7 dicas de como conseguir um intercâmbio com bolsa de estudos

7-dicas-de-como-conseguir-um-intercambio-com-bolsa-de-estudos.jpeg

Após terminar o ensino médio, realizar um intercâmbio com bolsa de estudos pode ser o sonho de muita gente. Em alguns casos, conseguir uma bolsa representa a única possibilidade de ir.

As dúvidas sobre esse tipo de bolsa de estudos são muitas entre os estudantes, desde como consegui-la até assuntos mais práticos, como moradia, idioma e o que fazer no período dessa viagem.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que você consiga uma bolsa de estudos para fazer seu intercâmbio e aproveitar essa experiência — que vai fazer uma grande diferença na profissão que você escolher seguir. Acompanhe!

1. Pesquise sobre os programas que oferecem bolsas de estudos

Existem diversos programas que oferecem bolsas de estudos para alunos que estão no ensino médio. Entre eles, o Movimento UWC Brasil oferece um diferencial: além de poder conseguir fazer um intercâmbio sem pagar nada, nem mesmo a taxa de inscrição, não é preciso ser fluente em outro idioma.

Para conseguir a isenção, você deve estar atento ao prazo de inscrição e se preocupar em apresentar os documentos específicos e necessários.

E quem tem o direito de não pagar a taxa de inscrição? O estudante que está matriculado em escola pública ou particular com bolsa integral, com renda média de até um salário mínimo e meio ou até meio salário mínimo por integrante.

Também é isento da taxa aquele estudante cuja família está inscrita no CadÚnico. Viu como não é um bicho de sete cabeças?

O UWC oferece essas bolsas, pois tem como missão o intercâmbio de culturas, acesso aos mais diversos locais e descobertas por meio do estudo. Os brasileiros que já participaram desse projeto puderam conhecer países como Armênia, Noruega, Itália, Alemanha e Índia. 

Já imaginou poder entrar em contato com estudantes e professores de várias nacionalidades, culturas e educações diferenciadas? O intercâmbio proporcionado pelo UWC permite isso, além de toda uma bagagem de conhecimento que você trará de volta ao Brasil.

E engana-se quem pensa que existe somente esse programa para intercambistas. O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa promovida pelos Estados Unidos que permite que estudantes do ensino médio compartilhem seus conhecimentos, além de conhecerem o país por um período de três semanas.

Criado em 2002, o programa tem como principal objetivo incentivar esses jovens a trazer novas ideias ao seu país de origem, contribuindo significativamente para a sua comunidade.

No total, mais de 500 brasileiros já participaram desse projeto, conhecendo a capital americana — Washington, D.C. — e participando de reuniões com lideranças inspiradoras sobre responsabilidade social. 

2. Prepare-se para respostas negativas

Você precisa saber lidar com possíveis respostas negativas. A dica é que elas sirvam de motivação e que você não desista na primeira vez que algo não der certo.

Inscreva-se em outros programas, continue fazendo testes, preencha os formulários, envie os documentos necessários e continue de cabeça erguida em todas as suas tentativas. Pode ter certeza que você será recompensado positivamente por isso!

3. Preocupe-se com seu histórico escolar

Se você está no ensino médio e já decidiu que quer fazer um intercâmbio com bolsa de estudos, é essencial que você se preocupe desde já com suas notas, pois isso conta muito na hora de concorrer a uma vaga.

A concorrência para conseguir essas bolsas é muito grande, e boas notas podem fazer a diferença na seleção. Alguns programas chegam a estabelecer notas mínimas para inscrição, por isso, concentre-se nas aulas e esforce-se para acumular boas notas no histórico escolar. 

Outra dica fundamental é que você participe de outras atividades fora das que já são exigidas pelo currículo. Por exemplo, as faculdades americanas costumam dar bolsas de estudos para alunos que praticam esportes e fazem parte dos times universitários. Por isso, praticar esse tipo de atividade desde a escola pode contar muitos pontos em sua candidatura. 

4. Capriche na inscrição

O momento da inscrição é uma etapa fundamental que vai demandar tempo e dedicação. Portanto, esteja por dentro de todas as regras, reúna todos os seus documentos e tenha cartas de recomendação de seus professores para que suas chances aumentem.

Quando você tiver todos os documentos exigidos em mãos, é hora de começar sua inscrição. Então, as dicas que damos para essa fase são: dê o melhor de si, desenvolva uma carta de apresentação com calma e dedicação, e mostre que você tem um grande potencial de desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal durante esse intercâmbio.

5. Mantenha o desempenho escolar mesmo após selecionado

Após conseguir uma bolsa de estudos, mantenha seu bom desempenho. Para que você possa contar com a bolsa durante todo o período do seu intercâmbio, atinja os resultados estipulados pelos programas para mostrar todo o seu comprometimento e, dessa forma, retribuir a oportunidade recebida.

E, ao voltar para o Brasil, venha com boas ideias e projetos, para que a comunidade em que você vive também seja recompensado pela sua oportunidade. 

6. Faça um bom planejamento

Fazer um bom planejamento é essencial para qualquer atividade que você for exercer. Por isso, quando chegar a hora, esteja com todos os seus documentos em dia (como histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e passaporte), pois nunca se sabe quando uma oportunidade pode aparecer.

Enquanto isso, estude uma língua estrangeira — de preferência, a que for falada no país em que você deseja ir. Afinal, esse segundo idioma pode ser um diferencial nas etapas do processo, desde a inscrição em um programa até a compreensão das aulas no local escolhido. 

A partir do momento em que você se preocupa com esses pontos, as chances de dar certo e você conseguir sua bolsa de estudos são muito maiores.

Realizar um intercâmbio com bolsa de estudos não é uma tarefa simples, mas exige dedicação. Se você seguir nossas dicas, alcançar o sucesso vai ficar muito mais fácil. No mais, desejamos boa sorte e ficamos na torcida para você conseguir!

E então, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe os principais passos para conseguir um intercâmbio com bolsa de estudos, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todo nosso conteúdo e novidades.