10 dicas para tirar uma selfie perfeita!

10-dicas-para-tirar-uma-selfie-perfeita.jpeg

Se, no passado, tirar fotografias era uma exclusividade dos fotógrafos, hoje o cenário é bem diferente! Com o surgimento dos celulares com câmeras, a facilidade de tirar fotos e postá-las imediatamente na internet deu origem às selfies (autorretratos) — intensificando o hábito de registrar momentos.

Um grande exemplo disso são os ícones de beleza e moda que surgiram no Instagram e no Pinterest, chamaram a atenção com as suas fotos e se firmaram como influenciadores, ganhando as capas de revistas e estampando propagandas de diversos segmentos. 

Diante desse contexto, decidimos listar 10 dicas para que você consiga ganhar seguidores e curtidas ao tirar uma selfie, assim como fizeram esses influenciadores digitais. Acompanhe!

1. Tenha atenção com a iluminação

A fotografia, como o próprio nome diz, significa escrever com a luz (luz = foto; escrever = grafia). Por isso, se a luz do ambiente não for boa, nem mesmo a melhor câmera salvará a sua foto.

Portanto, vá para o local que tenha mais claridade dentro do ambiente em que você vai fotografar. Assim, você evitará que a sua selfie perca a qualidade e fique escura. E, caso você tenha a possibilidade, escolha sempre fotografar na luz do dia, já que os resultados serão mais naturais.

Ainda nesse sentido, evite fotografar diretamente com o rosto no sol! O risco de você registrar uma careta é grande — além de que os contornos ficarão muito marcados e dificilmente o resultado será legal.

2. Aproveite o ambiente

Diferentemente do que se possa imaginar, não é preciso estar em uma praia ou em um parque para tirar boas fotos.

Usar elementos que estão à sua disposição podem compor a decoração e ainda proporcionar ótimas fotos. Objetos de cores claras, por exemplo, vão colaborar na iluminação — melhorando a qualidade da fotografia.

3. Escolha bem o pano de fundo

Um fim de semana em lugares paradisíacos — como em uma praia ou em um campo que tenha muito verde — é a oportunidade perfeita para tirar boas fotos. A paisagem e a iluminação natural que esses lugares proporcionam fazem quase todo o trabalho na hora de tirar selfies, rendendo fotos maravilhosas.

Contudo, é importante ressaltar que de nada vale estar em um lugar desses e não tomar cuidado com o pano de fundo da sua fotografia. Por isso, aproveite o melhor da paisagem nas suas selfies.

4. Preste atenção à composição da selfie

Uma dica dos fotógrafos profissionais para que a composição da sua foto seja perfeita é preencher dois terços dela com a paisagem, ou seja, com o pano de fundo, e um terço com você ou seus amigos.

Nesse momento, vale utilizar a opção grade — que muitas vezes aparece com a denominação em inglês: grid — do celular, pois ela divide a tela em quadrantes, permitindo que você posicione o tema principal da foto no ângulo correto.

5. Capriche na pose

Para chamar a atenção dos seguidores, o mais importante é demonstrar naturalidade e focar nos atributos que você quer destacar. Nesse sentido, se você deseja mostrar uma tatuagem nova, apostar em uma foto em que ela seja o destaque é a melhor opção.

Entretanto, caso você ache que está acima do peso e queira parecer mais magra, posicionar a câmera um pouco acima da linha dos olhos e inclinar o rosto levemente para baixo vai ajudar. Essa prática evita que a papada apareça e deixa o nariz e o rosto mais finos.

6. Inspire-se nos influenciadores digitais

Se você não sabe que postura tomar no momento de posar para uma foto, visitar o Instagram dos influenciadores digitais pode ajudar. Muitos deles ganharam fama justamente por conta das boas fotografias. 

A Victória Rocha, por exemplo, começou caprichando nas fotos postadas na internet, e hoje acumula quase 450 mil seguidores! Diante desse resultado, não há dúvida de que pesquisar nesses perfis pode dar ótimas ideias na hora de tirar uma selfie, não é mesmo?

7. Tome cuidado para não exagerar na maquiagem

O cuidado ao tirar fotos maquiada deve ser redobrado. A tonalidade da pele vista no espelho pode não ser a mesma da foto. É preciso atentar para não usar o tom errado de base ou corretivo, nem exagerar no uso da técnica do contorno.

Além disso, é importante prestar atenção ao utilizar o rímel, o delineador e o batom para que você não fique borrada. Lembre-se de que várias pessoas terão acesso à sua foto na internet — e ser reconhecida pela maquiagem mal feita ou coisa parecida não será nada legal.

8. Use o flash somente quando for necessário

É comum utilizar o espelho para registrar o look do dia. Se essa for a sua intenção, é fundamental desativar o flash do aparelho. Do contrário, a luz do flash vai estourar na imagem, estragando a sua foto.

9. Invista em um celular com câmera de alta resolução

Para tirar fotos ainda melhores, o ideal é ter uma câmera com boa resolução no celular. No mercado, existem ótimas opções de celulares — com preços acessíveis — com câmeras que variam de 8 a 41 megapixels. Por isso, se você tiver a oportunidade de investir no equipamento, priorize um celular que tenha a configuração adequada, já que poderá valer muito mais a pena.

10. Utilize aplicativos de fotografia

Após seguir estas dicas, você pode utilizar aplicativos de fotografia para melhorar ainda mais o resultado final das suas imagens. Veja a seguir a seleção de aplicativos que fizemos especialmente para você:

Aviary

O Aviary é um aplicativo multifuncional. Com ele é possível cortar imagens, inserir filtros e molduras, ajustar o brilho, a saturação e o foco.

Instabokeh e Bokehful

Esses aplicativos funcionam como uma câmera profissional, pois são capazes de distorcer e desfocar diversos pontos de uma fotografia.

Phonto e Over

Os aplicativos Phonto e Over servem para inserir texto nas fotografias. Eles oferecem enorme quantidade de tipografias e opções de cores.

Touch Retouch

O Touch Retouch é o aplicativo ideal para quando há algum elemento na foto que você não quer que apareça. Com ele é possível apagar tudo o que quiser de uma imagem, bastando selecionar os objetos e remover.

Facetune

Facetune é um aplicativo com vários recursos para retocar fotos. Ele é perfeito para quando surge uma espinha ou quando a luz ambiente não favorece o rosto.

InstaBeauty

O InstaBeauty é um aplicativo de embelezamento de selfies que possui diversas funções interessantes. Entre elas é possível destacar as 12 opções de ajustes para a imagem e os efeitos de embelezamento em vídeos e fotos.

YouCam

O YouCam possui recursos de embelezamento que garantem ao usuário a remoção de rugas, espinhas, olheiras e até mesmo a remodelação do formato do rosto.

Lumia Selfie

O Lumia Selfie é um aplicativo exclusivo para Windows Phone. Ele conta com filtros próprios e efeitos de embelezamento.

Agora, que você já conhece dicas infalíveis para tirar uma selfie, não temos dúvida de que o seu perfil vai bombar nas redes sociais!

Curtiu o nosso post? Compartilhe-o nas suas redes e ajude os seus amigos a mandarem bem nas selfies também!