fbpx

Quem está em busca de uma carreira profissional sempre fica pensando se vai conseguir emprego depois de realizar um curso. Por isso, é comum procurar por um setor em alta. Neste artigo, você vai conhecer a profissão de assistente de transações imobiliárias, que tem aberto cada vez mais vagas aqui no Brasil. 😍 

Isso porque o mercado imobiliário está passando por um ótimo momento no país, com ótimas expectativas para os próximos anos. Como dizem os mais antigos, tudo “de vento em popa”. É claro que, para acompanhar esse crescimento, pessoas capacitadas estão sendo super requisitadas para o trabalho.

Imagina se essa não é a oportunidade que você estava procurando para decolar na sua vida profissional? Continue a leitura e descubra tudo sobre esse trabalho e como se inserir nesse ramo.

O que faz um assistente de transações imobiliárias?

Não faz ideia do que um assistente de transações imobiliárias faz no dia a dia de trabalho? A gente ajuda você a entender. Esse profissional atua principalmente na parte burocrática que envolve a compra, venda e aluguel de locais como casas, apartamentos, terrenos, lojas, entre outros espaços. 🏢  🏙 🏠  🏘 

Atualmente, uma transação nesse setor dificilmente é feita diretamente entre o proprietário e o comprador ou locatário. É preciso de um órgão para intermediar e ser responsável por fazer todos os processos dentro da lei. Além disso, ele facilita a vida ao resolver a papelada de contratos, por exemplo.

Junto a essa parte de burocracia, um assistente de transações imobiliárias também pode ir atrás de novos imóveis para vender ou alugar, buscando proprietários. Por isso, essa profissão acaba tendo uma pegada de marketing, já que é preciso convencer tanto donos de imóveis quanto pessoas que vão comprá-los.

Outra tarefa que faz parte da rotina dessa profissão é a avaliação de propriedades. Essa vistoria é fundamental para analisar a condição do imóvel e colocar um preço que seja compatível com o mercado.

Onde esse profissional pode atuar?

Agora que você já sabe como a profissão de assistente de transações imobiliárias é dinâmica e interessante, bora entender onde você realmente pode trabalhar depois de fazer um curso nessa área? 😉 Veja só.

Imobiliárias

As imobiliárias com certeza são o principal palco para atuar nesse setor. Toda cidade tem dezenas ou centenas de imobiliárias, que dão conta de atender casas, apartamentos, condomínios e salas comerciais.

Trabalhando em uma imobiliária o assistente de transações vai dar todo o suporte para a empresa no sentido de administrar burocracias, atender clientes, resolver papeladas etc. 🗃 

Construtoras

As construtoras são as grandes responsáveis por iniciar novos projetos imobiliários, como novos condomínios ou conjuntos de apartamentos. Antes de começar a construir, é comum que uma equipe de profissionais do setor seja chamada para avaliar o bairro e as plantas dos imóveis, com objetivo de precificar as unidades.

Além disso, nos locais de construção um time de vendedores costuma ficar de plantão para atender interessados e é nessa hora que você pode conseguir mais oportunidades de trabalho.

Consultorias

Mais uma possibilidade de atuação que um assistente de transações imobiliárias pode seguir é a de oferecer consultoria, seja para pessoas que desejam vender um imóvel, seja para quem quer comprar alguma propriedade.

O consultor geralmente trabalha de forma autônoma e se dedica a estudar bastante o mercado para entender se uma oferta está ou não adequada. Por exemplo, ele pode analisar um apartamento para seu cliente e propor que ele cobre um valor mais alto. Em outro caso, pode fazer uma vistoria e descobrir que uma casa não vale o preço pedido na venda.

Bancos

Outro caminho para atuação é junto aos bancos que fazem financiamentos de imóveis e oferecem crédito para pessoas físicas ou jurídicas que querem criar um empreendimento imobiliário ou comprar uma propriedade. Nesses casos, o responsável pelas transações também participa dos processos de análise, documentação e concessão de crédito.

O que fazer para se destacar nessa profissão?

Em toda carreira profissional, existem exigências e qualidades pessoais que podem ajudar a pessoa a se destacar e conquistar melhores oportunidades. Essa regra com certeza funciona para um assistente de transações imobiliárias. Separamos alguns pontos importantes para se tornar fera nesse setor. 🤩 

Estudar o mercado em que deseja atuar

Como saber quanto vale uma propriedade, se os imóveis de um bairro estão em alta ou se um cliente deve investir em um empreendimento novo na cidade? Você só vai conseguir ter toda essa visão se estudar o mercado.

Compreender todos os fatores que atravessam o setor imobiliário da região em que você quer atuar – e até do Brasil – é fundamental para ter maior autoridade na hora de conversar com clientes e fechar negociações.

Entender de marketing e técnicas de vendas

Captar clientes, vistoriar imóveis, criar anúncios e convencer compradores são tarefas do dia a dia do assistente de transações imobiliárias que envolvem o marketing e as técnicas de vendas. Por isso, se você gosta dessa área, com certeza vai ter vantagem em sua atuação.

Para aprimorar essas qualidades, você pode estudar temas como fotografia de espaços, criação de anúncios chamativos, funil de vendas, atração de clientes, técnicas de persuasão etc.

Ter facilidade em relacionamentos interpessoais

Saber se expressar bem e ter facilidade para compreender e manter um bom relacionamento com as outras pessoas vai garantir que você lide melhor com seus clientes. Eles precisam confiar em você como pessoa e profissional e, por isso, é importante ter uma postura ética e transparente.

Ter organização e saber lidar com burocracias

Quem quer ser um bom assistente de transações imobiliárias também precisa estar preparado para lidar com burocracias. É a famosa papelada, que faz parte da rotina dessa profissão. Você vai precisar de organização e disposição para entender leis e normas que passam por esse mercado.

Como fazer um curso técnico nessa área?

Se animou com as diversas possibilidades dessa área? Se sim, então você pode dar o primeiro passo para esse mercado se matriculando em um curso que te capacite no setor. Trabalhar como assistente de transações imobiliárias realmente é uma carreira promissora que pode te levar longe. Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você.  😄 

Quer ingressar em um curso o mais rápido possível? Então conheça a JUMPER! Comece a se preparar para atuar com administração e negócios no setor imobiliário. Entre em contato e saiba mais!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades