Afinal, como ter o celular mais atual sem pagar muito?

afinal-como-ter-o-celular-mais-atual-sem-pagar-muito.jpeg

Os smartphones podem nos dar informações sobre tudo que acontece no mundo, nos aproximar dos amigos e da família e, principalmente, facilitar a nossa vida pessoal e profissional por meio dos seus mais diversos aplicativos, não é mesmo?

Por isso, ter um dispositivo móvel se tornou quase uma necessidade para todas as pessoas, especialmente para os jovens que estão sempre ligados nas redes sociais para acompanhar todas as novidades.

Mas para que isso aconteça, você precisa ter um bom aparelho. Se esse não é o seu caso e você está pensando em trocar de celular, mas não pode — ou não tá a fim de — gastar muito dinheiro, procurar um aparelho no mercado de smartphones usados pode ser uma boa ideia. 😉

Para ajudar você nessa missão e evitar que caia em alguma cilada na hora da compra, resolvemos listar alguns detalhes que não podem passar despercebidos antes de comprar um celular usado. Achou o assunto interessante? Então, continue a leitura! o/

Peça para ver a nota fiscal

A melhor forma de garantir que o celular que você planeja comprar não é roubado — ou seja, que realmente pertence ao vendedor — é pedir que a pessoa que está vendendo mostre a nota fiscal ou algum documento que comprove a compra. Essa atitude é muito importante, pois comprar objetos roubados é crime, portanto, tenha cuidado!

Além disso, é interessante lembrar que sem a nota fiscal você não vai poder contar com a cobertura da assistência técnica — se ela ainda estiver válida — caso algum acidente aconteça com o aparelho. Por esses motivos, não deixe de pedir a nota fiscal na hora da compra, certo? 

Pesquise os valores de mercado

Antes de comprar um celular usado, faça uma boa pesquisa de preços em lojas físicas e na internet, especialmente em anúncios online de aparelhos usados. Somente assim você vai saber se a economia realmente vale a pena, ou se é melhor esperar um pouco mais e comprar um celular novo.

Desconfie de preços muito baixos

Viu aquele celular dos sonhos sendo vendido por um preço muito baixo? Desconfie! É muito difícil — para não dizer impossível — que algum vendedor queira vender celulares de alto nível por preços camaradas demais, mesmo que sejam usados.

Por isso, é muito importante saber se os aparelhos são originais ou se são cópias que imitam a aparência do celular. Pintou a dúvida? Não compre! Isso com certeza pode poupar você de muita decepção e dor de cabeça no futuro. 😉

Evite comprar aparelhos ultrapassados

Você pretende ficar com o celular por quanto tempo? Não há dúvidas de que, quanto mais ele durar, melhor. Mas você precisa ter em mente que, hoje em dia, nenhum aparelho é fabricado para ser usado por muito tempo.

Por isso, quando for comprar um celular, você tem que verificar qual é a versão do sistema operacional que está funcionando no aparelho e pesquisar se ele ainda suporta novas atualizações.

Não se esqueça de fazer essa pesquisa antes de finalizar a compra, hein! Afinal, você não vai querer gastar dinheiro com um aparelho que não dá conta de atualizar e rodar os seus aplicativos favoritos sem travar, não é mesmo?

Verifique o estado do celular

Na hora de buscar por um aparelho usado na internet, é comum encontrar anúncios de celulares que apresentam algum defeito, como tela riscada ou quebrada, bateria ruim, superaquecimento etc.

Por isso, antes de comprar qualquer aparelho, é muito importante visitar uma assistência técnica e perguntar qual é o valor aproximado do conserto. Às vezes, o preço é tão alto que não vale a pena comprar o celular nessas condições! Portanto, fique esperto!

Conheça o histórico do celular

Uma pergunta que você tem que fazer antes de comprar é se o celular já foi levado à assistência técnica alguma vez. Caso algum problema já tenha surgido, é bastante provável que ele volte a aparecer.

A bateria do celular, por exemplo, tem vida útil e, dependendo do modelo, comprar uma nova é muito mais caro. Por isso, mesmo que o vendedor diga que está tudo certo com o aparelho, é muito importante que você teste a bateria. 😉

Para isso, você pode explicar para o vendedor que deseja verificar se o nível de bateria cai rapidamente durante o uso ou não. Se estiver tudo certo com o celular, a pessoa que está vendendo o aparelho não vai criar problemas. Caso ela não aceite a verificação, ligue o alerta e evite a compra!

Busque ofertas em sites confiáveis

Atualmente, há um mecanismo no Facebook que permite que os usuários anunciem produtos na rede social, facilitando as vendas online. Porém, a empresa não participa das negociações e, por isso, não se responsabiliza por nenhuma delas.

Sendo assim, o melhor é evitar fazer compras por anúncios em redes sociais e dar preferência aos sites que protegem o comprador e permitem que você devolva o produto caso não fique satisfeito — assim como o Enjoei, o Mercado Livre e o eBay já fazem.

Outra opção legal para quem quer comprar um celular usado é o Trocafone. A empresa é conhecida por incentivar o consumo responsável e oferecer tecnologia de ponta para as pessoas que não podem ou não querem pagar os valores cobrados por aparelhos novos. 
 
Além disso, é importante destacar que os telefones vendidos pela companhia:
  • passam por uma seleção cuidadosa;
  • são revisados por uma equipe de técnicos especializados em celulares;
  • funcionam como se fossem novos;
  • são enviados desbloqueados e com as configurações de fábrica;
  • têm o IMEI validado para garantir a procedência legal;
  • têm garantia gratuita de 3 meses;
  • acompanham nota fiscal;
  • têm, em média, de 6 a 12 meses de uso. 

Com essas informações, ficou fácil comprar um celular mais moderno e mais em conta, não é mesmo? Não temos dúvidas de que, seguindo essas recomendações, você vai fazer um ótimo investimento e vai poder gastar o dinheiro economizado com outras coisas que você queira! 😀

E aí, curtiu saber como você pode ter um celular usado e atual sem gastar muito? Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então, acompanhe a gente nas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Até mais! o/