fbpx

Para as pessoas que estão focadas nos estudos para passar em um concurso público, no vestibular, ENEM ou simplesmente alcançar boas notas no final do ano, fazer um planejamento é fundamental. Você já se perguntou quantas horas de estudo por dia são necessárias para fixar o aprendizado ou qual é a matéria que merece mais dedicação? O segredo […]

Para as pessoas que estão focadas nos estudos para passar em um concurso público, no vestibular, ENEM ou simplesmente alcançar boas notas no final do ano, fazer um planejamento é fundamental. Você já se perguntou quantas horas de estudo por dia são necessárias para fixar o aprendizado ou qual é a matéria que merece mais dedicação?

O segredo é saber como montar plano de estudo ✍🏻 sem comprometer outras atividades do dia a dia, incluindo o tempo com a família e os amigos. Trata-se de uma ferramenta para o aprendizado eficaz, pois são tantas matérias, livros e informações que o estudante acaba se perdendo em meio às mais diversas disciplinas 😦.

Assim sendo, montar o cronograma é simples e requer inicialmente apenas uma folha de anotações, caderno ou mesmo um programa de planilhas. Acompanhe as dicas que preparamos e saiba como montar plano de estudo de maneira prática e eficiente, a fim de aproveitar melhor seu precioso tempo! 👇🏻

Estabeleça metas para os estudos

Você vai ver que será mais fácil administrar bem o seu tempo depois de definir as metas e reconhecer quais são as áreas em que precisa focar. Por isso, é importante analisar os seguintes aspectos:

  • objetivos de curto prazo 🧐: incluem passar em uma prova durante a semana, terminar um artigo em três semanas ou ainda memorizar uma apresentação em até dez dias. Para projetos do tipo, a dica é dividir as tarefas por dia;
  • objetivos de longo prazo 🤓: envolvem a aprovação no vestibular de determinada faculdade, uma bolsa de estudos e o primeiro emprego ou estágio. Logo, o recomendado é dividir suas metas para atingi-las nas semanas ou nos meses posteriores.

Não perca de vista o prazo de cumprimento das metas traçadas, anotando a data limite de cada projeto, assim como o tempo que falta para alcançá-las.

Liste todos os assuntos

Outro passo importante para montar um #planodeestudo é listar todos os assuntos e as disciplinas que você precisa estudar. Colocar as obrigações no papel o ajudará a ter uma ideia do que é preciso ser feito, otimizando seu tempo e evitando que se perca em meio a tantas matérias. 🙃

Analise cada matéria

Agora que você já listou todos os itens de estudo, é preciso saber o que deve ser feito com cada um 😉. Embora o tempo de dedicação para as disciplinas possa variar de uma semana para outra, você provavelmente vai descobrir qual é o tempo necessário para se dedicar a cada uma delas. Por exemplo:

  • se há um guia de estudo ou livro com capítulos de revisão, a dica é usá-los para filtrar sua lista;
  • reserve um tempo para ler e revisar suas anotações. 👈

Dê prioridade à lista

Outra ação importante é preparar uma lista com todos os temas que devem ser estudados, assim como ter definido o que fazer com cada um deles. Você vai precisar aplicar uma ordem de prioridade. A dica é classificar assunto por assunto 📓, de acordo com a importância de cada um, verificando quais necessitam de mais tempo. Logo:

  • estabeleça um número ao lado de todos os temas. Se você precisa de mais tempo para estudar inglês, por exemplo, marque com o número um;
  • considere a dificuldade de cada disciplina, priorizando aquelas nas quais você encontra mais dificuldades;
  • leve em conta a quantidade de leitura necessária para cada estudo, assim como a quantidade de revisão que você terá que fazer.

Divida o tempo disponível

Assim que seguir esses passos, é hora de dividir o tempo ⌚️ ao longo da semana entre blocos de estudo. Em seguida, confira algumas dicas:

  • o segredo para montar um plano de estudos é se dedicar a ele todos os dias, no horário determinado;
  • certifique-se de que existam horas ou dias da semana em que você possa estudar sempre. Se estiver livre todas as terças e quintas, das 15 às 17 horas, encaixe suas leituras nesse horário, pois a rotina regular vai ajudar você a se concentrar melhor e mais rapidamente em seu momento de estudo;
  • divida as sessões em blocos de 45 a 60 minutos. Os blocos mais curtos são mais fáceis de memorizar do que os longos. Também crie blocos para todo o seu tempo disponível.

​Preencha os blocos de estudo

Assim que definir o tempo e as matérias a serem priorizadas, chegou a hora de preencher o seu plano de estudo. Anote sobre quais assuntos você vai ler em cada sessão de estudo, pois isso o ajudará a se manter sempre atualizado, marcar o progresso em cada disciplina e, ainda, organizar seus livros ou apostilas para estudar com antecedência. Siga as dicas:

  • reserve uma agenda ou um planejador diário (também é possível usar um caderno simples);
  • baixe um aplicativo de organizador — se o seu celular permitir;
  • planeje uma semana de cada vez  até descobrir como funciona sua agenda;
  • priorize as provas mais próximas, assim como as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade ou quer tirar uma nota alta.

Reserve tempo para o entretenimento

Além de agendar horários para estudar, é necessário reservar um tempo para a família e os amigos. Caso não consiga encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a acadêmica, dificilmente você vai ter sucesso nos estudos 😒. Portanto:

  • separe um tempo para os eventos que não podem ser remarcados, tais como o aniversário da sua avó, uma reunião com os amigos ou a consulta do seu pet no veterinário;
  • reserve horários para se dedicar a outras atividades, como academia de ginástica, práticas religiosas ou um curso que deseja fazer;
  • não se esqueça de separar tempo para descansar, dormir e se exercitar.

Nossas dicas de como montar plano de estudo vão ajudar você a otimizar o seu tempo e se preparar melhor para as provas. Desse modo, será possível estudar cada matéria e também se divertir tanto com a família quanto com os amigos. Lembre-se: investir em seus estudos é investir em você! 😃

Gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro das novidades da Jumper Cursos, basta nos seguir no FacebookYouTube e Instagram!

Tags:

Encontre a JUMPER! mais próxima

Ver unidades