar início a uma carreira de sucesso — driblando os altos índices de desemprego do país.

Facilita suas viagens

Além das vantagens profissionais que envolvem ser bilíngue, existe outra razão ainda mais legal para aprender inglês: viajar!

Se você tem vontade de viajar para o exterior — seja para fazer um intercâmbio com bolsa de estudos, seja para turismo —, mesmo que o destino não use o idioma como a língua oficial, saber inglês pode fazer toda a diferença, já que é considerado um idioma universal.

Isso significa que milhares de pessoas ao redor do mundo conhecem e usam a língua inglesa para se comunicar com estrangeiros quando necessário.

Desse modo, saber falar inglês permite que um turista tenha contato com a população local e, consequentemente, uma experiência ainda mais interessante e enriquecedora durante a viagem.

Fornece acesso à informação e a novas amizades

Como foi dito no tópico anterior, saber falar inglês é uma mão na roda durante uma viagem, já que a maior parte dos turistas usam o idioma para se comunicar. Logo, as chances de fazer amigos e aumentar o círculo social aumentam bastante quando você fala a língua.

E não é novidade que o inglês é quase o idioma da internet! Afinal, mais de 50% de todo o conteúdo da rede está em inglês. Dessa forma, saber o idioma é conseguir acesso direto a milhares de informações disponíveis em blogs, sites, canais do YouTube etc.

Possibilita a exploração de outras culturas

Como já foi mencionado brevemente, apesar do real não ser tão valorizado como o euro, a libra e o dólar, muitas promoções e ofertas de intercâmbios com bolsas de estudo tornaram possíveis as viagens para o exterior para os brasileiros.

Todavia, para que esse tipo de experiência possa ser aproveitada ao máximo, falar inglês com certa fluência é muito importante, pois vai permitir que você consiga:

  • interagir com outras culturas;
  • pedir informações;
  • se alimentar;
  • se locomover;
  • conversar com os habitantes locais e outros turistas.

Por outro lado, caso você não tenha o domínio sobre a língua inglesa, dependerá de algumas ferramentas — mímica, uma pessoa paciente ou tradutor — para conseguir realizar tarefas básicas, tornando a sua experiência mais trabalhosa e, em alguns casos, negativa.

Permite que você faça um intercâmbio

Se você sonha em estudar fora do país em algum momento de sua vida, com certeza vai precisar falar inglês fluentemente. Pois, a capacidade de se comunicar no idioma costuma ser um pré-requisito durante qualquer seleção de intercambistas para bolsa de estudos no exterior.

Sendo assim, é essencial que você busque formas de começar a aprender o idioma o quanto antes. Pois, no momento em que você for atrás de um intercâmbio, dependendo da modalidade do curso, vai precisar comprovar que sabe falar e escrever em inglês muito bem para conseguir ser selecionado.

Promove momentos de lazer mais divertidos

Imagine maratonar aquela série que você ama no Netflix sem se preocupar com dublagens ruins e leitura de legendas, curtir a música nova do seu artista internacional favorito sem recorrer à tradução ou, até mesmo, se concentrar em jogar um game recém-lançado sem perder tempo com o tradutor online?

Ao dominar a língua inglesa essas possibilidades — que até então poderiam ser distantes e complicadas — se tornam simples e reais. Isso deixa o momento de lazer muito mais divertido e prazeroso, exatamente como deve ser. E você poderá cantar em voz alta os hits internacionais do momento!

Aproxima você do seu ídolo

Ainda não se convenceu de que deve buscar formas de aprender inglês hoje mesmo? Então aqui vai um motivo maravilhoso: Ryan Gosling!

Já imaginou ser capaz de entender tudo o que o galã posta em suas redes sociais, fala em filmes, vídeos e entrevistas? Ok, talvez isso funcione somente para quem é fã, mas pense como seria legal conferir a sua atriz ou ator favorito nas telonas e com o áudio original. Incrível, não é mesmo?

Não temos dúvidas de que a sua experiência ao assistir a um filme vai ficar muito mais interessante quando você realmente puder se concentrar na atuação do seu ídolo. Afinal, ainda que legendas e dublagens possam ser bem elaboradas, nada se compara ao áudio original, sem qualquer interferência externa de tradutor.

Ah, não podemos esquecer que caso o seu ídolo seja da área musical, saber inglês ainda vai garantir que você seja capaz de pular e cantar muito no show. Legal, né?

Agora que você já sabe que aprender inglês o quanto antes é importantíssimo para atingir o sucesso na sua vida pessoal e profissional, confira mais um de nossos posts — “Qual é a melhor idade para começar a trabalhar?” — e descubra o momento ideal para entrar no mercado de trabalho!