6 motivos para bombar o currículo ao fazer cursos profissionalizantes

6-motivos-para-bombar-o-curriculo-ao-fazer-cursos-profissionalizantes.jpeg

Qualificação! Essa palavra é a chave para a porta de entrada no mercado de trabalho atual. Mesmo sem experiência, se você faz cursos profissionalizantes, por exemplo, estará à frente daquele jovem que possui apenas o ensino básico.

Mas não é apenas esse benefício que merece ser destacado. Existem outros bons motivos para fazer cursos profissionalizantes que vão bombar o seu currículo. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

O que são os cursos profissionalizantes?

Antes de falarmos sobre as vantagens dos cursos profissionalizantes, precisamos dizer o que são e qual a importância deles no mercado. Basicamente, eles são cursos que preparam os estudantes para uma profissão, não exigindo uma graduação.

Eles são focados em ensinar habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, unindo teoria e prática. São uma excelente opção para você, que deseja entrar nesse meio de forma rápida, e podem ser feitos durante o próprio ensino médio ou depois que você terminar os estudos — é uma escolha sua!

A importância desse tipo de curso é que ele abre o acesso do jovem à educação. Por exemplo, se não tiver condições de fazer um curso superior, você vai poder ocupar uma vaga na empresa sonhada e ainda ajudar a família com aquela graninha no final do mês.

Além disso, eles são um meio para as empresas que precisam de funcionários qualificados de maneira prática e rápida. E aí? Já está ficando animado?

Quais os motivos para incluir o curso profissionalizante no currículo?

Muitos brasileiros entram nos cursos profissionalizantes ano após ano. Segundo a última pesquisa pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a educação no país, até 2014 quase 3,5 milhões de jovens brasileiros já tinham feito alguma qualificação nesse sentido.

Esse número alto é um efeito direto das vantagens que os cursos profissionalizantes podem trazer para a sua vida! A seguir, vamos mostrar alguns dos principais motivos para você apostar neles o mais rápido que puder!

1. São diferenciais para o mercado de trabalho

Muitos jovens que desejam entrar no mercado de trabalho ainda não têm experiência para as vagas existentes. Mas isso pode ser resolvido com o curso profissionalizante. Isso porque muitas empresas consideram esse tipo de certificado um grande diferencial no currículo.

Aliás, existem lugares que preferem contratar profissionais com esse tipo de curso, pois eles podem ser treinados de acordo com as necessidades da empresa e têm mais facilidade para aprender. Tudo isso graças à prática, que é algo que será presente no seu dia a dia se você optar pela profissionalização.

As próprias escolas têm parcerias com empresas de diferentes portes que podem contratar os estudantes, contribuindo para que você encontre aquela vaga de emprego rapidinho. Massa, não é?!

2. Comprovam o conhecimento prático e teórico

Existem diferentes níveis de cursos que você pode fazer. Mas uma das únicas opções que vão comprovar o seu conhecimento prático e teórico é o profissionalizante.

Como as matérias reúnem teoria, mas têm também muita prática, você não vai precisar ter passado por outro emprego antes. Isso quer dizer que o próprio certificado vai comprovar a sua capacidade em realizar as atividades em determinada área, como eletrônica e mecânica, por exemplo. Tá vendo só como esse tipo de curso pode ser uma mão na roda?

3. Formam indivíduos com habilidades específicas

O mercado está cada vez mais exigente, o que faz com que as vagas sejam bastante específicas quanto às competências que o futuro profissional precisa ter. O interessante dos cursos profissionalizantes é que eles vão ensinar a você algumas habilidades próprias.

Ou seja, atendem a exigência das empresas, pois as matérias dos cursos são focadas em questões práticas do dia a dia delas. Afinal, o objetivo de toda empresa é garantir processos mais simples, mas também maior rapidez na hora de realizar as tarefas — o que é um diferencial se você faz um curso na modalidade profissionalizante.

4. Podem ser exigidos para inscrições em concursos públicos

Se a sua intenção é no futuro concorrer a uma vaga em repartição pública, saiba que os cursos profissionalizantes podem colocar você acima dos candidatos apenas com o ensino médio.

Isso porque alguns editais consideram os seus títulos e contam pontos quando você tem algum certificado. Por exemplo, se duas pessoas são aprovadas com os mesmos pontos, mas existe só uma vaga, ela será passada ao candidato que tiver o certificado de curso profissionalizante.

5. Têm curta duração e valor mais baixo

Além do conteúdo passado ser mais específico, a duração do curso profissionalizante é bem menor, o que vai permitir que você se coloque no mercado rapidinho. E ele ainda pode ser feito durante o ensino médio! Ou seja, você pega o diploma do ensino regular e profissional ao mesmo tempo! Muito bom, não é mesmo?

O valor da mensalidade também costuma ser bem menor que o que é cobrado pelas universidades, por exemplo. Algumas escolas ainda oferecem parcerias de descontos e parcelamento, facilitando ainda mais para você se profissionalizar com qualidade e gastando bem pouquinho.

6. Costumam garantir uma boa remuneração

O curso profissionalizante é um dos meios mais fáceis não só de conseguir um bom emprego, mas também um salário melhor. Como o profissional certificado tem conhecimento técnico em uma área que a empresa precisa, ela passa a valorizar ainda mais o trabalho dele, o que leva às vantagens que falamos.

Ao investir em um curso profissionalizante você tem acesso a uma educação de qualidade e que vai ajudar a conquistar os seus objetivos profissionais. O interessante é que hoje você pode escolher entre cursos presenciais e online.

A variedade deles é bem grande. Temos, no mercado, qualificação em maquiagem profissional, turismo e hotelaria, informática, auxiliar administrativo, assistente jurídico, gestão de marketing, contabilidade, operador de mídias sociais, entre outras dezenas de cursos.

Se você quer conquistar um bom emprego e ainda ter qualidade no aprendizado, a melhor opção é o curso profissionalizante, como mostramos no nosso post. As vantagens são muitas, desde o baixo custo das mensalidades até o diferencial que ele traz para bombar o currículo. Demais, não é?

Agora que você conhece bons motivos para fazer cursos profissionalizantes, entre em contato com a gente e conheça as nossas opções. Temos certeza que existe uma qualificação que se encaixa perfeitamente nos seus sonhos e no seu bolso! Esperamos por você! 😀